Exame de Consciência para Jovens

O momento da confissão é muito importante para os católicos, pois representa a oportunidade de pedir perdão a Deus por suas falhas e eventuais deslizes da fé. Porém, nem todo mundo, especialmente os jovens, consegue se sentir devidamente preparado quando se encontra no confessionário. Realizar um exame de consciência pode ajudar a tornar a sua confissão mais clara e sincera encontrando os principais pontos pelos quais se deve pedir perdão.

Fazer a si mesmo algumas perguntas permite avaliar como as suas ações tem impactado na maneira que conduz a religião em seu dia a dia assim como os seus pecados. O ideal é ter alguns momentos de silêncio e reflexão antes de iniciar a sua confissão com o sacerdote. Quando a confissão é sincera e abrange todos os pecados permite que o jovem saia mais leve do confessionário e reassuma seu compromisso com Deus.

Perguntas para Jovens Realizarem um Exame de Consciência

A seguir listamos algumas perguntas que os jovens devem fazer a si mesmos enquanto aguardam o seu momento de ir ao confessionário. Permaneça um tempo em silêncio meditando e refletindo.

Negação da Fé

Pergunte a si mesmo se nos últimos tempos você negou, escondeu ou se envergonhou de sua fé. A recusa em defender a sua fé ou sentimento de que ela pode de alguma forma ser motivo de vergonha representa uma falha que deve ser reportada ao sacerdote para que seja possível se redimir.

Falta de Respeito para com a Religião

Questione-se a respeito de ter pronunciado o nome de Deus em vão, ter tido algum comportamento ofensivo em relação a lugares e coisas santas. É comum que os jovens tenham atitudes impulsivas que no momento não aparentam pecado, mas que quando são analisadas sozinhas demonstram zombaria religiosa. Peça perdão por tais ações.

Missas

Reflita se você tem faltado às missas de domingo por sua própria vontade ou mesmo se recusado a participar nos dias de preceito. A falta de participação na vida religiosa também representa um pecado. Confessar a sua falta de compromisso é uma forma de pedir perdão a Deus.

Comunhão em Pecado

Você recebeu a sagrada comunhão mesmo estando com um pecado grave ainda não confessado? Saiba que fez mal e deve confessar esse erro para que possa pagar a penitência e voltar a ter a consciência leve.

Mau Comportamento

Nos últimos tempos você tem se comportado mal em casa ou tem incentivado que outras pessoas tenham atitudes rudes ou ruins com outras? Estimular o desacordo entre as pessoas é um pecado que deve ser espiado e penitenciado.

Violência e Brigas

Da mesma forma brigar ou ter um comportamento violento com familiares e amigos deve ser reportado ao sacerdote durante a confissão. Jovens passam por momentos difíceis na adolescência e nem sempre tem controle sobre suas palavras e ações, mas devem prezar por se manter com a consciência plena.

Inveja e Ressentimentos

Pergunte ao seu mais íntimo se nos últimos tempos você tem sido uma pessoa invejosa ou tem guardado ressentimentos dos outros. Tem situações em que esse comportamento acontece sem ao menos percebamos. Contudo, ponderar e falar sobre eles com o sacerdote em confissão demonstra que estamos verdadeiramente arrependidos.

Preguiça

Na escola você tem sido um bom aluno ou tem deixado que a preguiça vença e te deixe inútil? Inclua nesses questionamentos a forma como você respondeu a seus professores e familiares, foi desrespeitoso? Disse alguma inverdade apenas para não ter que estudar?

Mentiras

Será que você em contado mentiras para se desculpar com as pessoas com quem agiu mal ou simplesmente para magoá-las? Tem contado ou inventado segredos de outras pessoas com o objetivo de ter vantagens?

Com essas respostas de exame de consciência você poderá fazer uma confissão mais completa revelando todos os seus pecados ao sacerdote.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.