Segunda consta na Bíblia, Jesus nasceu em Belém, no Estado da Palestina, a cerca de 10 km do sul da cidade de Jerusalém. Belém possui uma das comunidades cristãs mais antigas do mundo.
Explicação Segundo a Bíblia
Nos Evangelhos de São Mateus, São Lucas e São João é dito que Jesus nasceu em Belém de Judá, alguns de maneira bem direta e outros apontam de maneira indireta.
Apesar de apontarem que o nascimento ocorreu na cidade, não há pistas da localização exata de onde isso ocorreu. Mas, por volta do século II, uma pequena gruta passou a ser venerada como o lugar do nascimento do Salvador, e no século IV, Santa Helena, que era mãe do imperador Constantino, mandou construir uma igreja no local.
Conhecendo Belém
Para chegar a Belém é preciso desembarcar em Jerusalém, e de lá pegar um ônibus ou carro alugado até a cidade. A Melhor época para visitar o local é entre dezembro e março, quando as temperaturas são mais baixas e há poucas chuvas.
Na cidade vivem cerca de 40 mil palestinos, contando com 30 aldeias e três campos de refugiados. Recebe anualmente cerca de dois milhões de peregrinos, sendo focado no geral, em turismo religioso.
Alguns fatos sobre a cidade:
A Cidade É Santa Para Três Religiões
Três religiões monoteístas possuem Belém como uma cidade Santa. No coração da cidade há a Igreja da Natividade, que é considerada o local de nascimento de Jesus, que é administrada por três igrejas cristãs, a armênia, católica e a ortodoxa.
A cidade também conta com o Túmulo de Raquel, que fica no extremo da cidade e é considerado o local mais sagrado no judaísmo.
Patrimônio da UNESCO
Em 2012 a Igreja da Natividade, construída inicialmente no século IV, entrou para a lista de Patrimônios Mundiais da Humanidade, criada pela UNESCO. Na época, ocorreu forte oposição, tanto dos Estados Unidos como de Israel, mas os palestinos consideraram a declaração uma vitória histórica.
O Túmulo de Raquel é considerado pela UNESCO uma mesquita, e no ano de 2010 estabeleceu uma resolução que descreve ele sendo “a mesquita Bilal Bin Rabah/Túmulo de Raquel em Belém”.
Procissão E Missa Do Galo
Os fiéis todos os anos vão no dia 24 do mês de dezembro em Belém, para participar de uma procissão do patriarca latino, que parte de Jerusalém e cruza o muro da separação, que foi construído por Israel.
A procissão é um verdadeiro evento, feita com escolta de escoteiros, que usam gaitas e tambores, partindo de Jerusalém para a Igreja da Natividade, unem-se a procissão outras que vem a partir da praça do Pesebre.
Quando bate meia noite, do dia 24 para o dia 2, ocorre a missa do galo, na Igreja de Santa Catarina, que está localizada ao lado da Igreja da Natividade. Nessa missa há a presença de vários líderes religiosos e representantes políticos da palestina.
Muro da Separação
Israel ergueu no ano de 2002 uma barreira de segurança, localizada na Cisjordânia. Muitos chamam essa barreira de “muro do apartheid”, pois separa Belém de Jerusalém e de outras localidades vizinhas.