Citado no velho testamento da Bíblia como uma obra monumental, o templo de Salomão, segundo o texto sagrado, foi uma construção que o segundo rei da nação israelita, Davi, desejava edificar em honra a Deus, entretanto, este por sua vez negou ao soberano o direito de realizar tal feito, utilizando como justificativa os pecados que Davi havia cometido anteriormente. Todavia, Deus concedeu ao rei a permissão de ajuntar riquezas que possibilitaria a edificação do templo no futuro, o designado para efetivar a façanha foi o filho de Davi e futuro rei de Israel, Salomão, que seria considerado um homem sábio e pacífico o suficiente para merecer tamanha honraria.
Servindo-se do local e dos materiais que seu pai deixou para a construção do templo, o rei Salomão iniciou a obra no seu quarto ano de reinado, segundo a escritura, foram milhares de homens recrutados para essa empreitada e foi necessário 7 anos para terminá-la, após sua conclusão houve diversos saques no local e teria sido completamente destruído, cerca de 400 anos após seu levantamento ser finalizado, pelo rei da Babilônia Nabucodonosor II, esse episódio deu início a um dos períodos mais marcantes da história dos judeus: o cativeiro da Babilônia. Supõe-se que essa narrativa tenha ocorrido quase 3 milênios atrás, contudo no século XXI uma igreja decidiu recriar um elemento fundamental dessa história, o imponente Templo de Salomão.
A Igreja Universal do Reino de Deus
A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), popularmente chamada de Universal, é uma organização religiosa com dogmas baseados no cristianismo protestante neopentecostal. Sua fundação se deu na cidade do Rio de Janeiro ainda nos anos 70 e foi liderada pelo bispo evangélico Edir Macedo Bezerra e pelo seu cunhado, o pastor Romildo Ribeiro Soares, este último, após vários desentendimentos com Macedo, se desligou da igreja três anos depois da sua formação, criando outra denominação cristã, a Igreja Internacional da Graça de Deus.
Poucos anos após sua criação, a IURD conseguiu expandir de maneira astronômica, em menos de uma década se expandiu para todos os estados brasileiro e iniciou sua ampliação internacional no ano de 1986 pelos Estados Unidos da América, atualmente estima-se que a instituição esteja presente em cerca de 130 país em todos os continentes. Possuindo aproximadamente 6 milhões de membros ao redor do mundo, 12 mil pastores, 7 mil igrejas apenas no Brasil e o controle de importantes canais de mídia, tais como rádios, gravadoras, emissoras de televisão, sites, editoras de livros, revistas e jornais, a Universal acabou tornando-se assim a maior expoente dos ideais neopentecostais brasileiro e a mais bem sucedida das instituições desse ramo.
A aquisição Record TV, um canal de televisão aberta, por Edir Macedo em 1989, e a concessão que o governo federal deu ao bispo para que ele pudesse controlar a emissora, aumentou a influência da Universal, que agora contava com um instrumento de divulgação em massa. Entretanto, mesmo que a Record passe durante um tempo significativo da sua grade uma programação com teor evangélico, ela ainda mantém atrações com conteúdos variados.
O êxito da IURD na propagação da suas crenças não ocorreu sem discordâncias e polêmicas. As acusações de estelionato, sonegação fiscal, charlatanismo e intolerância religiosa, principalmente com católicos e adeptos de religiões com matrizes africanas, entre outras denúncias, estão constantemente em voga, a relação da Universal com outras igrejas evangélicas e com a mídia também é um contínuo ponto de críticas.
A Expansão Física Da Universal: A Construção de Catedrais e a Recriação de uma Obra Monumental
O crescimento da IURD não se deu apenas na propagação da sua doutrina, mas também de modo material, a construção de grandes templos que servem de núcleo, local ou mundial, reflete isso, tais espaços usualmente recebem o nome de catedral e possuem sempre uma estrutura grandiosa, estando presentes em vários estados brasileiros e em diversos países do mundo. A primeira sede mundial da igreja Universal foi em uma dessas edificações monumentais, localizada no Rio de Janeiro, o Templo da Glória do Novo Israel foi fundada em 1999, 2 anos após o início de sua construção, com capacidade para 12 mil pessoas, na época era o maior templo protestante do Brasil. Permaneceu sendo a sede mundial da IURD até 2015, quando a réplica do templo de Salomão foi concluído, atualmente o Templo da Glória é a sede estadual da Universal no Rio.
A réplica do Templo de Salomão é uma edifício erguido na avenida Celso Garcia, localizado bairro do Brás, região central de São Paulo. Começou a ser construído em 2010 e levou 4 anos para ser concluído, sendo inaugurado no mesmo ano. Segundo Edir Macedo a inspiração para edificar tamanha empreitada se deu em uma viagem de peregrinação que ele fez para Israel, conforme o bispo surgiu um desejo de sua parte que as pessoas pudessem vivenciar acontecimentos contados na bíblia. T
Totalizando 126 metros de comprimento e 104 metros de largura, o edifício tem 55 metros de altura e suporta 10 mil pessoas, se tornando o maior edifício religioso da capital paulista, em termos de comparação a Catedral da Sé, segunda maior construção religiosa da cidade, contém 111 metros de comprimento e 46 de largura, o templo católico supera o evangélico em altura, possui 92 metros contando com as torres.
Contabilizando um custo total de 680 milhões de reais, o Templo de Salomão contou com materiais trazidos de fora do país, como por exemplo pedras importadas de Israel, oliveiras que vieram do Uruguai e assentos trazidos da Espanha. A luxuosa construção se propõe a agredir o meio ambiente o menos possível, procurando reutilizar água e energia no seu cotidiano.
O templo, desde de sua concepção, criou uma repercussão nacional e internacional, e com ela muitas opiniões positivas e negativas, dentro do próprio meio evangélico, o fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus, Valdemiro Santiago, dirigiu a Edir Macedo duras palavras sobre a construção, questionando o dinheiro gasto nessa obra. O uso de símbolos judaicos causou divergências na comunidade judaica e várias irregularidades foram investigadas pelo poder público.
Contudo, apesar das controvérsias, no dia 31 de julho de 2014, a réplica do Templo de Salomão foi inaugurado, contando com convidados ilustres, as presenças mais notáveis foi da então Presidente da República, Dilma Rousseff, e seu vice, Michel Temer; outros políticos, líderes religiosos e figuras conhecidas também compareceram à cerimônia, o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin e o prefeito da cidade, Fernando Haddad e entre eles.
Religião e Turismo se Misturam
O local tem estimativa de receber 400 mil pessoas por mês, deixando de ser um simples lugar de peregrinação religiosa e se tornando um ponto turístico da cidade, inclusive chegando a superar a quantidade de visitantes do Cristo Redentor, ponto turístico mais famoso do Brasil.
A comercialização de produtos religiosos é comum no templo, candelabros, camisetas, livros e bíblias são alguns dos itens vendidos. As caravanas para a sede ocorre todo mês e sai de todas as capitais do país, sendo possível solicitar a excursão pelo site da Universal, para ser permitida a entrada no local o visitante deve acatar algumas regras, roupas consideradas indecorosas pela igreja são proibidas, aparelhos eletrônicos e alimentos são desautorizados e a vistoria é obrigatória.
Ainda que envolto de polêmica, o Templo de Salomão é inegavelmente um símbolo, seja ele religioso, político ou de poder. O montante gasto em sua construção demonstra isso.