Movimento Apostólico Internacional de Schoenstatt
Mãe Peregrina também é conhecida como Mãe Rainha, Mãe Rainha de Schoenstatt e Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Mãe Peregrina é o centro da espiritualidade do Movimento Apostólico Internacional de Schoenstatt.
Movimento esse da igreja católica, em sua vertente mariana, que foi fundado em 18 de outubro de 1914, em Schoenstatt, na Alemanha, esse movimento tem como objetivo a renovação religiosa e moral das pessoas por meio da educação dos homens novos, que constrói uma nova sociedade.
Foi o padre Joseph Kentenich, quem deu inicio ao movimento apostólico, através da Aliança de amor dele por Maria, mãe de Jesus. Conta a história que o padre estava realizando uma palestra para os seminaristas em Schoenstatt, quando teve uma inspiração divina e convidou os alunos para rezarem a Maria, e oferecer sacrifícios a ela pela educação. Padre Kentenich pediu para que a Capela de São Miguel, na cidade de Schoenstatt, virasse um Santuário de Glórias de Nossa Senhora, assim feito, a capelinha se transformou em um local de graças manifestadas em nome de Nossa Senhora, principalmente seus feitos como educadora.
Imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt
A imagem que foi colocada no primeiro Santuário da Mãe Rainha, antiga Capela de São Miguel, era copia de um quadro do pintor italiano chamado Crosio, a pintura original levava o nome de “Refugium Peccatorum”, que significa Refúgio dos pecadores. Foi em 1915 recebeu o nome de Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, como ficou conhecida no mundo todo.
Na imagem Maria, Mãe de Deus, segura seu filho, Menino Jesus nos braços, ambas as mãos de Maria abraçam o menino. Seu manto se encontra dobrado sobre o menino, o protegendo, passa a ideia de o deixar livre mas ao mesmo tempo o proteger, ele é envolvido com um véu, que parece ser o mesmo que cobre a cabeça da Mãe.
Consagração a Nossa Senhora
“Ó Senhora minha, ó minha Mãe, Eu me ofereço todo a vós, E, em prova da minha devoção para convosco, Vos consagro, neste dia, os meus olhos, meu ouvidos, minha boca, meu coração, e, inteiramente, todo o meu ser: e por assim sou vosso. Ó incomparável Mãe, Guardai-me, defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.”
Oração da Confiança (composta pelo Pe. José Kentenich)
“Confio em teu poder e em tua bondade. Em ti confio, com filialidade. Confio cegamente em toda situação. Mãe, no teu Filho e na tua proteção.”
Oração à Mãe e Rainha:
Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável. Mostra-Te Mãe na minha vida. Toma-me nos Teus braços, toda vez que sou frágil. Mostra-Te Rainha e faz do meu coração o Teu trono. Reina em tudo o que eu fizer. Eu Te corôo como Rainha dos meus empreendimentos, dos meus sonhos e dos meus esforços. Mostra-Te vencedora no meu dia a dia, esmagando a cabeça da serpente do mal, nas tentações que me afligem. Vence em mim o egoísmo, a falta de perdão, a impaciência, a falta de fé, de esperança e de amor. Tu és Três Vezes Admirável. Eu sou mil vezes miserável. Converte-me Mãe, para a glória de Teu Filho Jesus. Amém.