A Igreja Católica já teve um total de 265 papas em mais de 600 anos de pontificados, que somente são interrompidos com a morte do titular. Durante todos esses anos, somente cinco papas renunciaram aos seus mandatos.
O que é o Papa?
O Papa, também chamado de Santo Padre, é o Bispo de Roma, que comanda toda a Igreja Católica Apostólica Romana, partindo dele todas as decisões relacionadas a igreja.
O Papa é eleito pelo Colégio dos Cardeais, tendo mandato vitalício, ou seja, o cargo só termina quando ele vem a falecer, apesar disso, existe também a possibilidade de renuncia, caso ele não se sinta mais capaz de exercer sua função.
Essa é uma das instituições mais antigas do mundo, possuindo ao longo da história da humanidade um papel extremamente importante. Na Antiguidade eram os papas que resolviam diversos conflitos doutrinários, tendo uma opinião extremamente relevante diante da sociedade. Atualmente, o Papa tem o papel de propagar o cristianismo, assim como se dedica ao ecumenismo e diálogos inter-religiosos, focando também em trabalhos humanitários e caridade.
O Papa escolhe o Bispo de cada diocese, e parte dele também a decisão de se abrirem novas dioceses. Tem o papel também de Chefe de Estado, já que desde o ano de 746 o Vaticano é considerado um país. O Papa possui acento na ONU, tendo direito de se pronunciar em Assembleias mundiais.
Curiosidades Sobre Os Papas
- O primeiro Papa foi São Pedro, um dos integrantes dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Simão nasceu no ano 10 a.C., e foi papa entre os anos 30 até 67. É considerado o fundador da Igreja Católica, junto de São Paulo. Apesar de ter sido o primeiro Papa, o título somente começou a ser usado no século II.
- O Nome João é o mais usado entre os Papas, já tendo sido usado por 23 Papas diferentes, já os nomes Bento e Gregório já foram usados 16 vezes cada.
- Ao longo da história existiram 36 “antipapas”, que são pessoas que exigiram o título de Papa de maneira ilegítima. Com isso, os Papas João XX, João XVI e Bento X não são inclusos na lista de Papas, deixando lacunas.
- Durante a Grande Cisma do Ocidente, uma intensa crise religiosa ocorreu, acarretando na possibilidade de existir mais de um Papa no mundo. Esse período durou entre os anos de 1378 a 1417, havendo nessa época um líder no Vaticano e outros, um em Avignon, na França e outro em Pisa, na Itália.
- O Papa que chefiou mais tempo a Igreja Católica foi Pio IX, permanecendo no posto por 31 anos, 7 meses e 17 dias. Já o que permaneceu por menos tempo foi Urbano VII, que ficou no posto somente por 13 dias.
- Apenas 3 dentre todos os pontífices eleitos tinham menos de 25 anos de idade, assim como somente 3 tinham mais de 80 anos de idade.
- O Papa João VIII foi o primeiro papa a ser assassinado, sendo envenenado e depois espancado até a morte.
- O Papa Adriano II foi o último Papa a ser casado, entre os anos de 867 a 872.
- Um Papa clamou autoridade sobre a Igreja e sobre todo o mundo, sendo o Papa Inocêncio III, que esteve no poder entre os anos de 1198 até 1216.
- O Papa Bento IX se tornou Papa em três ocasiões diferentes, ele também foi o primeiro a vender o posto e a renunciar ao cargo, que teve início no ano de 1032 e fim no ano de 1045.
Os Últimos 10 Papas E Como Eles Morreram
O Papa atual é Francisco, que veio da Argentina, sendo o primeiro Jesuíta a ser escolhido como papa. Ele foi eleito para o cargo no dia 13 do mês de março do ano de 2013, quando tinha 76 anos. Confira os 10 Papas que vieram antes dele:
- Bento XVI: Possui nacionalidade alemã, e foi Papa a partir do dia 19 do mês de abril do ano de 2005, até o ano de 2013, quando renunciou ao cargo devido falta de condições físicas para permanecer no cargo.
- João Paulo II: Governou a Igreja Católica entre os anos de 1978 até 2005. Foi o primeiro papa não italiano desde o ano de 1523, e o primeiro de origem eslava. Faleceu no dia 2 do mês de abril, devido a insuficiência cardíaca.
