A Celebração da Eucaristia (Santa Missa) tem grande relevância para os cristãos sendo um verdadeiro memorial da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Para quem é cristão se configura num momento de sacrifício a Deus em que se pode pedir perdão escutando a Sua Palavra e recebendo as bênçãos de Cristo. Para que seja mais fácil de compreender vamos apresentar as partes em que essa Santa Missa é dividida.
Partes em Que a Santa Missa é Dividida
A seguir vamos apresentar as partes em que a Santa Missa é dividida para que seja mais fácil entender o que é a Celebração da Eucaristia.
Canto de Entrada
É o momento em que é aberto espaço para Cristo, o Sacerdote pede então que o Santo Espírito habite a celebração. Os cristãos tem nesse momento a oportunidade de estarem mais abertos para receber o Santo Espírito.
Acolhida
Tem seu início com o sinal da Santa Cruz e uma saudação, trata-se do momento em que o Sacerdote e Deus acolhem o povo para que possam ter uma Celebração positiva. Mais um momento em que a fé se torna ainda mais importante nessa celebração.
Ato Penitencial
Momento em que se pede a Deus que derrame o seu perdão sobre os chamados pecados veniais. É o momento da Santa Missa em que os cristãos reconhecem que são pecadores e pedem a misericórdia divina.
Hino de Louvor
Essa é uma etapa da Celebração da Eucaristia que acontece somente nas festas da Igreja, aos domingos ou então fora do tempo do Advento e Quaresma. Nos dias de semana não se canta o hino de louvor, somente se a Igreja estiver celebrando uma festa. É fundamental que o hino de louvor esteja de acordo com a Santa Liturgia, isto é, que glorifique a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). Se não for assim a Igreja não aceita o hino. Após ter sido realizado o Canto de Louvor chega o momento de fazer a oração do dia.
Liturgia da Palavra
Na liturgia da Palavra são realizadas leituras do Antigo Testamento e do Santo Evangelho. Essas leituras devem ter como foco o assunto de que se trata a liturgia, isto é, ter relação com a Sagrada Família se dela se estiver falando. Trata-se de um momento da Celebração da Eucaristia em que os cristãos podem fazer uma reflexão acerca do tema e da forma como ele se desenrola em suas vidas.
Homília
Homília é o sermão que acontece assim que é feito o Anúncio do Evangelho. O sermão precisa ser simples para que todos compreendam as leituras que foram realizadas ao longo da Santa Missa e a importância do tema para a vida cristã. Não existe um tempo determinado para a homília e na sequência vem a Profissão de Fé assim como as orações da assembleia.
Profissão de Fé
É o momento de dizer em que os cristãos creem. Existem dois tipos de credo sendo o Credo-Apostólica e o Credo-Niceno-contantinopolitano que é mais convincente e com mais detalhamento da fé. O Credo somente é recitado nos domingos e nos dias em que a Igreja está em festa.
Orações da Assembleia
Momento em que acontece a reunião dos fiéis para pedir a Deus que abençoe a intenção que foi expressada. Após as preces terem sido ditas o Sacerdote pede que Deus possa atender as orações que foram realizadas e pedidos que estão sendo mantidos no silêncio do coração dos cristãos. Acontece então a apresentação das oferendas de pão e vinho para que possam ser santificadas no Corpo e no Sangue de Cristo.
Liturgia Eucarística
As apresentações das oferendas dão início a Liturgia Eucarística. Acontece então as invocações da Santíssima Trindade e os fiéis devem adorar, glorificar e prestar graças a Deus que corresponde a Eucaristia. É necessário responder a cada invocação feita pelo Sacerdote que está orando.
Rito da Comunhão
Tem início a partir da oração do Pai-Nosso e nele acontece a oração pela paz. Momento da Celebração da Eucaristia em que se está em busca do abraço fraterno da paz e de se reconciliar com seus irmãos. Após o abraço da paz vem à fração do Pão em que já se está preparando para receber Jesus Cristo.
Comunhão
Uma dúvida bastante comum é a respeito de quem pode receber a comunhão. De maneira geral somente estão habilitados para esse momento aqueles que se encontram preparados, isto é, que fizeram a Primeira Comunhão e se encontram sem pecados mortais.
O indivíduo que recebe a comunhão não pode estar comprometido com nada que afaste a amizade de Deus. Quem deseja participar da comunhão, mas sabe que não está habilitado para isso deve procurar agora mesmo fazer a sua matrícula na catequese e também fazer a Santa confissão para que possa estar livre de pecados e restaurado na amizade de Deus.
Oração Pós-Comunhão
Acontece após o momento em que o Sacerdote ou ministro distribui a Comunhão para aqueles que estavam preparados para recebê-la. Consiste num agradecimento a Santíssima Trindade e o reconhecimento do recebimento de Jesus Cristo no coração.
Avisos da Comunidade
Um momento que deve ser breve e que compõem os ritos finais da Santa Missa, avisos que servem para contar aos fiéis o que está acontecendo na comunidade e na própria Paróquia suscitando oportunidades de interação e crescimento entre os integrantes da mesma. Pode ser um bom momento para anunciar doações e vagas de emprego para os fiéis da Paróquia.
Depois disso chega o momento de receber a benção de Deus-Trino, em ocasiões especiais é concedida a benção solene com três invocações. Acontece então o selo com o sinal da redenção e o sinal da Santa Cruz. Recai sobre os indivíduos a benção de Deus todo-Poderoso que é Pai, Filho e Espírito Santo. O final da Celebração da Eucaristia é um bom momento para fazer as suas reflexões sobre como tem se portado enquanto cristão e como deseja guiar a sua vida desse ponto em diante.
Gostou de entender como funciona a Celebração da Eucaristia? Deixe seus comentários abaixo e compartilhe em suas redes sociais!