Ao longo da Bíblia são atribuídos diferentes nomes e símbolos ao Espírito Santo, cada um com um significado específico. A seguir vamos explicar com detalhes as principais nomenclaturas no Antigo e no Novo Testamento assim como explanar a respeito do papel desses nomes na teologia bíblica. Então vamos seguir nessa interessante leitura?
Nomes e Símbolos do Espírito Santo na Bíblia
Antes de qualquer coisa é fundamental explicar que os nomes atribuídos na Bíblia nunca são uma mera convenção, possuem significado referencial atributivo de maneira que designam o caráter daquele a que se aplicam. Esse é o motivo pelo qual o nome de Deus nunca deve ser usado em vão. Os atributos de Deus se destacam em sua lista de nomes.
Os símbolos representam objetos e pessoas, no entanto, é crucial considerar o contexto de atribuição de tal simbologia respeitando as regras de hermenêutica além de não deixar que interpretações meramente humanas se confundam com o carácter divino. Feitas essas considerações podemos passar para os nomes atribuídos ao Espírito Santo na Bíblia.
Espírito Santo: Nomes na Bíblia
A principal designação atribuída ao Espírito Santo é a de ser o ‘Consolador’ (Jo.14.16), Jesus diz aos seus discípulos que irá rogar ao seu Pai para que ele envie um ‘Ajudador’ que irá se manter sempre com eles. Haja vista que esse espírito é Santo a ele se atribui a nomenclatura de ‘Santidade’ (Rm. 1.3,4) e por isso se torna ‘Santificador’ (Rm. 8), não só revela o pecado, mas também o juízo e a justiça produzindo naquele que crê Seu fruto (Gl. 5.22).
O sacrifício de Jesus Cristo fez de nós os filhos de Deus e por isso o Espírito Santo é também o Espírito de ‘Adoção’ de maneira que pode ser chamado de ‘Aba, Pai’ (Rm. 8.15). O espírito do Filho de Deus está em nós e por isso nos tornamos seus filhos também. Trata-se do mesmo Espírito da Vida que torna o ser humano livro da lei do pecado e da morte. Da mesma forma que Ele fez com que Cristo levantasse dos mortos traz vida aos corpos dos meros mortais.
Espírito Santo: Símbolos na Bíblia
Há diferentes símbolos bíblicos que fazem alusão ao Espírito Santo, a seguir iremos explicar melhor alguns deles.
– Pomba
Uma pomba sobrevoou Jesus após seu batismo feito por João Batista. A pomba é um símbolo que combina a pureza com a capacidade de nos purificar.
– Água
A água é um símbolo do Espírito Santo que foi relevado por Jesus a partir de Is. 44.3,4, pois não existe vida sem a água e é através dela que nos regeneramos (batismo) em Cristo.
– Óleo
O óleo é usado com um símbolo da vigilância do Espírito Santo, afinal é devido a Ele que conseguimos manter a lâmpada da fé acesa até o retorno de Jesus. Esse óleo é que oferece a geração de luz para que as trevas do mundo possam ser devidamente iluminadas.
– Selo e Penhor
O sacrífico de Jesus Cristo na cruz assegurou a nossa salvação e o Espírito Santo mantém o foco no comprimento das promessas do Filho de Deus (Jo. 14.1,2). O selo é uma garantia de pertencimento a Deus.
– Fogo
O Espírito Santo é representado pelo fogo consumidor que demonstra a Sua presença bem como um símbolo de proteção e liderança, também tem caráter de julgamento e poder de purificação. Em At. 2.1,2 o derramamento do Espírito Santo foi visto pela figura de línguas repartidas como fogo. É uma forma de ressaltar o seu grande poder.
– Vento
Também no texto bíblico que se refere ao dia de Pentecostes, Lucas, menciona ter ouvido o som de um vento impetuoso e persistente que se mostra invisível aos olhos. Exatamente essas características fazem com que seja adorado por aqueles que adoram Deus (Jo. 4.24).
Entendendo os Nomes e Símbolos do Espírito Santo
Os símbolos e os nomes atribuídos ao Espírito Santo servem para revelar quem Ele é, porém, não são informações que devem ficar restritas aos estudos teológicos. O objetivo é usar esse conhecimento para estabelecer uma relação mais profunda e profícua com o Espírito Santo e com tudo o que ele representa. Trata-se do Consolador, aquele que é o Mestre e Guia que oferece o direcionamento da Verdade e que busca nos Purificar.