O Sacramento da Reconciliação (também chamado de Sacramento da Penitência ou da Conversão) é o convite para que o indivíduo se arrependa dos seus pecados e retorne ao caminho de Jesus. Os seres humanos estão sujeitos a falhas e a cometer erros que os levam a pecar. Ações egoístas, preguiçosas, empreendimento de mentiras, inveja entre outras manifestações são pecados que precisam de perdão.
Somente ao receber o perdão o indivíduo retorna a sua condição pura honrando assim Jesus. Contudo, na condição humana é difícil se manter puro por muito tempo e logo novos pecados exigem novamente o Sacramento da Reconciliação. Entenda um pouco mais sobre esse conceito na leitura abaixo.
O Que é o Sacramento da Reconciliação?
Para entender no que consiste esse sacramento é necessário analisar os outros nomes que pode ter. É conhecido como sacramento da Conversão pelo fato de convidar o indivíduo a se converter novamente ao caminho de Deus. Pessoas que pecam se afastam do caminho divino. Também pode ser chamado de sacramento da Confissão porque é o momento em que o pecador confessa os seus pecados diante do sacerdote de Deus, o padre.
Outro nome que o sacramento recebe é o de Penitência, pois ajuda o pecador a fazer um esforço pessoal em nome do seu arrependimento para que possa então receber o perdão por seus erros. A nomenclatura mais usada no meio eclesiástico é o de Reconciliação pelo fato de ser a oportunidade do indivíduo pecador se reconciliar com Deus. Devemos sempre lembrar da frase dita por Jesus “Detesto o pecado, mas amo o pecador.”
Reconciliação por Meio da Conversão
A questão mais relevante no que diz respeito a esse sacramento é que somente se chega a Reconciliação com Deus quando o coração pecador se converte. Isso significa que pagar penitência sem ter se arrependido verdadeiramente dos seus erros faz com que o pecador não se exima da sua culpa. Para Deus importa muito mais o arrependimento sincero do que o cumprimento de penitências vazias.
A conversão é uma obra de Deus que substitui o coração endurecido pelo pecado por um coração leve e aberto para o perdão. Quando um coração pecador sente o amor de Deus passa a ter horror ao pecado e consegue se manter mais facilmente no caminho da palavra. Não existe Reconciliação verdadeira sem o arrependimento sincero.
O Sacramento da Reconciliação em Passos
Exame de Consciência
Para que um indivíduo possa se confessar com o sacerdote é importante que antes ele reze e faça um exame apurado de consciência com o objetivo de analisar os seus pecados.
Contrição ou Arrependimento
É o sentimento de tristeza e arrependimento em relação aos pecados cometidos. Deve ser um sentimento sincero.
Propósito
Estar comprometido a evitar novamente o pecado e estar pronto para sempre servir ao senhor.
Confissão
É o momento em que o indivíduo declara com toda a sinceridade quais foram os pecados cometidos reconhecendo as suas falhas com clareza.
Penitência
A penitência é atribuída pelo sacerdote como uma maneira do indivíduo reconhecer os seus erros e demonstrar o quanto está arrependido. No processo de pagar penitência o indivíduo deve deixar bem claro para si mesmo que não pretende cometer os mesmos erros novamente.