Como Surgiu A Igreja Evangélica Assembleia de Deus?

A Assembleia de Deus tem como seu nome oficial Assembleia Mundial de Deus, sendo ela a maior denominação cristã evangélica pentecostal do movimento protestante no mundo inteiro. Possui cerca de 69,2 milhões de adeptos espalhados pelo mundo, sendo o quarto maior grupo de denominações cristãs.

Ao todo existem mais de 144 agrupamentos autônomos, que são associados de maneira vaga. Essa igreja foi fundada no Brasil há mais de um século atrás, no ano de 1911, na cidade de Belém do Pará, por dois amigos: Daniel Berg e Gunnar Vingren, que eram sueco-americanos. Sua história é longa e bem interessante, desde o período do seu surgimento até os dias de hoje, conseguindo mais adeptos a cada dia que se passa.

Como Surgiu a Igreja Evangélica Assembleia De Deus?

O movimento pentecostal que deu origem a igreja Assembleia de Deus teve seu início na cidade de Topeka, no Kansas, no dia 1 do mês de janeiro do ano de 1901. Nesse dia, durante uma celebração realizada no Colégio Bíblico Betel, os participantes chegaram à conclusão de que falar em línguas era o principal sinal do Batismo no Espírito Santo.

O fundador da escola era Charles Parham, que mais tarde foi pregar suas crenças em Houston, no Texas, onde conheceu William J. Seymour, um pregador que se juntou a ele em uma viagem para Los Angeles. No ano de 1914 já havia diversas Assembleias de Deus fundadas nos Estados Unidos.

Ela chegou ao Brasil por meio de Daniel Berg e Gunnar Vingren, dois missionários suecos que vinham diretamente dos Estados Unidos para catequizar a população local. Eles se instalaram na capital do Pará, Belém, no dia 19 do mês de novembro de 1910.

Eles frequentavam a Igreja Batista, mas trazendo com eles a doutrina de que o falar em línguas era um sinal do batismo no Espírito Santo. É interessante destacar que esse movimento de Assembleias aconteceu em vários países, muitas vezes sem serem interligados.

A doutrina trazida pelos missionários estrangeiros trouxe algumas divergências, o que fez com que um grupo da Igreja Batista aderisse ao que eles estavam pregando e os outros rejeitassem. Assim, no ano de 1911 os missionários estrangeiros e seus seguidores foram desligados da congregação Batista e decidiram fundar a sua própria Igreja.

Bíblia Sagrada

Bíblia Sagrada

Surge então, no dia 18 do mês de junho do ano de 1911, a Igreja Evangélica da Assembleia de Deus, que tinha como seu nome original Missão de Fé Apostólica, porém, esse nome já era usado por outro movimento religioso, e no dia 18 do mês de janeiro do ano de 1918 eles decidiram mudar o nome da Igreja para o que é conhecido até os dias de hoje.

Primeiro, a Assembleia de Deus se espalhou pelo estado do Pará, depois, atingiu o Amazonas e também se propagou por toda a região Nordeste do país. Por volta do ano de 1922 ela já era praticada também na região Sudeste, principalmente por que algumas famílias se deslocaram do Pará para espalhar a sua doutrina na região.

Em 1924, um dos fundadores da Igreja, Gunnar Vingren, mudou-se de Belém para o Rio de Janeiro, onde já havia sido fundada uma Assembleia de Deus dois anos antes.

Crescimento Ao Longo Dos Anos

Quando a Igreja Evangélica da Assembleia de Deus começou a se espalhar no Rio de Janeiro, então capital do Brasil, Paulo Leivas Macalão foi um dos convertidos que aderiu a religião, ele era filho de um general muito importante da época, e com a sua influência a doutrina foi se espalhando cada vez mais.

No ano de 2011 a Assembleia de Deus tinha no Brasil mais de 22 milhões de seguidores, bem como cerca de 390 mil congregações. Isso mostra o quanto à religião é convincente e conseguiu chamar novos adeptos. No Brasil, a Assembleia de Deus possui autonomia interna, sendo administrada somente pelos pastores que são residentes no Brasil.

Doutrina e Costumes da Igreja Evangélica da Assembleia de Deus

A Assembleia de Deus possui algumas verdades fundamentais que formam a sua doutrina, sendo um dos principais o de que no mesmo Deus existem três pessoas, sendo elas o Pai, o Filho e o Espírito Santo, além disso, acredita-se que a principal regra para a vida humana é a Bíblia Sagrada, já que ela foi inspirada na vida de Deus.

Também se acredita que Jesus Cristo foi concebido sem pecado, assim como na sua morte expiatória e vicária e na sua ressurreição corporal e ascensão para o céu. Para aqueles que se afastam de Deus pelo pecado, é possível restaurar a fé através de Jesus Cristo. Nas crenças também está à fé no arrebatamento, onde Cristo é o Salvador.

Acredita-se também que o homem pode ser salvo. Um dos costumes da Assembleia de Deus é o batismo feito em imersão em águas santas.

Nos últimos anos a Assembleia de Deus vem passando por mudanças em seus usos e costumes, possuindo mais flexibilidade em alguns aspectos, como no uso de maquiagem e no estilo de cabelo e vestes usadas pelas mulheres, bem como as regras rígidas de roupas formais para os homens. Como isso era considerado mais um costume que parte da doutrina, os membros passaram a ter mais liberdade.

Homem Orando

Homem Orando

Algumas Igrejas da Assembleia de Deus vêm se alinhando ao Neopentecostalismo, algo que varia de acordo com o líder da Igreja, já que elas são autônomas e podem fazer suas escolhas próprias. Uma das Assembleias de Deus, chamada de Assembleia de Deus dos Últimos Dias, possui uma doutrinação bem rígida, proibindo a criação de animais e de plantas, o uso das cores vermelha e preta, o uso de anticoncepcionais, cosméticos, joias, a ingestão de carne, além de ser proibido assistir televisão, ler jornal ou revista e usar computador e celulares (dentre diversas outras proibições).

Como É a Organização Denominacional Das Igrejas Evangélicas Da Assembleia De Deus No Brasil?

As Assembleias de Deus estão organizadas por meio do episcopado não territorial, sendo cada um dos seus Ministérios constituídos pela sua sede principal e suas filiadas, independente de onde essas estão localizadas, existindo também as congregações e os pontos de pregação.

O sistema de administração mistura o sistema chamado de congregacional com o chamado de episcopal, sendo a liderança pastoral de grande influência, mas, os assuntos passando também por assembleias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.