Quais São As Principais Religiões Orientais?

Dentre as religiões orientais, as que se destacam são: hinduísmo, o budismo, o taoísmo, o confucionismo e o xintoísmo. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas práticas.

Hinduísmo

Essa é a terceira maior religião do mundo, contando com mais de um bilhão de seguidores. O Hinduísmo é uma religião muito complexa, que engloba tradições de muitas outras religiões do Oriente.

Essa religião não possui um fundador, existindo somente muitas divindades, que fazem parte do cotidiano dos praticantes. A maioria dos cultos é realizada nos lares, onde cada pessoa possui altares para os seus deuses favoritos. Não existe uma rigidez na religião, o que faz com que seja possível incorporar tradições diferentes.

Os hindus praticam mantras, meditações e recitam textos religiosos durante os seus cultos e orações. Existem diversos rituais de oferendas aos deuses, para agradecer, pedir ou ainda para iniciações. Confira alguns rituais:

  • Primeira ingestão de alimento: ritual chamado de Annaprashan.
  • Crianças de castas elevadas iniciando sua educação formal: ritual chamado de Upanayanam.
  • Reverências aos falecidos: ritual chamado de Shraadh.
  • Após a morte o corpo é cremado.
  • Ocorrem diversas peregrinações sendo um dos locais mais visitados o rio Ganges.

Os hindus acreditam na reencarnação, baseando a teoria no Karma. O Karma seria parecido com uma lei de causa e efeito, o que reflete na vida das pessoas as deixando em um ciclo contínuo de renascimento, até que o seu espírito atinja um nível chamado de Nirvana, que é um estado de autoconhecimento onde não é necessário mais reencarnar. Para os hindus a alma pode reencarnar em seres humanos, mas também em animais e vegetais.

As imagens dos Deuses são consideradas manifestações divinas, por isso, elas são extremamente adoradas. Algumas entidades do hinduísmo são:

  • Brahma: Criador do Universo;
  • Shiva: Deus Supremo;
  • Vishnu: Deus responsável pelo equilíbrio do Universo;
  • Sarasvati: Deusa ou matrona das artes e música;
  • Matsya: Deus salvador da espécie humana;
  • Ganesha: Deus da sabedoria.

Esses são apenas algumas das divindades adoradas, o número total pode chegar a milhões.

Essa religião é considerada uma das mais antigas da humanidade, com origem na Índia Antiga. Durante o período da Idade do Ferro da Índia (1500-500 a.C.) é que se foi instituído o que seriam as crenças do Hinduísmo Védico, onde eram cultuados deuses de tribos. Quando se cria a trindade composta pelos deuses Brahma, Vishnu e Shiva dá-se origem ao Hinduísmo Bramânico. Durante a era do Cristianismo e Islamismo se desenvolve o Hinduísmo Híbrido. Foi através do Hinduísmo que Mahatma Gandhi conduziu os indianos a liberdade no século XIX.

Possui diversas divisões e correntes, sendo que as principais são o vixnuísmo, o shaktismo, o xiavaísmo e o smartismo. Também é possível dividir pelos seus “tipos”: hinduísmo popular, praticado nos lares; tutelares, praticado em alguns locais; Hinduísmo dármico, baseando-se no karma; Hinduísmo vedanta, baseado nas escolas antigas do Hinduísmo; Hiduísmo iogue; e os citados acima.

Grande parte dos hindus (cerca de 30%) é vegetariana, isso se deve principalmente pelo princípio de não violência seguido pelos seus fieis.

Budismo  

A doutrina religiosa representa uma atitude perante ao mundo, que muda o comportamento dos seguidores, que desapegam dos bens materiais e focam em sua auto suficiência espiritual. Assim como no hinduísmo, existe um estado de espírito ideal chamado Nirvana, que não é ensinado, mas sim percebido. O budismo também acredita em Carma, acreditando que as consequências do que fazemos em nossa vida atual serão sentidas na próxima.

O Buda não é uma pessoa específica, mas sim os mestres que alcançaram a realização espiritual. A origem dessa religião se deu na Índia no ano de 563 com o nascimento de Siddhartha Gautama, um homem rico que quando descobriu a realidade pobre do seu país, trocou o luxo de sua vida em busca de soluções para as misérias que encontrou, ao se deparar com um cenário difícil ele desiste de tentar, senta-se embaixo de uma árvore e fica meditando até ser iluminado com um novo entendimento da vida.

