Papa Francisco

A Vida do Papa Francisco

O Papa Francisco nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, como Jorge Mario Bergoglio. É argentino de nascimento, mas seu sobrenome mostra suas raízes italianas. Seu pai era um trabalhador ferroviário que imigrou da Itália para a Argentina, e Bergoglio é um dos cinco filhos.

Depois de receber o diploma do ensino secundário de técnico químico, Bergoglio sentiu um chamado de Deus para o sacerdócio. Entrou para o seminário em 1958. Formou-se em filosofia em 1963 e passou os próximos três anos dando aulas de literatura e psicologia. Em seguida, estudou teologia, de 1967 a 1970, período em que ele foi ordenado sacerdote. Sua ordenação sacerdotal foi em 13 de dezembro de 1969.

De 1980 a 1986, ele atuou como reitor do seminário de São Miguel, onde havia estudado, e era padre de uma paróquia na cidade. Ele foi para a Alemanha em 1986 para concluir a sua tese de doutorado.

Em 1992, ele foi consagrado bispo auxiliar de Buenos Aires e em 1997, se tornou bispo coadjutor, tornando-se arcebispo da Sé no ano seguinte. Bergoglio foi elevado a cardeal em 2001 e foi nomeado cardeal-padre de São Roberto Bellarmino, uma paróquia romana associada a ordem dos jesuítas.

Enquanto arcebispo de Buenos Aires, Francisco foi membro das Congregações para o Culto Divino; para o Clero; e para os Institutos de Vida Consagrada, assim como o Conselho Pontifício para a Família e da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Ele foi eleito Papa em 13 de março de 2013, no quinto escrutínio do conclave, durante o seu segundo dia, assumindo o nome de Francisco, em homenagem a São Francisco de Assis.

Um Papa Querido Por Todos

Papa Francisco é conhecido por sua atitude humilde. Quando era arcebispo de Buenos Aires, vivia em um apartamento, fazia as suas próprias refeições e utilizava o transporte público. Em Roma, ele se portava não como um cardeal, mas como um simples padre visitante.

Quando era Arcebispo de Buenos Aires, Francisco apoiava uma forma liberal do batismo, reconhecendo a necessidade do sacramento em seu país. Ele disse à uma revista italiana que as crianças ilegítimas deveriam ser batizadas mesmo que seus pais não sejam fiéis regulares na igreja. Ele afirmou: “A criança não tem qualquer responsabilidade pela condição de casamento de seus pais. O batismo das crianças pode, pelo contrário, tornar-se um novo começo para os pais.” Ele pediu que a evangelização seja feita indo ao encontro do povo, não esperando que as pessoas vão até a igreja.

Fatos Sobre o Papa Francisco

1 – Jorge Mario Bergoglio se tornou pontífice em 13 de Março de 2013.

2 – Ele disse aos repórteres que escolheu o nome de Francisco em homenagem a São Francisco de Assis, “o homem da pobreza, o homem de paz, o homem que ama e protege a criação”. Nenhum outro Papa escolheu o nome de Francisco.

3 – Ele é o primeiro papa da América do Sul e o primeiro papa nascido fora da Europa em mais de 1.000 anos.

4 – Em sua primeira aparição papal, ele levou os fiéis em oração e pediu-lhes para orar por ele.

5 – Após a sua eleição como Papa, Francisco voltou para o hotel em que havia se hospedado ao chegar em Roma e pagou a sua própria conta como qualquer outro hóspede.

6 – Francisco rejeitou o apartamento papal típico e resolveu viver em um ambiente menos formal, a St. Martha House, onde ele vive com outros colegas padres. Ele também continua vivendo da mesma forma eu quando era arcebispo, utilizado o transporte público e cozinhando as suas próprias refeições.

7 – Ele também escolheu não usar os sapatos vermelhos feitos especificamente para ele, em vez disso, optou por continuar usando seus velhos sapatos pretos desgastados de Buenos Aires.

8 – No passado, ele já trabalhou como segurança de um bar.

9 – Foi ordenado padre jesuíta em 13 de dezembro de 1969, e é o primeiro papa jesuíta. Um jesuíta é um membro da Companhia de Jesus, uma ordem religiosa católica fundada por Santo Inácio de Loyola.

10 – O Papa, agora santo, João Paulo II ordenou o então arcebispo Bergoglio em 21 de fevereiro de 2001, e mais tarde ele participou do conclave que elegeu o Papa Bento XVI.

11 – Francisco teve que ter um de seus pulmões removidos quando ele era um adolescente após adquirir uma infecção.

12 – Ele disse aos seus biógrafos, Francesca Ambrogetti e Sergio Rubin, “Eu amo tango e eu costumava dançar quando era jovem”.

13 – Ele tem diploma de técnico em química e o conquistou antes de ingressar no seminário.

14 – Ele escreveu duas encíclicas, também chamadas de cartas circulares, para os fiéis, nomeadas “Lumen Fidei” e “Laudato Si”.

15 – O Papa Francisco dirige um Renault 4 ano 1984 e o utiliza para viajar em torno das terras do Vaticano.

16 – Francisco já teve uma namorada antes de se juntar ao sacerdócio. “Ela fazia parte de um de um grupo de amigos com quem eu costumava sair para dançar. Mas pouco tempo depois eu descobri a minha vocação religiosa.”

17 – Ele fala italiano, alemão e espanhol fluentemente, além de um pouco de inglês, francês e português. Ele também fala um pouco do dialeto Piedmontaise.

18 – Ele foi nomeado como a Personalidade do Ano pela revista Time em 2013, o ano da sua eleição como papa.

19 – Seguindo o exemplo dado por Bento XVI, que foi o primeiro papa a usar o Twitter, Francisco usa a conta @Pontifex, do latim “construtor de pontes”, para se comunicar com seus fiéis pela internet.

20 – Ele é fã do time de futebol San Lorenzo, da Argetina.

21 – Ele tem seus próprios emojis, que foram criados na época de sua visita aos Estados Unidos, chamados de Popemojis.

22 – Francisco é o papa número 266.

23 – Ele é o religioso que conseguiu chegar mais perto da unanimidade e é admirado não apenas pelos católicos, como também por seguidores de outras religiões, e, até mesmo, por ateus e agnósticos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.