Santo Efrém é um santo cristão, venerado por cristãos de todo o mundo, mas especialmente pelos frequentadores da Igreja Ortodoxa Síria.
História de Santo Efrém
O santo nasceu na Turquia, em uma cidade chamada Nisibi, no ano de 306 depois de cristo. Teve influência religiosa da sua mãe, que era uma cristã fervorosa, já seu pai era um sacerdote pagão.
Apesar de serem casados, os pais de Efrem possuíam uma divergência quanto as religiões, a mãe aceitava a liberdade religiosa, mas o pai tinha forte preconceito com a religião da mãe, quando Efrém nasceu e começou a ser educado na fé cristã, o pai se opunha fortemente, sendo um conflito marcante na infância de Efrém. No início o pai de Efrém tentava discutir com ele sobre a sua fé, tentando convencer o menino a abandonar a religião, quando Efrém cresceu, o pai começou a bater no filho para que ele mudasse de opinião, nada disso adiantou.
Na época em que ele viveu sua juventude havia uma perseguição contra os religiosos, que se evidenciava devido aos vários conflitos ocorridos em sua região. Apesar da fúria dos pagãos o menino Efrém começou a ser devoto de Nossa Senhora, mantendo para si uma fé inabalável, mesmo no mundo em que vivia.
Quando completou dezoito anos Efrém foi expulso de casa, já que o pai não o aceitava como ele era ele então se batizou na igreja cristã e passou a trabalhar para se sustentar, sendo o seu primeiro emprego em um balneário.
Após um tempo ele sentiu um chamado de Deus para se tornar diácono, então seguiu esse caminho, colocando-se a serviço da comunidade em que vivia, ajudando os mais necessitados.
No ano de 338, quando Efrém tinha vinte e dois anos de idade, a cidade em que vivia, Nisibi, sofreu uma invasão persa, fazendo que várias pessoas tivessem que fugir da cidade, sendo Efrém uma delas, que se mudou para a cidade de Edessa, que também fica na Turquia.
Professor, Poeta E Compositor Cristão
Quando chegou a cidade de Edessa ele se tornou diretor de uma escola cristã, onde ele passou a ensinar a viver ao seu modo de vida, uma vida simples e rígida, seguindo sempre a doutrina e os princípios cristãos.
Efrém utilizava um pouco de poesia em suas falas, logo começou a fazer sucesso pelos sermões harmoniosos e passou a ser procurados por diversas pessoas. A sua fala era tão bela quanto simples e compreensível, fazendo com que todos o entendessem, desde os mais humildes ao mais nobre.
Quando conheceu o bispo Santo Ambrósio de Milão e Diodoro de Antioquia, eles o incentivaram a escrever cânticos e músicas cristãs, utilizando a linguagem da sua região, logo, o que ele escrevia começou a se espalhar e se tornar popular entre os religiosos das cidades próximas a que vivia. Por meio de suas músicas foi possível que muitas pessoas conhecessem mais sobre Deus e sobre a fé cristã.
Depois de um tempo e do sucesso que ele fez, começou a ser chamado de “Harpa do Espírito Santo”, apelido carinhoso e que remetia ao seu sucesso por criar cânticos tão belos e emocionantes. Ao todo ele possui mais de vinte canções dedicadas a Nossa Senhora, de quem ele era forte devoto.
Partindo da sua região, os seus cânticos foram se espalhando por todos os cristãos do Oriente médio, logo depois atingindo o mundo, sendo traduzidos para a língua grega, e mais tarde para outros idiomas.
Morte de Santo Efrém
Ele faleceu no dia 9 do mês de junho do ano de 373, com 67 anos de idade, na cidade de Edessa, onde viveu a maioria dos anos de sua vida. Efrém nunca foi ordenado padre, pois sentiu que sua vocação era ser diácono.
Após a sua morte ele passou a ser venerado como santo, e foram relatados diversos milagres e graças recebidas em sua intercessão. No ano de 1920 ele foi canonizado pelo Papa Bento XV, e foi considerado o Doutor da Igreja. Atualmente ele é venerado tanto pelos católicos orientais como pelos ocidentais.
Oração composta por Santo Efrem
“Não me sepulteis com aromas suaves, porque essa honra de nada me serve” Nem useis incensos e perfumes, porque essa honra não me traz benefícios. Queimai incenso no lugar sagrado; quanto a mim, acompanhai-me somente com vossas orações. Oferecei vosso incenso a Deus; e enviai hinos para o lugar onde eu estiver. Em vez de perfumes e aromas, lembrai-vos de mim em vossas orações… Foi decretado que eu não possa me demorar aqui por muito tempo. Dai-me como provisão para a viagem vossas orações, salmos e sacrifícios. Amém.”