Nossa Senhora da Conceição Aparecida, mais conhecida como Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil, considerada a Rainha do Brasil desde o ano de 1930, por decreto feito pelo papa Pio XI. A festa litúrgica dessa santa ocorre no dia 12 de outubro, sendo esse um feriado nacional no Brasil desde o ano de 1980.
Em homenagem a Nossa Senhora Aparecida foi construído o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, localizado no interior de São Paulo em uma cidade também chamada de Aparecida. Esse templo é o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas do Santuário de São Pedro que está localizado no Vaticano. Além disso, a Catedral da Basílica é a maior do mundo. O espaço total do santuário é de 143 mil m².
Por sua imponência e importância nacional, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida recebe anualmente mais de 10 milhões de turistas, que passam por lá para renovar a sua fé e contemplar a sua beleza.
Como é a Visita no Santuário de Nossa Senhora Aparecida?
Os visitantes que procuram conhecer o Santuário não desejam apenas uma viagem turística, já que eles são motivados pela fé. Muitas das pessoas que passam por lá são romeiros, que vão até o Santuário caminhando desde a sua cidade de origem. Muitos visitam o local para cumprir promessas ou agradecer por bênçãos recebidas, já outros apenas querem conhecer um local, que mesmo repleto de turistas, transmite paz e emana fé. Mesmo que a maior motivação seja a fé, o turismo religioso por lá também é muito interessante.
A maioria dos visitantes que chegam ao Santuário tem a intenção de assistir a uma missa, que ocorrem tanto no período da manhã, como as tardes e à noite. Normalmente as mais frequentadas são as missas da manhã e da noite, no entanto, é bem comum que a Catedral esteja lotada em todos os horários. Para quem nunca visitou o Santuário pode-se surgir uma dúvida muito válida: Pode entrar com cachorro na igreja de Aparecida? Confira a resposta logo abaixo:
Pode Entrar com Cachorro na Igreja de Aparecida?
Muitos viajantes que possuem animais desejam levar os seus companheiros para visitar ao Santuário, as motivações são diversas, no entanto, a preocupação sobre o pet poder entrar ou não na Catedral do Santuário pode surgir.
E para sanar essa dúvida a própria Secretária de Pastoral do Santuário informa em sua página online que os pets são sim permitidos no Santuário, desde que se sigam algumas recomendações para que os animais não causem transtorno no ambiente.
Primeiro de tudo é necessário que o dono do animal tenha bom senso em relação ao seu porte, com isso, os cachorros de grande porte devem ser mantidos com focinheira e em locais menores, é necessário que o dono não entre com o animal, como em lojas, por exemplo.
Dicas para Passear com Cachorro no Santuário de Aparecida:
Algumas dicas fazem com que o passeio com o cachorro no Santuário de Nossa Senhora Aparecida seja bem aproveitado, confira abaixo:
- O animal deve ser mantido na coleira nas áreas comuns do Santuário, como na Basílica (onde o mais recomendado é que ele fique no colo), no Shopping do Romeiro, no pátio e na Praça de Alimentação. Essa dica é importante afinal isso preservará tanto a integridade do animal como das pessoas que caminham por ali. É importante lembrar que o Santuário é uma área muito grande, portanto, caso o cachorro fuja talvez seja muito trabalhoso o encontrar.
- Assim como apontado acima, cachorros de grande porte devem ser mantidos na focinheira, para manter a tranquilidade dos demais turistas que se encontram no local.
- Há pontos específicos do Santuário onde a entrada de animais de estimação não é permitida, isso ocorre por serem pontos fechados e que possuem alta circulação de turistas. Alguns pontos que o cachorro não poderá entrar são: Museu Nossa Senhora Aparecida, nos bondinhos aéreos, no Memorial da Devoção, dentre outros.
- Normalmente faz sol e calor nas dependências do Santuário, portanto, quando se estiver passeando em um pátio aberto com o cachorro é necessário ter atenção à hidratação do animal, afinal, o sol estará incidindo nele diretamente. Existem algumas garrafas portáteis para água perfeitas para os cachorros. Também é importante que se use produtos específicos para animais para a proteção solar.
- Caso for visitar o Santuário com animais de estimação, não deixe ele preso dentro do carro no estacionamento, já que o calor pode causar desidratação e outros problemas para o animal.
- Quando for passear pelo Shopping do Romeiro o cachorro deve ser mantido no colo, já os animais de grande porte devem ser mantidos fora das lojas com um acompanhante.
- É muito importante recolher as fezes do cachorro, portanto, não se deve esquecer-se de levar sacos plásticos para recolher as fezes e jogar no lixo.
- Também é importante ficar atento ao seu redor, já que um animal pode estranhar outro e eles podem acabar brigando ou até mesmo se estranhar com uma pessoa e acabar avançando nela.
- O cachorro deve estar com a vacinação em dia.
- Como o Santuário é um local muito extenso, é importante que junto da coleira do cachorro ele possua uma placa de identificação com telefones dos donos, para caso ele se perca possa ser facilmente reencontrado.
O Que Visitar no Santuário de Nossa Senhora Aparecida?
O complexo do Santuário é enorme, havendo diversos lugares para visitar. É um local muito bem organizado, com placas indicando todos os pontos mais importantes, além de diversos balcões de informação.
A Basílica em si é composta por um círculo que tem um altar central circular, onde há diversos grupos de banco de frente para cada ponta do altar. Ao longo da Igreja estão distribuídas diversas televisões bem grandes, parecidas com um telão, para que até nas missas mais cheias as pessoas consigam assistir ela tranquilamente.
Quem passa pela Basílica de Nossa Senhora Aparecida não pode deixar de apreciar por alguns minutos a imagem original de Nossa Senhora Aparecida, que encontra-se exposta no alto de uma parede, de maneira protegida.
Dentro da Basílica há outros departamentos, como, por exemplo, a Capela das Velas, que é um local específico para acender velas, sendo que é proibido acender velas em outros lugares da Basílica. É um local muito bonito e que merece uma visita. Ainda no complexo da Basílica é possível visitar a Sala das Promessas, onde diversas pessoas levaram objetos para a Nossa Senhora Aparecida como forma de promessas, o teto da sala é cheio de fotografias, e os objetos ficam distribuídos em prateleiras e estantes cercadas por vidro. Nessas salas menores não é permitida a entrada de cachorro, sendo o ideal manter ele em pontos maiores. Outro ponto legal dentro da Basílica é a Capela de São José, é uma pequena capela, mas, extremamente bela, com uma arquitetura moderna e muito atrativa.
Também é possível visitar a Torre da Basílica, que conta com 110 metros de altura e o seu último andar permite uma visão panorâmica em 360 graus, sendo possível avistar toda a cidade.
Outro ponto que os turistas gostam de visitar é a Basílica velha de Nossa Senhora Aparecida, a antiga igreja principal do Santuário. É uma Igreja de arquitetura muito bonita, repleta de adornos e pinturas internas. É uma igreja importante pois faz parte da história da cidade. Para chegar até a Igreja é necessário cruzar a passarela, um dos pontos turísticos mais legais do Santuário, durante a travessia é comum ver pessoas cruzando o local de joelhos.
Outro ponto que não pode faltar na visita é o Morro do presépio, que conta com imagens em tamanho real de um presépio, além disso, proporciona uma vista incrível de Aparecida. Um passeio divertido para ser feito por lá é o de bondinho, que vai até o morro do cruzeiro, cruzando toda a cidade.
Outra igreja que merece uma visita é a Igreja de São Benedito, que fica no centro velho de Aparecida, em frente a sua rodoviária.