A Paróquia Sagrado Coração de Jesus Está Localizada no Distrito de Itaúna, em Minas Gerais.
A cidade de Itaúna tem o nome com origem na lingua tupi, e significa pedra negra. Ela se localiza a setenta e seis quilômetros da capital Belo Horizonte. Sua população é de aproximadamente noventa e dois mil habitantes, e a cidade possui alguns pontos turísticos, tendo como pontos turísticos religiosos a cidade possui a gruta de Nossa Senhora, Igreja da Matriz de Sant’Ana e a igreja da paroquia sagrado coração de jesus.
A História do Sagrado Coração de Jesus
O sagrado coração de jesus representa na igreja católica uma das três solenidades do tempo comum, é comemorado na segunda sexta feira após a solenidade do Corpus Christi. E em cada primeira sexta feira do mês é também celebrada, tendo como finalidade estimular os cristãos a a retribuir o amor de Jesus. Ela consiste na veneração do coração de jesus, que representa o mais íntimo do seu amor.
A igreja católica começou a devoção a essa solenidade graças a Santa Margarida Maria, ela era uma religiosa que teve grandes revelações por parte de Jesus Cristo, ele a deu a missão de divulgar e propagar no mundo a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. É contado que Jesus apareceu pra ela três vezes, a primeira no dia vinte e sete de dezembro de mil seiscentos e setenta e três, a segunda ocorreu um ano depois, em mil seiscentos e setenta e quatro, e a terceira dois anos depois da primeira, em mil seiscentos e setenta e cinco. Ela então registrou as revelações que a foram feitas, e dessas revelações foram escritos doze promessas do Sagrado Coração de Jesus. Um comerciante em meados de mil oitocentos e oitenta começou a divulgar essas promessas, e a partir desse impulso elas começaram divulgação mundial.
Alguns papas ao longos dos anos então começaram a recomendar o Sagrado Coração de Jesus, tornando-se então algo sagrado para toda a igreja católica. Ao longa da história, alguns santos eram devotos do Sagrado coração, a Santa Margaria Maria sendo pioneira, e tendo alguns outros exemplos como Santa Gertrudes, a grande, Santa Catarina Siena, Beata Maria do Divino Coração, São Francisco de Assis, São Francisco Xavier, Santa Faustina, dentro outros santos, em sua história é possível ver a devoção que eles tinham pelo sagrado coração. Jesus fez um pedido, que os fieis participassem de missas nas sextas feiras por nove meses seguidos, e fez doze promessas para quem cumprisse, são elas:
- Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.
- Estabelecerei a paz nas suas famílias.
- Abençoarei os lares onde for exposta e honrada a imagem do Meu Sagrado Coração.
- Hei-de consolá-los em todas as dificuldades.
- Serei o seu refúgio durante a vida e em especial na hora da morte.
- Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos.
- Os pecadores encontrarão no Meu Sagrado Coração uma fonte e um oceano sem fim de Misericórdia.
- As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas.
- As almas fervorosas ascenderão rapidamente a um estado de grande perfeição.
- Darei aos sacerdotes o poder de tocarem os corações mais empedernidos.
- Aqueles que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no Meu Sagrado Coração e d’Ele nunca serão apagados
- Prometo-vos, no excesso de Misericórdia do Meu Coração, que o Meu Amor Todo-Poderoso concederá, a todos aqueles que comungarem na Primeira Sexta-Feira de nove meses seguidos, a graça da penitência final; não morrerão no Meu desagrado nem sem receberem os Sacramentos: o Meu Divino Coração será o seu refúgio de salvação nesse derradeiro momento.
A promessa doze é conhecida como a grande promessa. Existem algumas orações do Sagrado Coração de Jesus, a mais conhecida delas é a seguinte: ” Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Entrego-me e consagro ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo minha vida, minhas ações, dores e sofrimentos, para que eu utilize meu corpo somente para honrar, amar e glorificar o Sagrado Coração. Esse é meu propósito definitivo e único: ser todo de Deus e fazer tudo por amor a Ele, e ao mesmo tempo, renunciar, com todo meu coração, qualquer coisa que não lhe compraz, além de tomar-te, ó Sagrado Coração, para que sejas ele o único objeto de meu amor. Ó guardião de minha vida, meu seguro de salvação, o remédio para minhas fraquezas e inconstâncias, a solução aos erros de minha vida e meu refúgio seguro à hora da morte. Seja, ó Coração de Bondade, meu intercessor ante Deus Pai e livra-me de Sua sabia ira. Ó Coração de Amor, ponho toda minha confiança em ti, temo minhas fraquezas e falhas, mas tenho esperança em tua divindade e bondade. Tira de mim tudo o que está mal e tudo o que não faça Tua santa vontade. Permite a Teu amor puro a que se imprima no mais profundo de meu coração, para que eu não me esqueça nem me separe de ti. Que eu obtenha de tua amada bondade a graça de ter meu nome escrito em Teu coração, para depositar em Ti toda minha felicidade e glória, viver e morrer em Tua bondade. Amém”.
História da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Itaúna
A fundação teve inicio em vinte e sete de março de mil novecentos e trinta, inicialmente era apenas uma capelinha, com a doação do proprietário da Cia Tecidos Santanense inicial para a construção da capela. As obras começaram somente dois anos depois, no dia dezessete de abril, numa área de oitocentos e dez metros quadrados. Após a construção foi a vez de escolher o padroeiro da capela, e foi escolhido então o Sagrado Coração de Jesus, tendo uma imagem benzida no dia dezenove de junho de mil novecentos e trinta e três. Quase um ano depois a capela foi benzida e começou com seu primeiro vigário, Pe. José Ferreira Neto. Em mil novecentos e cinquenta e três, a então igreja foi elevada a paróquia. Com o crescimento da população a capela já não era mais suficiente, o atual pároco Pe. Antônio João Maria Wiemmers começa a reunir esforços para a criação de um novo templo, em mil novecentos e sessenta e um da-se inicio a obra, que termina seis anos depois, a nova igreja tem design moderno e é a estrutura que está até os dias atuais.