A palavra unção aparece diversas vezes na Bíblia e tem como significado consagração, quando mencionada no Antigo Testamento se refere a objetos e pessoas que são ungidos com óleo para que possam se dedicar a algum trabalho especial determinado por Deus. O principal exemplo é Jesus que é o ungido de Deus, aquele que recebeu a consagração sendo o escolhido para salvar a humanidade de seus pecados. A palavra Messias (em hebraico) e Cristo (em grego) tem como significado ‘ungido’.
Os ungidos estão sob a proteção de Deus e devem ter como principal objetivo servir a Ele. Aqueles que recebem a unção devem aceitar o chamado de Deus para cumprir as Suas vontades. A seguir você poderá entender melhor onde se fala sobre unção na Bíblia.
Onde Fala a Respeito de Unção na Bíblia
Abaixo vamos apresentar alguns versículos em que a mensagem da unção aparece.
Coríntios 1:21-22
Nesse versículo se fala a respeito da unção deu Deus que nos sela como sua propriedade garantindo que permaneçamos firmes em Cristo e que fez com que o seu Espírito pudesse habitar nossos corações.
João 2:20
Nesse trecho é citada a unção que vem do Santo e que é de conhecimento de todos para que haja mais tranquilidade em nossos corações.
Lucas 4:17-22
Nessa passagem é mencionado o momento em que os crentes a Deus descobrem que o enviado do Senhor chegou cumprindo a profecia do livro do profeta Isaías. Nesse livro é dito que chegará um enviado por ele que terá recebido a sua unção para que possa pregar boas novas aos mais pobres, oferecer a liberdade a aqueles que estão presos, devolver a visão de quem não pode enxergar e libertar os oprimidos. Alguém pergunta: “Não seria este o filho de José?”.
Salmos 28:8
Nesses salmos se destaca que o Senhor é a força do seu povo e a fortaleza que guarda aquele que é seu ungido.
Atos dos Apóstolos 4:25-27
Trecho que apresenta o levante dos reis da Terra e dos governantes contra o Senhor e contra aquele que é o seu Ungido. Pôncio Pilatos e Herodes se reuniram com o povo de Israel e com os gentios para iniciar uma conspiração contra Jesus, o Ungido de Deus.
Salmos 20:6-8
Versículo que apresenta a confiança no poder de Jesus, o Ungido de Deus, como o grande Salvador da humanidade. Enquanto alguns confiam em carros e cavalos, os crentes a Jesus, acreditam nele como a força para vencer.
João 2:27
Trecho em que fica claro que a unção recebida de Jesus não demanda nenhum outro tipo de ensinamento para que cumpra o seu propósito, contudo, é essencial se manter com Ele para que os ensinamentos também permaneçam. Uma interpretação possível é a de que talvez não seja necessário estudar a Bíblia, apenas abrir seu coração para a unção de Deus.
Crônicas 16:22
Os ungidos por Deus não podem ser maltratados e nem receber quaisquer tipos de mal.
Êxodo 40:9-16
Trecho bíblico em que Moisés cumpre todas as recomendações de Deus quanto a unção com óleo do tabernáculo e de Arão (irmão de Moisés e primeiro sumo sacerdote) e de seus filhos para que pudessem cumprir o sacerdócio. Também receberam unção os utensílios e o altar que fariam parte do tabernáculo como uma forma de prepara-los para a sua função divina.
Levítico 8:10-12
Novamente se fala a respeito da unção dos objetos, do tabernáculo e de Arão e seus filhos para que pudessem cumprir suas funções de sacerdotes.
Samuel 16:12-13
Fala sobre a unção de Davi que foi escolhido por Deus, Samuel o ungiu de acordo com as recomendações do Senhor.
Reis 19:15-16
A unção nesse trecho funciona como a nomeação dos reis, Deus ordenou que Hazael fosse ungido como rei da Síria, Jéu fosse ungido rei de Israel e Eliseu como sucessor profeta.
Daniel 9:25-26
Fala a respeito da morte de um Ungido (provavelmente um rei) que sucederia a reconstrução de Jerusalém. Não há muita clareza e nem interpretações consistentes a respeito do que se trata esse versículo, diz apenas que o Lugar Santo será destruído pelo povo do governante que vier depois do ungido morto.
Habacuque 3:13
Em Habacuque é possível entender melhor a relação de sucesso e castigo que Deus oferece para aqueles que lhe tem fé, mas esquecem dos seus ensinamentos básicos como para aqueles que são maus e não lhe tem fé. Nesse trecho específico Habacuque ressalta a glória daquele que partiu para salvar seu povo e libertar o ungido conseguindo esmagar o líder de uma nação ímpia o desnudando da cabeça aos pés.
Isaías 61:1-3
Profecia sobre a chegada de Jesus, o ungido de Deus.
Salmos 23:5-6
Salmo em que a unção com óleo sobre como a cabeça é citada numa metáfora a figura de Deus como sendo um pastor de ovelhas.
Salmos 45:6-7
Cita a unção com óleo de alegria.