Os ensinamentos de Gautama ajudavam os fiéis a trilhar o caminho da sabedoria. É preciso reconhecer a dor universal e que a causa dessa dor são os desejos de coisas desnecessárias, quando esse desejo acaba, o sofrimento também acaba, para conseguir isso é necessário seguir o caminho de Buda. Essas são as “Quatro Verdades Nobres”. Existe também a “Senda das Oito Trilhas”, sendo elas: pureza de fé, de ação, de vontade, de vida, de linguagem, de memória, de aplicação e de meditação.

O budismo é dividido em escola, sendo as quatro escolas budistas mais conhecidas:

  • Nyingma
  • Kagyu
  • Sakya
  • Gelupa

Após a morte de Gautama o budismo se espalhou pela Índia, e acabou se tornando uma das maiores religiões do país, logo se alastrou na Ásia toda. Em cada região a religião sofreu alterações necessárias para se encaixar na vida das pessoas que vivem no local. Com isso a religião foi se transformando e também se espalhando por todo o mundo. Chegou na Europa em 1819, onde foram desenvolvidos novos conceitos. Atualmente existem templos budistas em todos os continentes.

Taoismo

É uma religião e filosofia de vida milenar, de origem chinesa, que prega a ideia de que se deve viver em harmonia da natureza, pois somos parte dela. Quem toma a natureza como referência em sua vida, atinge o equilíbrio chamado de “Tao”.

O Taoismo possui princípios, sendo alguns deles bem comuns: não violência, humildade, simplicidade e generosidade, mas além desses, possui também crenças herdadas da religião xamanista e do budismo.

A religião afirma que não existem ações desnecessárias, mas sim que todas devem ser eficientes e harmoniosas, além de acreditar que o desprendimento do mundo material abençoa a vida das pessoas, que devem largar seus desejos materiais. Também prega a descentralização política (bem similar a uma anarquia).

Taoismo

Taoismo

Tao significa “caminho” e simboliza o supremo da religião, o que virá o vazio, o infinito e o yin e yang, forças complementares e indissociáveis. Algumas pessoas dividem o taoísmo em três categorias, sendo elas: Taoismo filosófico, que se baseia em textos; Taoismo religioso, movimentos religiosos; e o Taoismo tradicional, que é a religião tradicional da China, já que a religião já foi inclusive a religião oficial do país.

Confucionismo

O Confucionismo apesar de ser tratado como religião ele é mais uma doutrina que foi baseada nos pensamentos de Confúcio, um filósofo que viveu durante o século VI a.C.

Confúcio estabeleceu um sistema político, moral, religioso, social e de ensino, totalmente baseado em antigas tradições chinesas, mas com toques bem inovadores. A ideia é seguir os ensinamentos sobre ética social propostos por Confúcio, que causou grande impacto na época em que viveu.

Nessa crença a família é a base social dos seres humanos, e o sistema de governo tem um aspecto parecido, porém mais amplo, pois os governantes são como pais para o povo. Em qualquer organização com autoridades, elas devem ser tratadas com o respeito que temos pelos nossos pais.

A ideia é conciliar a natureza humana com a política e questões sociais. O confucionismo se tornou doutrina oficial do Estado Chinês por vários séculos. Atributos necessários para seguir o confucionismo: Bondade e perdão, conhecimento, rituais, lealdade, justiça, respeito, conhecimento, piedade, honestidade, senso de certo e errado, gentileza, bravura, modéstia, respeito, integridade, frugalidade e amabilidade.

Confúcio nasceu pobre, porém, se tornou professor ainda jovem, o que deu a ele uma boa reputação. Abriu uma escola com 22 anos. A partir de então conseguir cargos no governo, e conseguiu mudar a estrutura Chinesa com o seu poder.

Não possui igrejas ou uma ordem clerical, a ideia é na verdade seguir mesmo a doutrina ensinada. Os confucionistas chamam qualquer ação do dia a dia de ritual.

Xintoísmo

É a religião nacional do Japão, e possui mais de 120 milhões de adeptos no país. É uma prática milenar com raízes na pré-história, cerca de 8 mil anos a.C. É pregado a harmonia com a natureza, para que se purifique, o corpo e a alma. Apesar de raízes antigas, ele foi instituído como religião a partir do século VI.

Foi à religião oficial do Estado por algum tempo. As pessoas que seguem essa religião cultuam a natureza e ancestrais, fazendo oferendas e orações em altares. Nas adorações as pessoas pedem ajuda, fazem promessas e também agradecem pelo que receberam. Nessas oferendas são dados aos ancestrais sal, arroz e saquê.

Xintoísmo

Xintoísmo

As entidades que recebem as oferendas são chamadas de Kamis, esses são capazes de interferir na vida cotidiana. Podem ser vales, rios, montanhas, árvores ou homens importantes.

Os xintoístas seguem também uma prática bem rígida de higiene pessoal, algo que está ligado à purificação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.