Ser Batizado Com Espírito Santo É Falar Em Línguas?

Algumas pessoas se perguntam: ser batizado no Espírito Santo leva a pessoa a falar em línguas? Para ter a resposta dessa pergunta vamos conhecer um pouco mais sobre esses assuntos.

O Que É Ser Batizado No Espírito Santo?

Jesus Cristo envia essa experiência aos cristãos, segundo está relatado no Novo Testamento, mais precisamente no Evangelho de Lucas, quando o próprio Jesus fala do batismo no Espírito santo como sendo “a promessa do Pai”, onde os cristãos iriam receber “o poder o do alto” ou poder divino.

Segundo os textos bíblicos, ser batizado no Espírito Santo é receber o poder do próprio Espírito Santo, sendo esse um batismo diferente do batismo feito através da água. Ainda nos textos bíblicos é possível encontrar relatos onde é dito que o batismo no Espírito Santo irá conceder dons espirituais aos batizados, que podem ser chamadas de habilidades ou até mesmo carismas, sendo esses dons: curar os enfermos, fazer profecias e falar em línguas (há ainda outros poucos relatos sobre dons diferentes).

Para muitos cristãos a ideia dos dons espirituais é verdade, porém, somente o povo de Pentecostes foram abençoados com eles, já o movimento Pentecostais acredita que ainda nos dias de hoje as pessoas podem adquirir tais habilidades.

A ideia do batismo no Espírito Santo é diferente dentre religiões. No catolicismo a pessoa já recebe o batismo no Espírito Santo quando é batizado em água, sendo o seu primeiro sacramento, sendo que segundo essa religião não há necessidade de um segundo batismo. Então, para os católicos o Batismo no Espírito Santo não é um requisito para a salvação, pois não é algo separado do seu batismo comum.

Já nas religiões pentecostal e carismática o Batismo no Espírito Santo é algo distinto do primeiro batismo onde se recebe o Espírito Santo, essa crença se fundamenta em passagens bíblicas que trazem relatos de como as pessoas se expressavam quando eram batizadas no Espírito Santo.

O Que É O Dom Espiritual De Falar Em Línguas?

Falar Em Línguas

Falar Em Línguas

Falar em línguas quer dizer falar numa língua até então desconhecida pela pessoa, e como em um passe de mágica ela desenvolve a habilidade de falar tão facilmente que parece até ser sua língua original.

O ato de falar em línguas é relatado várias vezes na Bíblia, aparecendo pela primeira vez no dia de Pentecostes: Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles.Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.” (Atos 2:1-4)

Atos 2:1-4

Atos 2:1-4

Para além desse relato há diversos outros sobre pessoas que falam em línguas, segundo eles, esse é o Espírito Santo falando, pois ele fala mistérios para os seres humanos normais.

Segundo relatos bíblicos as pessoas que conseguiam o dom de falar em línguas não entendiam qual era o sentido desse dom espiritual. Nos evangelhos de Paulo ele tenta explicar o sentido:
E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para proveito de todos: Porque a um é dada a palavra de sabedoria por meio do Espírito, a outro a palavra de conhecimento pelo mesmo Espírito, a outra fé, pelo mesmo Espírito, a outros dons de cura, pelo mesmo Espírito, a outro a operação de milagres, a outro a profecia, a outro discernimento dos espíritos, a outro a variedade de línguas, a outro a interpretação de línguas” (1 Coríntios 12:. 6-10.)

Acredita-se que esse dom é dado para ajudar na edificação do corpo de Cristo, formando a igreja, pois quem fala em línguas consegue edificar a si mesmo. Esse dom pode expressar os sentimentos daquela pessoa e também do Espírito Santo de uma forma nova, que não seja pelas palavras simples e conhecidas, ou seja, ele ajuda e expressar o que quem não tem esse dom, não consegue. Falar em línguas também da a chance de ser compreendido por mais pessoas.

Outro motivo para esse dom existir é simplesmente para ser um sinal para aqueles que não acreditam em Deus, pois quem consegue falar uma língua que nunca havia visto? Somente por meio de um milagre de Deus isso é possível.

Mas Como Receber O Dom Espiritual De Falar Em Línguas?

Nem todas as pessoas recebem dons espirituais, na Bíblia consta que quem receberia esses dons seriam: os apóstolos, os profetas e os mestres, ou seja, não são todas as pessoas que recebem esse dom.

As pessoas são escolhidas para receber seus dons espirituais, não há um “truque” para que isso ocorra, mas com certeza são escolhidos somente aqueles que têm fé em Deus, que são boas pessoas, ajudam o próximo, se colocam no lugar do outro e praticam bons atos.

Mas Então, Ser Batizado Com Espirito Santo É Falar Em Línguas?

Não necessariamente, pois os dons espirituais não são o único sinal de que uma pessoa foi batizada no Espírito Santo, além disso, existe mais de um dom espiritual, e a pessoa pode receber algum dos outros dons, e não receber o de falar em línguas. O dom de falar em línguas “chama mais atenção”, pois é algo fácil de notar caso ocorra, já o dom da cura, dom da profecia e outros dons são difíceis de serem notados, demandando mais tempo. Alguns outros dons são mais comuns de serem vistos, e muitas pessoas nem percebem que esse é um dom, como por exemplo, o dom de profetizar (passar a palavra de Deus adiante).

Além disso, também há casos de pessoas que não possuem o Espírito Santo e que desenvolve a fala em línguas estranhas, algumas religiões e Igrejas até acreditam que tais pessoas estão sob a posse de entidades maldosas.

Pomba do Espírito Santo

Pomba do Espírito Santo

As pessoas que acreditam em Jesus e no Espírito Santo com muita fé já foram batizados no Espírito Santo, pois essas pessoas tem fé e passam a palavra Dele para frente. Por isso, as pessoas que acreditam no batismo do Espírito Santo não devem relacionar essa experiência com falar em línguas.

A relação entre essas duas coisas irá variar muito entre Igrejas e culturas diferentes, pois cada um relaciona as coisas de uma forma, devido aos seus conhecimentos sobre o assunto, mas todas as religiões concordam que falar em línguas não torna nenhuma pessoa superior a outra, por isso, esse é um dom que pode ocorrer, mas, não é uma exigência para os batizados no Espírito Santo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.