- João Paulo I: Esse Papa teve um papado curto, de apenas 33 dias, entre os dias 26 de agosto do ano de 1978, até o dia 28 do mês de setembro. Foi encontrado morto em sua cama, atacado por um infarto.
- Paulo VI: Ficou no cargo entre o dia 21 do mês de junho de 1963 até o dia 6 do mês de agosto de 1978. Foi o primeiro Papa a viajar pelo mundo, visitando muitos países, defendendo fortemente os direitos humanos, a paz e a justiça social. Foi alvo de uma tentativa de assassinato em Manila, nas Filipinas. Morreu aos 80 anos, devido um ataque cardíaco.
- João XXIII: Permaneceu como Papa entre os dias de 28 do mês de outubro do ano de 1958 até o dia 3 de junho de 1963. Foi o primeiro Papa a ter a sua benção inaugural transmitida ao vivo pela televisão, sendo muito carismático, abriu a Igreja para o diálogo com o mundo contemporâneo. Morreu devido a um câncer no estômago.
- Pio XII: Permaneceu como Papa entre os dias de 2 do mês de março do ano de 1939 até o dia 9 do mês de outubro do ano de 1958. Foi Papa durante a Segunda Guerra Mundial, sendo fortemente criticado por não agir de maneira realmente efetiva contra o Holocausto. Morreu devido a uma Isquemia.
- Bento XV: Esteve a frente da Igreja Católica durante o sete anos, do dia 3 do mês de setembro de 1914 até o dia 22 de janeiro do ano de 1922. Foi Papa durante a Primeira Guerra Mundial, se envolvendo pouco com o conflito, porém, criando um plano de paz que não foi aplicado com sucesso. Morreu devido a uma pneumonia.
- Pio X: Comandou a Igreja Católica durante onze anos, entre os dias 4 do mês de agosto do ano de 1903 até o dia 20 de agosto do ano de 1914. Considerado um dos papas mais controversos contemporâneos, confrontava governos democráticos, teólogos, historiadores e intelectuais com as suas ideias. Morreu devido a um ataque cardíaco, aos 79 anos.
Papas Que Morreram De Forma Incomum:
- Papa Estêvão I: Esteve no poder entre os anos de 254 a 257. Há controversas em relação a sua morte, alguns historiadores acreditam que ele foi martirizado nas perseguições feitas pelo Imperador Valeriano, já outros, que foi decapitado pelos soldados de Décio, durante uma cerimônia religiosa.
- Papa Sisto II: Esteve no comando da Igreja entre os anos de 257 a 258, e foi martirizado nas perseguições do Imperador Valeriano.
- Papa Estêvão VI: Foi Papa durante os anos de 896 a 897, e foi assassinado por estrangulamento pelos seus próprios aliados, devido a divergências com o Imperador.
- Papa Estêvão VII: Teve um papado curto, com poucas informações na atualidade, entre os anos de 939 a 942. Foi assassinado e mutilado.
- Papa João XII: Foi eleito papa devido à morte de seu pai, no ano de 955 até o ano de 964, quando ele possuía apenas 18 anos de idade. Considerado um Papa libertino, sanguinário e criminoso, foi assassinado por um marido traído.
- Papa Bento VI: Foi Papa entre os anos de 973 a 974, no período ocorreu um movimento antialemão que conquistou Roma, e o aprisionou por 2 meses, para depois o matar por estrangulamento.
- Papa João XIV: Esteve no poder entre os anos de 983 a 984, e foi morto pela peste bubônica, com apenas 28 anos de idade. Muitos consideram que ele morreu na verdade de fome ou por maus-tratos, já que não foi cuidado durante a doença.
- Papa Gregório V: Governou entre os anos de 996 e 999, reunindo diversos inimigos com poder, o que causou a sua morte, provavelmente por envenenamento.
- Papa Bonifácio VIII: Foi Papa entre os anos de 1294 até o ano de 1303, sendo retratado por Dante Alighieri em sua obra Divina Comédia. Morreu devido a uma febre, porém, acredita-se que a morte pode ter sido causada por maus tratos.
- Papa Alexandre VI: Esteve à frente da Igreja Católica entre os anos de 1492 até 1503.
Considerado um dos papas mais polêmicos da história, não se sabe ao certo a causa de sua morte, podendo ser tanto por envenenamento, como pela malária.