Paróquia Nossa Senhora de Fatima – Itaúna

A história de Nossa Senhora de Fátima é bastante conhecida entre os católicos, ela é uma representação de Nossa Senhora Mãe de Jesus. No ano de mil novecentos e dezessete, o Papa pediu para que todos os católicos se unissem em oração pedindo a paz, pois o mundo passava por um momento de guerra, oito dias após esse pedido, Nossa Senhora de Fátima fez sua primeira aparição, num local chamado Cova da Ira, em Portugal numa aldeia chamada Fátima, no dia treze de maio de mil novecentos e dezessete. Por volta do meio dia os três pequenos pastorinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco brincavam pelo campo enquanto cuidavam de um rebanho e pararam para rezar o terço, ao final do terço, um clarão parecido com relâmpagos apareceu no céu, as crianças pensaram que iria chover e recolheram o rebanho, quando um outro clarão apareceu por cima de uma árvore, e nele um rosto, o de Nossa Senhora de Fátima, os três se assustaram mas logo ficaram tranquilos pois ela disse que vinha do céu. A mulher lhes disse “Vim para pedir que venhais aqui seis meses seguidos, sempre no dia 13, a esta mesma hora. Depois vos direi quem sou e o que quero. Em seguida, voltarei aqui ainda uma sétima vez.” além de falar “Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo, e o fim da guerra”, assim pelos meses que se seguiram ela fez suas aparições. Na sua segunda aparição cinquenta pessoas acompanharam os pastorinhos, as pessoas os julgavam como mentirosos, na sua ultima aparição ela havia prometido um milagre, as pessoas ficaram sabendo e reuniram-se mais de sete mil pessoas para ver. Fazia um dia nublado, as nuvens ficaram pesadas e negras, no meio delas surgiu o sol, e ele começou a girar rapidamente como se fosse um bola de fogo, nessa ultima aparição ela pediu para que construíssem uma capela em sua homenagem naquele local. Em suas aparições ela também revelou três segredos, a visão do Inferno, o que parecia um mar de fogo abaixo da Terra, com criaturas asquerosas com aparência nunca antes vista, corpo transparente e negro, o segundo segredo foi A devoção pelo imaculado coração de Maria, que seria como sentir um amor mais ardente e devoto, o terceiro foi um visão do que para eles seria a representação de Deus.

A essas aparições atribuíram-se vários milagres, e tempo depois até o fim da guerra, a mensagem que parece querer ser transparecida é que Deus existe e que por meio dele podemos nos livrar das guerras e tristezas do mundo. Espalhadas pelo mundo há diversas igrejas que veneram a imagem Nossa Senhora de Fátima, uma delas se localiza em Itaúna, um município de Minas Gerais.

A paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Itaúna foi criada no dia doze de novembro de mil novecentos e cinquenta e nove, ela foi criada a partir do momento que se desmembrou da paróquia de Sant’Ana de Divinópolis. O primeiro Pároco foi o Padre Luiz Turkenburg, um holandês que veio para o Brasil e fazia parte da Congregação do Espirito Santo, juntamente com outros Padres de sua congregação eles vieram para o Brasil e se estabeleceram em Itaúna, onde começaram a desenvolver a educação, e a comunidade em geral. Ele era músico e muito empreendedor, foi dele a ideia de começar a construção da igreja, assim como construiu também capelas nas zonas rurais e escolas. A escolha da Nossa Senhora de Fátima para abençoar a igreja foi muito sábia, atualmente ela é uma comunidade prospera com cerca de dezoito mil habitantes.

Oração a Nossa Senhora de Fátima

“Santíssima Virgem,
que nos montes de Fátima
vos dignastes revelar a três pastorinhosos
tesouros de graças
contidos na prática do vosso santo Rosário,
incuti profundamente em nossa alma
o apreço em que devemos ter esta devoção,
a vós tão querida,
a fim de que, meditando os mistérios da Redenção,
que neles se comemoram,
nos aproveitemos de seus preciosos frutos
e alcancemos a graça (diga alguma graça que desejar)
que vos pedimos,
se for para a glória de Deus
e proveito de nossas almas.
Assim seja.
Pai-nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.”

Hino a Nossa Senhora de Fátima

“Nossa senhora, celeste aurora,
A toda hora, o teu olhar.
Tão indulgente e tão clemente,
A toda gente vem confortar

À Fátima vieste, ó mãe querida,

Compadecida do povo teu
E já o mundo inteiro te venera
E considera o amparo teu.

Neste recanto, tranquilo e santo,
Abre teu manto sobre o brasil.
Nele pairando vai derramando,
Vai espalhando favores mil.

Tu és maria conforto e guia
Na travessia que ao céu conduz.
No mar da vida, ó mãe querida,
Doce guarida ser nossa luz.

Ó virgem pura, com que ternura,
Com que ventura celestial.
Pra venerar-te, e mais amar-te
Fomos buscar-te em Portugal.”


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.