Óleo de Unção Mirra Significado: O Que Representa?

De nome científico Commiphora myrrha, a mirra, é uma planta com características bastante interessantes tendo a capacidade de frutificar no meio da região desértica do nordeste do continente africano. A resina de mirra é bastante popular por oferecer benefícios a saúde como tratar entorses e torcicolos.

Os cristãos valorizam demasiadamente a mirra, pois foi um dos primeiros presentes que Jesus Cristo recebeu ao nascer e também é mencionada algumas vezes como ingrediente de óleo de unção. Continue lendo para entender um pouco mais sobre a mirra e os seus significados.

Conhecendo a Planta Mirra

Essa planta é originária da porção nordeste do continente africano pode ser encontrada também na Índia, Oriente Médio e Tailândia. Trata-se de uma árvore bastante espinhosa que pode atingir até 5 metros de altura. Suas folhas são caducas e apresenta flores numa tonalidade entre vermelho e amarelo. Os frutos são pontiagudos. Pode crescer em matas preferindo o solo bem drenado numa área de exposição ao sol.

Mirra: O Que Representa na Religião?

Para os cristãos, a mirra, é uma planta sagrada e está fortemente associada a eventos da fé. Há diversas citações incluindo essa planta na Bíblia demonstrando o quanto ela é relevante nesse universo. Quando Deus ordenou a Moisés que construísse o Tabernáculo definiu a mirra como a primeira essência para fazer o óleo de unção que tornaria o espaço sagrado.

Outra passagem em que a mirra aparece na Bíblia é aquela a respeito dos doze meses de preparação de beleza de Ester, esse é um dos principais ingredientes. A mirra voltou a ter grande relevância na fé cristã ao ser escolhido como um dos presentes concedidos a Jesus Cristo quando ele nasceu. Quando o Salvador foi crucificado lhe deram vinho e mirra para que suas dores fossem aliviadas. Na preparação do corpo de Jesus para o sepultamento foi usada a essência de mirra e aloés.

No Antigo Testamento o óleo de unção tinha como função reconhecer pessoas e objetos como escolhidos por Deus para cumprir uma missão. Era uma forma de Deus incutir o Espírito Santo na essência daqueles que recebiam a unção concedendo-lhes muitas vezes o dom necessário para seguir em sua empreitada. No Novo Testamento o óleo de unção ganha um novo significado ao ser utilizado muitas vezes para curar enfermos e dar boas-vindas.

Curiosidades Sobre a Mirra

Confira abaixo algumas curiosidades sobre a mirra.

– Mirra Para os Egípcios

Mirra Para os Egípcios

Mirra Para os Egípcios

A mirra era utilizada pelo povo egípcio para cultuar o deus do Sol além de ser um dos ingredientes utilizados no processo de mumificação.

– Incenso

A mirra era utilizada como incenso em funerais e cremações até o final do século XV.

– Uso em Celebrações Religiosas

Mirra na Missa

Mirra na Missa

A planta é usada em algumas celebrações religiosas como as missas cristãs e também na gira da umbanda.

– Força

Árvore de Mirra

Árvore de Mirra

A extração da mirra é feita por meio de golpes na casca da árvore algo que demonstra a necessidade de ter força.

Gostou de saber mais sobre a mirra e o seu significado? Deixe seus comentários se você já conhecia essa história!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.