A devoção a Sagrada Face de Jesus Cristo é uma tradição bastante forte entre os católicos que teve sua origem na milagrosa impressão do rosto do filho de Deus no lenço de Verônica. Essa é uma tradição muito respeitada pela Igreja Católica, no ano de 2006, o então Papa Bento XVI fez questão de venerar o véu de Verônica na cidade italiana de Manoppello. Essa relíquia católica esteve desaparecida por cerca de meio milênio.
O escapulário com a Sagrada Face é entendido como uma defesa contra o mal e como uma ferramenta de proteção da fé religiosa desde que a irmã Pierina teve visões com Nossa Senhora e Jesus Cristo. Entenda melhor como a tradição de devoção a Sagrada Face ganhou notoriedade ao longo do tempo.
Devoção a Sagrada Face
A origem da devolução a Sagrada Face remonta a impressão do rosto de Jesus Cristo no véu de Verônica. A tradição ganhou mais força com a relevância que a Divina Face teve na vida de Santa Teresinha do Menino Jesus. Contudo, o fortalecimento e origem do escapulário da Sagrada Face estão ligados às visões de irmã M. Pierina de Micheli. Quando era apenas uma menina, Maria Pierina, ouviu a voz de Jesus se lamentando porque todos beijavam as suas chagas, mas não lhe davam um beijo reparador no rosto.
Acreditando que todos ouviam a voz e não atendiam ao pedido de Cristo, Pierina, lhe deu um caloroso beijo na face para reparar ao beijo traidor de Judas. A menina cresceu e seguiu pelo caminho da vida religiosa. Uma noite quando fazia suas orações teve uma visão de Nossa Senhora que lhe mostrava um escapulário com a imagem da Sagrada Face de um lado e uma hóstia do outro lado.
No lado da face de Jesus havia a seguinte inscrição: “Ilumina, Domine, vultum tuum super nos” (Senhor, fazei resplandecer a Vossa Face sobre nós) e do lado da hóstia estava escrito “Mane nobiscum, domine” (Senhor ficai conosco). A santa disse a irmã Pierina que aquele era um escudo da fé e que deveria ser reproduzido e distribuído entre os cristãos como um remédio divino.
Terça-Feira
Algumas semanas depois da visão de Nossa Senhora, Maria Pierina, viu Jesus Cristo que veio lhe dizer que gostaria que sua face fosse honrada numa festa realizada na terça-feira da Quinquagésima que era a terça-feira de carnaval. O objetivo é que fosse realizada uma novena em que todos reparassem a Sagrada Face de Jesus em comunhão com o seu sofrimento.
Dificuldades
A irmão Pierina, mensageira da Sagrada Face dos últimos tempos, teve grande dificuldade em convencer seus superiores no convento de que realmente havia tido uma visão de Nossa Senhora. Somente anos depois quando o convento mudou de direção foi possível para a irmã conseguir a reprodução da mensagem. A madre superiora pediu que a irmã perguntasse a Nossa Senhora se estaria tudo bem se ao invés de escapulários fossem cunhadas medalhas com a mensagem.
Nossa Senhora prontamente atendeu ao chamado de Pierina e lhe disse que aceitava as medalhas de bom grado e que elas seriam o instrumento de proteção contra todas as tentações que poderiam desviar seus filhos do bom caminho. Muitos milagres foram atribuídos as medalhas com a Sagrada Face.