Em variadas religiões é atribuído o papel de Pai ao Deus supremo, aquele que tudo sabe e tudo pode fazer. Deus é o Pai no Judaísmo porque é o criador, o protetor e o governador. O Cristianismo segue a mesma linha de atribuição do título de Pai ao Deus supremo, nesse caso esse título é intensificado pela relação de Pai e Filho com Jesus Cristo.
De acordo com a concepção cristã, Deus, é a primeira pessoa da Santíssima Trindade, mas Ele não teria criado o Universo sozinho tendo recebido o auxílio do Espírito Santo e de Jesus Cristo. Essa Trindade teria criado tudo o que existe na Terra, os reinos vegetal e animal. Como é o primeiro da Trindade, Deus, é o principal Criador e fez o homem a sua imagem e semelhança.
Deus, o Pai
Deus é o Primeiro da Santíssima Trindade sendo o único a deter todo o conhecimento e poder. A vontade como um todo está expressa em Deus sendo os outros integrantes da trindade – Jesus e o Espírito Santo – manifestações distintas Dele. Esse entendimento é muito importante porque não existem três deuses, apenas um que é formado por três manifestações diferentes.
O Deus Pai é a manifestação do amor pleno de Deus bem como de sua soberania e autoridade. A alcunha de Deus Pai se deve ao fato dele ter sido o criador de todas as coisas, inclusive dos seres humanos. Toda criação reflete uma parte de seu pai, o mesmo acontece com a humanidade que foi criada a imagem e semelhança Dele.
Conhecendo as Características de Deus Pai
De acordo com o texto bíblico, Deus Pai, é o criador de todas as coisas e possui as seguintes características divinas:
– Deus é Todo Poderoso
A vontade de Deus é soberana e não pode ser contrariada porque ele detém o poder sobre tudo aquilo que existe. A autoridade completa advém de Deus de maneira a palavra final é sempre Dele.
– Deus é Perfeito
Tudo o que Deus faz é perfeito porque Ele como um todo é perfeito, seus caminhos são puros e cheios de sabedoria. Por ser perfeito, Deus Pai, é sempre justo em suas determinações. Seguir seu caminho com boa vontade é uma fora de estar sempre alinhado com o que há de bom.
– Deus é Amor
Algumas pessoas acreditam que Deus é frio e cruel por já ter castigado a humanidade de formas bastante graves, no entanto, na verdade ele é um Pai amoroso que tenta corrigir seus filhos quando percebe que eles estão enveredando para o caminho errado.
Por ser plenamente misericordioso esse Deus dá sempre uma segunda oportunidade para que seus filhos pecadores se corrijam os perdoando. Deus ofereceu seu próprio filho, Jesus, para salvar a humanidade.
– Deus é Perdão
Uma das principais características de Deus é que Ele oferece o perdão divino para todos aqueles que cometem pecados, desde que haja um arrependimento sincero. O pecado é o fator que afasta o Criador de suas criaturas, o ser humano, pois essas ações vis corrompem o amor que existe entre as duas partes.
Ao oferecer o perdão, Deus está garantindo que o homem pode repensar sobre suas atitudes e encontrar uma forma mais positiva de agir evitando dessa maneira voltar a cometer os mesmos erros.
Deus Pai e Jesus Filho
O texto bíblico do Novo Testamento apresenta-nos Jesus como o Filho de Deus, quando Cristo conversa com Deus o chama de Pai. Contudo, deve ficar claro que essa forma de chamar Deus é diferente da forma como a humanidade refere-se a Deus como Pai. Jesus tinha uma relação de família com Deus, quando ouvia Sua voz se enchia de amor pelo criador como se ama a um Pai de sangue.
A autoridade de Deus vem justamente do fato dele ser o Pai, afinal como o Criador de todas as coisas que existem ele tem voz ativa para reinar absoluto. Jesus obedeceu a todas as ordens de Deus porque reconhecia essa autoridade. Trata-se de uma relação de amor e submissão entre Pai e Filho. É interessante observar que Jesus não realizava os desejos de seu Pai por ter sido criado por Ele, mas simplesmente porque o amava.
Quem deseja ser filho de Deus deve aceitar o Espírito Santo em seu coração com sinceridade e verdadeiro desejo de ser uma pessoa mais plena e tranquila. Somente com essa aceitação é possível estar aberto para todo o amor que o Pai nos oferece e assim ter uma existência pautada no que é justo e correto. Pensar sobre como está sua relação com Deus Pai é primordial para ser alguém melhor.
Filhos de Deus Pai
Para o Cristianismo todos somos filhos de Deus, no entanto, somente temos esse direito assegurado quando nos aproximamos de seus ensinamentos. Os pecados cometidos afastam os homens de Deus e somente pode acontecer um retorno quando há o arrependimento e o reconhecimento dos erros. O homem precisa se arrepender sinceramente e pedir perdão, através de Jesus é possível voltar a fazer parte da família divina.
Ao crer em Jesus Cristo os homens são adotados por Deus tendo um relacionamento íntimo com Ele e tornando-se efetivamente os seus filhos. Mas, novamente vale frisar que o arrependimento precisa ser verdadeiro para que possa ser válido para recuperar o posto de filho de Deus. Fazer uma confissão dos pecados e pagar a penitência é uma forma de retomar o bom grado divino aproximando-se dos desígnios divinos.
Mas, Afinal Quem São os Pais de Deus?
Conforme o Cristianismo, Deus, não pode ter um pai ou uma mãe porque sempre existiu, Ele é o Criador de tudo que existe. Sendo Deus eterno não pode ter uma origem temporal, ressaltando que eterno é tudo aquilo que se encontra fora do tempo. Deus não tem pai porque sempre existiu e se tivesse um pai não seria eterno. Inicialmente pode ser um pouco difícil explicar o motivo de Deus não ter pais, em especial quando essa explicação se dirige a crianças.
Gostou de entender mais sobre Deus Pai? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe em suas redes sociais!