A figura de São Timóteo é uma das mais recorrentes no Novo Testamento sendo que há duas epístolas endereçadas a ele assim como uma série de referências, algumas diretas e outras indiretas, feitas a esse personagem em outros livros bíblicos como Tessalonicenses e Coríntios. Mas, afinal quem foi esse obreiro? Continue lendo para se informar mais sobre esse personagem de grande relevância na Bíblia.
São Timóteo: Quem Foi Ele?
Acredita-se que o líder jovem da então primitiva igreja nasceu na província de Listra, na Galácia. Outra possibilidade para sua terra natal é a província de Derbe que juntamente com Listra recebe a alcunha de “cidades da Licaônica” em Atos 14:6. Embora o pai de Timóteo fosse grego sua mãe e avó eram judias que podem ser sido convertidas na passagem de Paulo por Listra e Derbe.
A Parceria Com Paulo
A versão mais aceita para a história da de São Timóteo é que durante a segunda viagem do missionário Paulo para Listra e Derbe ele teria ficado impressionado com o desenvolvimento do jovem levando-o então para desenvolver um trabalho em parceria. O legado desses dois homens de Deus oferece inspiração até os dias de hoje.
Uma curiosidade da história de Timóteo é que ele precisou ser circuncidado para que pudesse acompanhar Paulo uma vez que eles passariam por muitas regiões habitadas predominantemente por judeus. O objetivo para a circuncisão era evitar discriminação em relação a Timóteo, contudo, Paulo era contrário a obrigatoriedade desse procedimento.
A explicação mais plausível para o fato de que Timóteo não era circuncidado é que seu pai era grego. Porém, fica o adendo de que não há nenhuma menção de que seu pai tivesse qualquer responsabilidade pela sua educação religiosa e nem que ainda era vivo quando Paulo recrutou Timóteo. A Bíblia explica que Timóteo recebeu um dom espiritual após ter orações feitas por Paulo e os anciãos locais sobre ele.
Escolhido Por Deus
Por mais que pareça que foi Paulo quem escolheu Timóteo é importante mencionar que na verdade foi Deus quem o escolheu. Paulo sabia dos planos de Deus e por isso preparou o jovem que se tornaria um grande exemplo dentro da igreja primitiva. E mesmo sendo capacitado para desempenhar a sua missão, Timóteo, nunca se mostrou desobediente ou arrogante. Nas passagens bíblicas a seu respeito é possível perceber que ele se portava como um discípulo de Paulo.
Exemplo
São Timóteo se tornou um exemplo sendo muito querido entre os membros da igreja primitiva sempre recebendo excelentes testemunhos sobre si. A mãe e avó de Timóteo tiveram grande responsabilidade sobre a retidão de conduta do jovem cuja boa fama chegou até Icônio. Sua reputação não foi construída de um dia para outro, foi algo galgado diariamente por meio de bons feitos.
A aparência de Timóteo era frágil e jovem quando foi recrutado por São Paulo para cumprir sua missão. Em algumas cartas de Paulo para Timóteo ele reforçava a importância que seu discípulo demonstrasse confiança e conhecimento por meio de sua forma de se portar e de falar tornando-se um exemplo.
24 Menções
O nome do braço direito de Paulo, São Timóteo, aparece 24 vezes no Novo Testamento, nas cartas de Paulo (sendo duas endereçadas a ele) e no livro dos Atos dos Apóstolos. Uma das funções mais importantes assumidas por São Timóteo era atuar como representante de São Paulo indo a lugares que o próprio não podia ir.
Pregou com grande alegria e sofreu com dignidade as mazelas da perseguição por defender o nome de Jesus. Juntamente com São Paulo e outros apóstolos foi açoitado e preso. Por meio das cartas de Paulo é possível saber que São Timóteo estava ao seu lado durante a prisão em Roma além de ter viajado como missionário para lugares como Corinto, Éfeso, Filipos, Atenas, Roma e Tessalônica.
Por dois anos Timóteo e Paulo ficaram presos em Cesareia Marítima, Israel. Depois desse período Paulo foi transferido para Roma e Timóteo posto em liberdade. Mesmo livre ele continuou ajudando seu mestre em tudo o que podia. Paulo o enviou para Éfeso.
Bispo
Perto do ano 66, Paulo, retornou de Roma e encontrou Timóteo como Bispo de Éfeso nomeando-o então líder da igreja em toda a Ásia Menor. O jovem bispo conseguiu ter um ministério repleto de fé e muito efetivo em espalhar a fé cristã em toda a região. As cartas de Paulo desse período se tornaram uma verdadeira inspiração que acende a chama da fé até os dias atuais.
Fidelidade a São Paulo
Quando Paulo foi novamente preso e abandonado por muitos discípulos encontrou em Timóteo um aliado que o ajudou em tudo o que pode. São Paulo sabia que a sua morte se aproximava e pode contar com seu braço direito para escrever o máximo possível antes do fim derradeiro.
A Morte de São Timóteo
São Timóteo faleceu defendendo sua fé em Jesus Cristo, ao saber que um grande culto pagão era realizado para a deusa Diana ele foi até o local e fez um discurso a respeito do quão vazio era aquele tipo de culto. Os organizadores, no entanto, incitaram o povo que havia ido ao festejo contra Timóteo que morreu a pedradas e pauladas. A celebração de São Timóteo acontece no dia 26 de janeiro, um dia após a festa de São Paulo.