Um dos grandes sonhos de muitos católicos é conhecer o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida localizado na cidade de Aparecida, interior do estado de São Paulo. Além de ver de perto o segundo maior templo católico do mundo – fica atrás somente da Basílica de São Pedro no Vaticano – é possível aproveitar o horário de confissão. Certamente a experiência de se confessar em Aparecida é inigualável, confira em detalhes a seguir.
Santuário Sagrado pelo Papa João Paulo II
Durante a visita do papa ao Brasil, no dia 4 de julho de 1980, a estrutura da então basílica foi sagrada. Foi ano de 1984 que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil decidiu elevar o status da basílica para santuário. O prédio grandioso que recebe os fiéis teve seu projeto aprovado pelo Vaticano em 1945 e atualmente, já terminado, está ligado ao prédio da antiga basílica pela ‘Passarela da Fé’.
O Santuário de Aparecida
Também é chamado de ‘Basílica Nova’ pelo fato de ter sido construída em substituição da basílica antiga que ficou pequena para receber a grande quantidade de fiéis que frequenta o local. Fica situada no topo do Morro das Pitas, para que a basílica pudesse ser erguida foi realizado um trabalho intenso de terraplanagem que teve início no ano de 1952.
A construção efetiva teve início no ano de 1955 sendo que os primeiros passos foram o desenvolvimento da Nave Norte e da Torre Brasília que recebeu a sua estrutura metálica de presente do governo através do presidente da época, Juscelino Kubitschek. Esse é o maior templo católico do Brasil e como já citamos o segundo maior do mundo.
Estrutura do Santuário de Aparecida
A cidade de Aparecida é uma das principais do mundo quando o assunto é turismo religioso e por isso mesmo o seu santuário possui uma estrutura bem desenvolvida para receber os visitantes. A questão da acessibilidade foi bem trabalhada no projeto sendo que existem rampas para o acesso ao templo e ao subsolo assim como elevadores para ir ao Mirante da Torre Brasília.
Os espaços contam com pisos emborrachados e antiderrapantes. A estrutura conta com ambulatório médico, departamento de achados e perdidos, estacionamento, fraldário, centro de apoio ao romeiro, área de utilidades e segurança patrimonial. Os turistas vivem uma experiência única ao visitar esse santuário e podem contar com o melhor atendimento.
Horário de Confissão em Aparecida
Para quem está se preparando para viajar ao santuário de Aparecida é importante conhecer os horários de confissão. De segunda a sexta-feira as confissões acontecem no período de 8h às 11h e das 14h às 16h. Aos sábados o período de confissões vai de 6h15 até 16h45. Nos domingos a confissão é realizada das 6h15 às 16h.
Há também o sistema de confissões comunitárias que acontecem a cada meia hora aos sábados e domingos de acordo com o movimento do dia. Nos outros dias acontece de manhã sendo que o primeiro horário é às 6h30 e o último às 11h e a tarde das 13h30 às 15h30. As confissões são realizadas na capela presente no subsolo do Santuário.