A Bíblia Sagrada faz menção a vários tipos de óleos que são usados como óleo de unção, para muitas finalidades diferentes. Vamos conhecer a finalidade de alguns desses óleos e também o que eles representam.
O Óleo Sagrado da Unção
A composição do óleo sagrado da unção é citada em Êxodo 30:23-33, onde é dito o seguinte: “Junte as seguintes especiarias: seis quilos de mirra líquida, a metade disso, ou seja, três quilos de canela, três quilos de cana aromática (cálamo), seis quilos de cássia, com base no peso padrão do santuário, e um galão de azeite de oliva”
Esses seriam os ingredientes para produzir o óleo Sagrado da Unção. A ideia de ungir algo é para consagrar tal objeto ou pessoa, também passa a ideia de entregar tal coisa aos cuidados de Deus, e de limpar aquilo dos problemas da terra. Dessa forma, esse óleo de unção é constantemente retratado na bíblia, principalmente no Antigo Testamento, onde ele é citado diversas vezes, já no Novo Testamento ele é citado de forma menos comum, mas ainda é usado como meio de consagrar alguém que iria assumir alguma posição (como um rei para se preparar para o cargo), dar boas vindas a um visitante querido (usado nos pés de Jesus quando chega em uma determinada casa), e curar feridas da pele (aplicado em cima da ferida e feitas orações).
Esse óleo de unção é usado para preparar o ambiente, para que o local possa receber o Espírito Santo, por isso, é citado no Antigo Testamento que ele deve ser usado para ungir a Tenda onde serão realizados orações, altares, etc. Ele é usado para ungir profetas, pastores, mestres, sacerdotes e evangelistas. Também é usado para santificar lugares e diferentes objetos, além de ser usado para purificar pessoas e também as proteger.
Outros Óleos Contidos Na Bíblia
Além do óleo Sagrado da Unção, Bíblia faz menção a inúmeros outros óleos, sendo eles: óleo de mirra, óleo de canela, óleo de cássia, o bálsamo de Gileade, óleo de nardo, óleo da alegria, óleo da gratidão, óleo das primícias, azeite dourado e o óleo de aloés. Vamos conhecer cada um deles:
Óleo de Mirra
Esse é um óleo usado em casos de Libertação, casamentos, cura, em guerras espirituais e em adorações.
Era usado para expulsar demônios e ungir doentes, como é citado em Lucas 4:18 NVI, onde o óleo é usado como meio de proclamar quem deveria cuidar de outras pessoas e libertar oprimidos. Ele também é citado em Cântico dos Cânticos 5:4-6 NVI, quando é usado após a cerimônia de um casamento. Em Mateus 2:11 NVI, a mirra é usada como presente a Maria, como ato de adoração ao nascimento de Jesus.
Óleo de Canela
Esse óleo é usado na benção familiar, junto de outras especiarias também, ele é citado em vários pontos da bíblia, como em Cântico dos Cânticos 4:14 NVI, Salmos 127:3 NTLH e Salmos 133:1-3 NVI.
Óleo de Cálamo
Ele representa tanto a sabedoria como a ressurreição de Jesus. É citado em 1 Reis 1:39 NVI, quando o rei Salomão é ungido com o óleo de cálamo.
Óleo de Cássia
O óleo de Cássia aparece também juntamente de outras especiarias, como mirra e aloés, sendo usado para fins de libertação e cura. Com ele eram ungidos doentes e pessoas que pareciam estar possuídas, como é citado em Lucas 4:18 NVI, Marcos 6:13 NVI e Isaías 61:1 NVI, onde é dito que após a unção com o óleo de cássia o servo passaria a curar cegos, libertar oprimidos, curar doentes, expulsar demônios, libertar das trevas.
Bálsamo de Gileade
Esse é um bálsamo sem cheiro e que tem como finalidade curar a alma e o corpo. Em várias passagens da bíblia ele é citado como um método para a cura, como em Jeremias 46:11 NVI NVI, onde é dito: ““Suba a Gileade em busca de bálsamo, ó virgem, filha do Egito”! Você multiplica remédios em vão; não há cura para você.”. É um óleo usado na cidade de Gileade com intensas propriedades curativas.
Óleo de Nardo
Esse é um óleo usado para a renovação espiritual e também para a prosperidade, trazendo a presença do Espírito Santo. É citado em João 12:3 NVI, quando Maria derrama nardo sobre os pés de Jesus, e em Marcos 14:3 NVI, quando Jesus da um frasco com óleo a uma mulher para que ela curasse um leproso.
Óleo da Alegria
A composição desse óleo é a mistura de várias especiarias, como mirra, cássia e aloés. Ele tem a finalidade de alegrar o coração que é ungido por ele, como é citado em Isaías 61:2, 3 NVI: “(…) Para consolar todos os que andam tristes e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto e um manto de louvor em vez de espírito deprimido.”
Óleo da Gratidão
É o óleo usado durante a ação de graças.
Óleo das Primícias
O óleo das primícias é usado para a prosperidade e durante o habicurim (a festa de pentecostes).
Azeite Dourado
É um óleo usado para unção da honra, é chamado de azeite dourado, pois em Zacarias 4:12-14 NVI, há a aparição de dois tubos de ouro que derramavam um azeite dourado, e que estavam ali para ungir os que iriam servir a Deus.
Óleo de Aloés
O óleo de Aloés é extraído de uma árvore que contém uma substância aromática, e durante a época bíblica era usado como perfume. O aloés é extraído da madeira em decomposição da árvore do aloés. O óleo era usado como revestimento e para proporcionar poder.
O óleo de aloés foi usado depois da morte de Jesus Cristo, para preparar o seu corpo para sepultamento. Como é mostrado em João 19:39, 40 NVI: “Ele estava acompanhado de Nicodemos, aquele que antes tinha visitado Jesus à noite. Nicodemos levou cerca de trinta e quatro quilos de uma mistura de mirra e aloés. Tomando o corpo de Jesus, os dois o envolveram em faixas de linho, com as especiarias, de acordo com os costumes judaicos de sepultamento”.