Qual é a Diferença Entre Devoção e Adoração

A religião é algo muito importante na vida da maioria das pessoas, afinal, ter fé em algo faz com que se tenha mais forças para viver a vida e enfrentar todos os obstáculos que vão surgir ao longo dela. Aqueles que seguem uma religião, normalmente praticam a devoção ou adoração de um ser superior em suas vidas, alguém que tem certo controle sobre ele e suas ações.

Ao refletir sobre a religiosidade, pode surgir uma dúvida: ter devoção a algo é diferente de adorar algo? Pensando de maneira estritamente religiosa, essas palavras têm significados diferentes? É possível acompanhar as respostas para tais questionamentos logo abaixo.

Qual é a Diferença Entre Devoção e Adoração?

Mulher em Momento de Agradecimento e Adoração

Mulher em Momento de Agradecimento e Adoração

Em um primeiro momento, ao pensar em devoção, adoração e até mesmo veneração parece que é óbvio que se trata da mesma coisa, ou seja, as três palavras têm o mesmo significado religioso. Mas, é possível fazer uma análise mais aprofundada para entender se existe diferença entre devoção e adoração.

Significado das Palavras Devoção e Adoração

Para fazer tal análise, primeiro é importante destacar o significado que as duas palavras, ambas substantivos, têm na língua portuguesa.

A palavra devoção está relacionada a diversas práticas religiosas e ao culto de divindades. É o ato de se dedicar intimamente a um ser religioso, tendo como objetivo a sua veneração. Consiste na observância das práticas que são inspiradas pela religião, e faz referência ao apego sincero a deuses ou santos. A palavra devoção também pode ser inserida em outros contextos, como alguém que tem devoção ao seu trabalho, ou seja, se dedica inteiramente a ele, de corpo e alma.

A palavra adoração pode ser relacionada com admiração, amor, culto, veneração e até mesmo idolatria. Para algo ser adorado é necessário que haja um sentimento positivo intenso e até mesmo excessivo. É uma expressão de carinho religioso, de verdadeiro afeto a uma entidade religiosa, e portanto, faz referência a atos específicos de adoração e honras religiosas.

A adoração é direcionada a um ser religioso, superior e sobrenatural, podendo ser o Deus cristão, um santo, ou qualquer outra divindade em outras religiões. A palavra adoração pode ser empregada em outros sentidos, por exemplo, alguém que tem adoração pelos membros da sua família é alguém que os ama de maneira excessiva.

Analisando as Palavras no Sentido Religioso

Quando se analisa a palavra devoção e adoração no âmbito estritamente religioso, é possível perceber melhor as suas diferenças.

A Palavra da Bíblia dos Católicos

A Palavra da Bíblia dos Católicos

No sentido católico, a palavra devoção é a mais empregada para se tratar do culto religioso realizado a Deus, aos Santos, a Jesus Cristo e também a Virgem Maria. Nesse sentido, a palavra devoção está relacionada à adoração, no entanto, a adoração é usada somente para se referir a Deus, e não pode ser empregada para os santos e a Virgem Maria.

Ou seja, a diferença entre as palavras não está no ato em si, mas, na situação em que elas serão empregadas, já que a adoração fica reservada somente à divindade superior, que é Deus, e a devoção se refere a todos os seres religiosos e ao ato de cultuar eles.

A Origem da Palavra Devoção e sua História

A palavra devoção se originou da palavra devotione, do latim, que tem como significado dedicação, afeição, culto e sacrifício. No estudo da teologia e também na religiosidade católica, a devoção é realmente um ato religioso, e por muitas vezes é definido como a vontade de ser um servo de Deus, a vontade de o seguir por completo.

Durante a Idade Média, a devoção era praticada pelos católicos de maneira comunitária, e todos da sociedade praticavam o que era chamado de cristandade, que consistia em um ato religioso que “dava” a Deus o que era de Deus. Alguns católicos acreditam que essa prática foi se perdendo com as mudanças da vida em sociedade, e atualmente é uma prática incomum e que caiu em desuso, já que não é mais feita da maneira correta pelos seguidores religiosos.

Ao longo do tempo, surgiu o que foi chamado de devotiomoderna, que foi praticado em toda a Europa Ocidental, a partir dela surgiu um famoso livro que ensinava os fiéis católicos a transformar o seu cotidiano em algo santo.

A Origem da Palavra Adoração e sua História

A palavra adoração também surgiu do latim, da palavra adoratio, que juntou dois termos, o primeiro é “ad oro” que vem do grego e significa oro ou rogo ou simplesmente adorar. Esse termo, no estudo da teologia, faz referência a prática da devoção que é prestada apenas a Deus.

A determinação de que somente Deus deve ser adorado foi dada por Jesus Cristo, quando ele disse, segundo as escrituras sagradas, a seguinte frase: “Ao Senhor teu Deus adorarás, só a Ele prestarás culto”.

Segundo a Igreja Católica, a adoração é considerada um ato virtuoso daqueles que são religiosos, afinal, adorar a Deus é reconhecer que ele é o Criador e o Salvador, Deus de tudo que existe, que possui Amor Infinito e misericordioso. É o ato de exaltar e louvar a Deus. Dessa forma, toda verdadeira devoção tem como fim a adoração, que é a prática destinada somente a Deus.

Devoção e Adoração nos Dias de Hoje

Nos dias atuais, o ato de ser devoto a algum santo ou ser religioso, tem o significado de que a pessoa irá destinar a maioria das suas orações para aquela divindade, dessa forma, uma pessoa devota a um santo tem por ele um amor e um carinho especial. Já a adoração é praticada por todos os religiosos que têm fé em Deus, já que eles entendem que o ato religioso de adorar é destinado somente a Ele.

Como Praticar a Adoração a Deus

Praticar a adoração a Deus para quem é religioso é muito importante, ela pode ser feita em todos os momentos, no entanto, é importante reservar um momento do dia para que ela seja feita com total atenção. É importante que a adoração seja feita em um local silencioso, e que haja dedicação por completa de quem a está praticando, de todo o coração.

É possível encontrar algumas orações de adoração a Deus ao fazer uma pesquisa na internet. Abaixo você pode conferir uma opção:

Oração de Adoração

“Deus Pai, como primeiro mandamento escrito nas tábuas sagradas: “AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS” das Leis Morais é a LEI DE ADORAÇÃO, e assim conscientes deste grandioso amor que temos por vós entregamos-vos o nosso amor por toda a eternidade desde sempre, e vos adoramos em Espírito e Verdade com nossos louvores a Ti Senhor do Universo, suprema inteligência causa primeira de todas as coisas.” Como nos disse teu filho Amado Jesus: “O Reino de Deus está dentro de nós.” – Deus está dentro de você e ao seu redor, e não em castelos de pedra ou em mansões de madeira. Levante uma pedra e encontre Deus.

Quebre um pedaço de madeira e Ele estará ali. “Quem souber o significado dessas palavras jamais conhecerá morte…” Jesus de Nazaré. Quão grandes e admiráveis são as tuas obras, o teu trono está firme desde a eternidade Tu existes. Tu és o criador de todos os seres e de todas as coisas, desde os montes, as planícies, os riachos, as matas, os mares e tudo que existe no universo infinito.”

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.