Santo Antônio de Sant’Ana Galvão conhecido popularmente como Frei Galvão foi o primeiro santo nascido no Brasil a ser canonizado. O Papa Bento XVI o canonizou no dia 11 de maio de 2007. A história dessa importante figura da Igreja Católica no Brasil se destaca por passagens envolvendo acontecimentos sensacionais. A seguir vamos contar um pouco mais sobre a vida de Frei Galvão com foco nas curiosidades que cercam sua trajetória.
Curiosidades Sobre Frei Galvão
Confira as principais curiosidades sobre o santo que se tornou conhecido por seus poderes de cura.
– Data de Nascimento
Estima-se que Frei Galvão nasceu no dia 10 de maio de 1739, em Guaratinguetá, em São Paulo, no entanto, não há registros oficiais da data e do local exato da chegada do santo ao mundo. Sendo assim esse é o primeiro mistério envolvendo o frei.
– Presente em Dois Lugares ao Mesmo Tempo
Por volta do ano de 1810 um capataz muito rígido chamado Manuel Portes estava castigando um escravo às margens do rio Tietê quando se distraiu. O escravo logo pegou um facão e o atacou pelas costas fugindo na sequência. Manuel ficou desesperado de morrer sem uma confissão e de acordo com testemunhos pediu para que Frei Galvão aparecesse para lhe dar a última benção.
Não demorou para que os presentes vissem a imagem do frei caminhando e se ajoelhando junto ao capataz. O frei se abaixou e disse algo no ouvido de Manuel que pareceu muito mais tranquilo com seu destino. A parte curiosa e surpreendente dessa história é que nesse exato momento Frei Galvão estava pregando em São Paulo.
Os participantes da pregação relataram que o frei deixou de pregar por alguns instantes e pediu uma ave maria para um moribundo. Assim que a oração terminou ele continuou a sua pregação. Houve ainda outro caso em que o religioso conseguiu estar em dois lugares ao mesmo tempo. Uma gestante numa fazenda de um ponto distante de São Paulo enfrentava um momento difícil da gravidez, estava em risco sua vida e a do bebê.
O marido muito preocupado foi pedir auxílio a Frei Galvão que estava num compromisso no Rio de Janeiro. Quando retornou para casa o fazendeiro encontrou a esposa recuperada e muito agradecida ao frei que esteve com ela durante a noite, ele inclusive abençoou um copo de água que ela bebeu. O fazendeiro depois soube que o frei nunca saiu do Rio de Janeiro naquela ocasião, mas ainda assim o religioso disse que se recordava de ter estado com a gestante.
– Premonição
Quando Frei Galvão fazia pregações havia um grande número de ouvintes de maneira que era necessário um lugar amplo, geralmente acontecia ao ar livre. Numa de suas pregações em Guaratinguetá ele estava diante de muitas pessoas que se assustaram com a tempestade que se formava no céu. O freio os tranquilizou dizendo que a nuvem não chegaria onde estavam, dito e feito, não caiu nenhum pingo.
– O Caso da Telepatia
Frei Galvão estava sendo conduzido numa cadeira coberta pelas ruas de uma cidade quando pediu que parassem, ergueu as cortinas e abençoou uma mulher que nem estava no seu campo de visão. A mulher contou que pensou “Se pelo Frei Galvão se lembrasse de mim e me abençoasse”. No que ela teve esse pensamento recebeu a benção, o mais curioso é que a mulher estava na janela de sua casa a uma distância muito grande da cadeira do religioso.
– Visões
Numa tarde os sinos da igreja de Frei Galvão tocaram fora do horário tradicional, indicativo de uma importante notícia. O religioso disse as pessoas que o olhavam com atenção que havia estourado uma revolução em Portugal, a Revolução Antiabsolutista do Porto. Ele narrou com detalhes o que estava acontecendo em tempo real, semanas depois as notícias que chegaram de Portugal coincidiam com as do frei.
– Levitação
Uma vez Frei Galvão se encontrou com uma das fieis da igreja na rua e a senhora notou que os pés do religioso não tocavam o chão. Ela lhe perguntou se ele estava levitando, o frei apenas sorriu e a saudou.
– Pílula de São Frei Galvão
Certa vez ao se ver diante de uma gestante em trabalho de parto com grande risco de morte, o frei, não teve dúvidas e escreveu num papel “Depois do parte, ó Virgem, permaneceste intacta: Mãe de Deus, intercedei por nós”. Esse papel foi enrolado e colocado dentro de uma pílula ingerida pela mulher. O parto aconteceu sem complicações, mãe e filho ficaram bem.
Essa foi à passagem que deu origem as conhecidas pílulas de São Frei Galvão e que até os dias de hoje são produzidas pelas Irmãs Concepcionistas para distribuir entre quem tem fé na intercessão desse santo.
Gostou de conhecer mais sobre a história de Frei Galvão?