Cristo Redentor Por Dentro

O Cristo Redentor é o monumento mais famoso do Brasil e também um dos mais famosos do mundo, no ano de 2007 foi inclusive considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno. É o principal ponto de referência da cidade do Rio de Janeiro, sendo o maior ponto turístico da cidade e um dos maiores do país. A estátua possui trinta metros de altura, e oito metros de pedestal. No ano de 1937 ela foi tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio histórico.

História do Cristo Redentor

A ideia de construir uma estátua no alto do morro do Corcovado foi do padre Pedro Maria Boss e surgiu por volta dos anos de 1850. O Padre Pedro Maria Boss queria homenagear a Princesa Isabel, que era regente do Brasil, quando ela soube da ideia gostou e decidiu apoiar a construção da obra.

No ano de 1888, quando a princesa Isabel assinou a Lei Áurea para a libertação dos escravos, decidiram homenagear ela como “A redentora”, mas ela não gostou da ideia, declarando que a homenagem deveria ser ao verdadeiro ícone cristão, que era considerado o redentor dos homens, e decidiram criar uma imagem do Sagrado Coração de Jesus.

História do Cristo Redentor

História do Cristo Redentor

Acontece que no ano de 1889 o país se tornou independente, se tornando uma república que separava o Estado da Igreja, então não tinha mais sentido o Estado financiar uma homenagem cristã, por isso a construção do monumento foi descartada.

A ideia ressurge no ano de 1920, dessa vez vinda do Círculo Católico do Rio de Janeiro, sendo organizado inclusive um evento com o intuito de arrecadar doações para o apoio da construção de uma estátua, tal evento foi chamado de “Semana do Monumento”. Durante o evento ainda não havia decidido o que seria construído, havendo opções como Jesus com um globo na mão ou uma enorme cruz, mas no fim a imagem de Cristo de braços abertos foi escolhida, representando a paz.

Para a sua construção foi escolhido o engenheiro Heitor da Silva Costa, um brasileiro, sendo ele quem projetou e Paul Landowski que esculpiu a imagem. Seu roto foi criado por Gheorghe Leonida, um escultor romeno que após mudar-se para Paris se tornou muito famoso, sendo incluído por Paul Landowski na equipe construtora em 1922, e após criar o rosto do Cristo se tornou ainda mais famoso.

Paul Landowski

Paul Landowski

Para a construção da estátua foi escolhido a estrutura de concreto armado e suas camadas exteriores de pedra sabão, que possui ótima duração. A construção do Cristo Redentor durou nove anos, começando no ano de 1922 e acabando no ano de 1931. Todo o projeto teve um custo de cerva de 250 mil dólares para a época, o que seria equivalente a 3,5 milhões de dólares atualmente.

A inauguração do Cristo Redentor ocorreu no dia 12 do mês de outubro do ano de 1931, para iluminar a estátua foram colocados holofotes que foram acionados por rádio de ondas curtas, localizado em Roma, na Itália. No mesmo dia ocorreu também uma missa para sua inauguração, no Estádio das Laranjeiras.

Desde então a estátua se tornou um dos principais pontos turísticos do Brasil, atraindo tanto pessoas religiosas como apenas curiosos. No ano de 2006 foi inaugurada aos seus pés uma capela em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, se tornando a partir de então um Santuário Católico.

No dia 7 do mês de julho do ano de 2007 ele foi considerado uma das sete novas maravilhas do mundo, após um concurso informal que contabilizou votos pela internet e pelo telefone, tal concurso não foi aproado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Restaurações Pelas Quais O Monumento Já Passou

No ano de 1990 foi realizado um trabalho de restauração na estátua que envolveu diversas organizações apoiadoras, sendo elas: o governo da cidade do Rio de Janeiro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Ibama, a Arquidiocese do Rio de Janeiro, e também a Rede Globo e a Shell do Brasil, companhia de petróleo.

No ano de 2003 foram realizadas novas instalações, como de elevadores, escadas rolantes e passarelas, para tornar a acesso a visitação mais fácil.

A reforma do ano de 2010 foi mais intensa, substituindo a argamassa e pedra sabão que cobrem a estátua e a reformaram a deixando a prova de água. Durante essa reforme ocorreu o caso famoso onde o braço da estátua foi pichado.

Restauração do Cristo Redentor

Restauração do Cristo Redentor

Ela sofreu danos naturais também, um no ano de 2008, quando um raio a danificou na sobrancelha, cabeça e dedos, e novamente em 2014, que destruiu um de seus dedos na mão direita.

Como o monumento se encontra exposto a todas as situações climáticas, ele precisa passar sempre por manutenção. A pedra que ele foi esculpido originalmente não existe mais, e por isso em cada substituição são usadas pedras mais escuras.

Algumas Informações Sobre O Cristo Redentor

  • A estátua se encontra a 709 metros acima do nível do mar.
  • No ano de 2012 ela foi considerada parte da paisagem do Rio de Janeiro pela UNESCO, além de ser incluída na lista dos Patrimônios da Humanidade.
  • A altura da estátua é de trinta metros, possuindo ainda oito metros de pedestal. Já os seus passos possuem vinte e oito metros de largura, sendo o seu braço esquerdo 40 centímetros menor que o direito.
  • Seu peso total é de 635 toneladas.
  • É a quinta maior escultura de Cristo do mundo, sendo a maior obra do estilo Art-Deco.
  • O monumento possui um coração de 1,30 metro no meio do seu peito.
  • Estima-se que ele receba um milhão de visitas ao ano.
  • Para que se dê uma volta completa em seu pedestal é preciso que 25 pessoas fiquem de braços abertos.

Como É O Cristo Redentor Por Dentro?

O interior do Cristo Redentor é totalmente oco, apesar disso, ele não é aberto para visitação. Já no interior do seu pedestal é que se encontra a capela em Homenagem a Nossa Senhora da Aparecida.

Por dentro do Cristo há 12 lances de escadaria para que se chegue até seus braços. E nos braços há uma plataforma onde é possível andar por eles, cada um deles possui 2 aberturas, que são utilizadas quando é necessário fazer algum reparo externo no monumento.

Há uma passagem pelo seu pescoço bem estreita, mas que cabe perfeitamente um homem. Após passar por essa passagem chega-se a cabeça da estátua, que é somente uma estrutura oca, no alto de sua cabeça há uma abertura que o leva para o ponto mais alto do monumento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.