Unção no Novo Testamento: O Que é? O Que Simboliza?

A unção consiste em ser untado pelos óleos consagrados por diferentes motivos, no velho testamento era uma ação focada em destacar os escolhidos para cumprir uma missão relevante designada por Deus. Um bom exemplo é a passagem em que Arão, irmão de Moisés, foi ungido junto a seus filhos para que pudesse ser o primeiro sumo sacerdote.

Reis, profetas e sacerdotes eram ungidos como sinal de sua distinção e para que pudessem cumprir as missões que lhes foram dadas. No novo testamento os óleos sagrados adquirem novos significados quando empregados para unção. Continue lendo para entender melhor quais são esses significados e a grande honra de ser ungido.

Unção: O Que é?

O derramamento de óleos consagrados sobre um indivíduo o torna ungido. Os óleos consagrados são aqueles fomentados com unguento, essa é a substância que tem por base o óleo.

O Que a Unção Simboliza no Novo Testamento?

A seguir vou explicar os significados que a unção assume no texto do novo testamento da Bíblia.

Cura

Na segunda parte da Bíblia a unção é relacionada a finalidades de cura. Há passagens em que os discípulos de Cristo utilizam esse óleo consagrado para expulsar demônios e ajudar doentes que recebiam então a cura. Inclusive Tiago indica que as orações pelos enfermos devem ser acompanhadas com óleo.

Cura

Cura

Honra

Também pode ter o sentido de honra concedida a alguém como acontece com a mulher que se posicionou aos pés de Jesus lavando os seus pés com suas próprias lágrimas. Após ter molhado os pés de Cristo ela os secou com seus cabelos, deu um beijo e os ungiu com perfume.

Preparação Para o Sepultamento

Na época em que Jesus viveu era comum que os corpos dos mortos fossem preparados com perfumes para serem sepultados. No novo testamento um exemplo disso é a parte do texto que diz que Salomé, Maria Madalena e Maria (mãe de Tiago) compraram especiarias aromáticas para poder ungir o corpo de Jesus Cristo.

Ser Escolhido

Ungir também tem o significado de separação para cumprir uma missão especial, assim como acontece no velho testamento. Jesus foi ungido pelo Espírito do Senhor para que pudesse ser o Salvador da humanidade. Pedro enfatiza na Bíblia que Jesus foi ungido por Deus caminhando pela Terra com o Espírito Santo promovendo mudanças significativas para combater a opressão promovida pelo Diabo.

Deus nos Ungiu

Todos os significados apresentados acima podem ser identificados na afirmação de Paulo de que Deus nos ungiu. Quando Jesus Cristo foi crucificado nos curou de todos os nossos pecados. Além disso, Deus vê a humanidade como seus filhos queridos destilando óleos sobre nossas cabeças para que sejamos honrados, amados e cheirados.

A humanidade se torna então especial porque a unção concedida por Deus indica que ele tem expectativas em relação a nós. Quem é ungido tem uma missão, então somos especiais e devemos deixar que o Espírito Santo entre em nossas vidas para que possamos cumprir o que é esperado.

Gostou de saber mais sobre os significados da unção no novo testamento? Deixe seus comentários e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.