As dinâmicas de grupo são bastante importantes para ajudar na construção do caráter dos indivíduos que delas participam e por isso mesmo funciona tão bem entre os evangélicos. Para quem lidera um grupo jovem em sua igreja e está em busca de dinâmicas que estimulem o compromisso entre os indivíduos recomendamos as opções a seguir que são fáceis e práticas de aplicar na rotina do grupo.
Opções de Dinâmicas para Jovens Evangélicos Sobre Compromisso
Dinâmica: O Espelho
Quais os objetivos – Estimular o compartilhamento de sentimentos.
Aplicando a Dinâmica
Essa dinâmica exigirá do grupo grande concentração em seus próprios sentimentos. O líder deve pedir que cada um dos participantes pense em alguém de quem gosta muito, uma pessoa a quem ame de verdade, pode ser um familiar, um amigo ou até um namorado ou namorada. Diga a eles que interiorizem o pensamento nesse indivíduo e então reflitam sobre os sentimentos que tem a seu respeito escrevendo-os num pedaço de papel.
Em seguida todos devem colocar esses pedaços de papel numa caixa, peça que cada participante se dirija até a caixa e leia sem silêncio a reflexão de algum colega pensando no quanto ela se assemelha a sua própria reflexão. Depois que todos tenham feito isso o líder deverá então conversar a respeito de como cada indivíduo se sente em relação a pessoa em quem pensou e como interpretou os sentimentos escritos nos papéis dos colegas.
É interessante que os jovens entendam que existem diferentes maneiras de se comprometer com as pessoas amadas, embora, todas elas perpassem pelo amor e pelo fortalecimento de laços.
Dinâmica: O Outro Lado
Quais os objetivos – Identificar uma meta em comum para o grupo estimulando assim a sua união e noção de compromisso enquanto indivíduos que pertencem a mesma comunidade.
Aplicando a Dinâmica
O líder do grupo não pode dizer aos indivíduos quais são os objetivos até que a mesma esteja em andamento. Todos os participantes devem ser colocados no fundo da sala de maneira a cobrir toda a parede. É essencial que todos permaneçam em silêncio para que possam ouvir com atenção a ordem que será dada. O líder da atividade deve ordenar que o grupo chegue a parede oposta o mais rápido que puder da forma mais eficiente quanto possível.
O grupo deve permanecer em silêncio, o coordenador deve repetir a ordem várias vezes sempre dizendo que a mesma não foi cumprida. Adicione obstáculos como cadeiras e mesas no caminho e somente diga que a ordem foi devidamente cumprida quando achar que o grupo conseguiu chegar ao seu objetivo de maneira organizada, isto é, respeitando o ritmo de cada um. Para finalizar essa atividade o líder deverá perguntar como cada indivíduo se sentiu ao realizar essa atividade.
Questione sobre quem se sentiu desrespeitado, sobre como as lideranças foram surgindo ao longo do tempo de dinâmica enfim faça um debate sobre como o compromisso entre os jovens e a vontade de se ajudar mutuamente resolveu o problema.
As dinâmicas são formas divertidas de promover interação entre os participantes do grupo de jovens evangélicos.