Quanto Tempo Dura o Mandato do Papa?

O Papado, cargo eclesiástico ocupado pelo Papa, é vitalício, no entanto, existe a possibilidade de renúncia como foi o caso do Papa Bento XVI (Joseph Aloisius Ratzinger) que se manteve no posto de abril de 2005 a fevereiro de 2013. O papado é uma das instituições mais antigas do mundo.

Quando um Papa falece é convocado o Conclave, eleição realizada pelo Colégio dos Cardeais, para definir quem será o próximo ocupante do cargo. A sede do papado é a Santa Sé, jurisdição eclesiástica da Igreja Católica. O Papa é também o Chefe de Estado do Vaticano, cidade-estado dentro de Roma.

O catolicismo tem a crença de que São Pedro foi designado por Jesus para ser o pastor e rocha da Igreja Católica sendo então seu chefe, Os Papas são os sucessores de São Pedro nessa missão. Os Papas tem autoridade suprema dentro na Igreja Católica e são considerados infalíveis. Continue lendo para saber mais sobre o mandato de Papa.

Tempo de Mandato dos Dez Últimos Papas

Saiba qual foi o tempo de duração do mandato dos dez últimos Papas antes do Papa Francisco (Jorge Mario Bergoglio) que assumiu o posto em 2013.

– Papa Bento XVI (Joseph Aloisius Ratzinger)

O mandato de Bento XVI foi de oito anos, de abril de 2005 a fevereiro de 2013. De origem alemã, Ratzinger, ficou conhecido como o ‘Papa teólogo’ sendo um profundo conhecedor dos dogmas da Igreja.

Quando anunciou sua renúncia, em 2013, surpreendeu o mundo haja vista que isso não acontecia há sete séculos. A justificava foi a falta de forças para continuar num cargo que lhe exigia muito. Recebeu então o título de Papa Emérito e recebeu o direito de coabitar o Vaticano junto com seu sucessor, o Papa Francisco.

– Papa João Paulo II (Karol Jozef Wojtyla)

O pontificado de João Paulo II durou 26 anos (de outubro de 1978 a abril de 2005), um dos mais longos da história da Igreja. Uma curiosidade é que ele foi o primeiro Papa que não tinha origem italiana desde Adriano VI (século 16). Além disso, ele é o único Papa polonês da história. Bastante carismático teve um papel relevante para conduzir a igreja católica durante as quase três década de mandato.

– Papa João Paulo I (Albino Luciani)

Um papado curto de apenas 33 dias, o Papa João Paulo I faleceu subitamente pouco mais de um mês após ter sido eleito em decorrência de uma embolia pulmonar. Esteve no comando da Igreja Católica entre agosto e setembro de 1978. Italiano e proveniente de uma família humilde tornou-se conhecido como o ‘Papa do sorriso’. Sua eleição surpreendeu pelo fato dele nunca ter prestado serviços no Vaticano e estar concorrendo com nomes fortes e mais conservadores.

– Papa Paulo VI (Giovanni Battista Montini)

Papa Paulo VI

Papa Paulo VI

O Papa Paulo VI manteve-se como pontífice por 15 anos, entre junho de 1963 e agosto de 1978. Durante seu mandato importantes transformações foram realizadas na Igreja Católica como o entendimento de que existe salvação fora da Igreja e que se pode realizar a evangelização mantendo um diálogo interreligioso.

Também se passou a ter mais espaço para a realização de diversas experiências pastorais em nível mundial. Paulo VI assumiu durante o período em que estava sendo realizado o Concílio Vaticano II (1962 a 1965) quando o seu antecessor o Papa João XXIII faleceu houve dúvidas se o concílio continuaria e ele não hesitou.

– Papa João XXIII (Angelo Giuseppe Roncalli)

Permaneceu cinco anos como pontífice, entre outubro de 1958 e junho de 1963. Ele teve um papel bastante importante tendo sido o artífice do Concílio Vaticano II que realizou uma renovação extensa na Igreja. Seu lema papal era “Obediência e Paz”, ele pertencia a Ordem Franciscana. No jubileu de 2000 o Papa João XXIII foi beatificado assim como o Papa Pio IX pelo então Papa em exercício João Paulo II.

– Papa Pio XII (Eugenio Pacelli)

Papa Pio XII

Papa Pio XII

Permaneceu 19 anos como Papa, entre março de 1939 e outubro de 1958. Durante seu pontificado aconteceu a Segunda Guerra Mundial e Pio XII foi acusado de ter permanecido em silêncio diante dos horrores do Holocausto nazista pela comunidade judaica e pelos historiadores.

Em janeiro de 2020 o Papa Francisco decidiu abrir os documentos relativos ao pontificado de Pio XII para que 200 historiadores credenciados possam investigar a existência da conivência com o Holocausto. Pio XII foi o primeiro Papa romano desde 1724.

– Papa Pio XI (Achille Ratti)

Papa Pio XI

Papa Pio XI

Seu pontificado durou 17 anos, entre fevereiro de 1922 e fevereiro de 1939. Durante seu mandato ocorreu à eclosão do comunismo e do fascismo no continente europeu. Em 1929 tornou-se o primeiro soberano da cidade-estado do Vaticano.

No dia 14 de março de 1937 o Papa Pio XI publicou a carta encíclica Mit brennender Sorge (Com ardente preocupação), a primeira escrita em alemão em que criticava abertamente o nazismo. Ele é considerado pela história como o primeiro chefe de Estado europeu a se manifestar contra o posicionamento de Adolf Hitler. Nessa carta ele condena abertamente ideias base do nazismo como a existência de uma raça superior e o caráter idólatra do governo de Hitler.

– Papa Bento XV (Giacomo della Chiesa)

O Papa Bento XV manteve seu pontificado por oito anos, entre setembro de 1914 e janeiro de 1922. Exerceu um importante papel diplomático durante a Primeira Guerra Mundial. Sua busca pela paz no mundo fez com que seu pontificado ficasse marcado na história como um dos mais relevantes do ponto de vista de ação humanitária.

– Papa Leão XIII (Vincenzo Gioacchino Pecci)

Tendo realizado um pontificado que durou 25 anos (entre fevereiro de 1878 e julho de 1903), Leão XIII, foi um defensor de doutrinas sociais na Igreja. Esse Papa ajudou a tornar a Igreja mais aberta a temas do mundo moderno como o surgimento de novas discussões políticas e o questionamento a respeito do capitalismo e sua adequação para a vida do homem.

Papa Leão XIII

Papa Leão XIII

Uma curiosidade é que durante a Sé-Vacância (período decorrido entre o falecimento de um pontífice e a eleição do novo Papa), Pecci, foi nomeado por Pio IX como Cardeal Carmelengo e sua eleição quebrou uma tradição de que o Carmelengo nunca era escolhido como Papa. Com um pontificado longo marcou a história do papado com ideias progressistas para sua época.

Gostou de saber mais sobre o pontificado dos Papas?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.