Nascido no ano de 1350, na Espanha, São Vicente Ferrer foi um grande pregador dominicano, suas pregações se tornaram lendárias sendo que em alguns casos duravam até seis horas com um público interessado. Dentre os temas favoritos de pregação do santo estavam o Juízo de Deus, a Volta de Jesus e a Unidade da Igreja. Foi de grande relevância para a união da Igreja que naquela época encontrava-se dividida.
Conhecendo São Vicente Ferrer
Pregador por vocação concentrou toda sua energia em trazer a união para a Igreja. Quando o antipapa Bento XIII deu início a um ‘papado falso’ na região de Avignon, França, São Vicente Ferrer, já havia sido ordenado sacerdote. O religioso se formou com excelência em exegese bíblica e língua hebraica, qualidades acadêmicas que permitiram que ele lecionasse teologia, pregasse, aconselhasse aos fieis e ainda escrevesse.
O antipapa Bento XIII conhecendo essa ampla variedade de qualidades o chamou para ser seu confessor e posteriormente cardeal (posição muito valorizada na época), no entanto, Pe. Vicente se recusou, pois sabia que o papado não era fruto de uma sucessão apostólica legítima. Foi uma atitude que causou comoção e choque entre os religiosos mais poderosos. Mas, São Vicente Ferrer não parou por aí e ainda aconselhou Bento XIII a deixar o papado ilegítimo.
O Grande Pregador São Vicente Ferrer
A base das pregações que captavam a atenção dos ouvintes estava na junção da fé e do conhecimento científico. O religioso conseguia combinar os dois universos com grande sabedoria construindo pontes, a principal delas entre Deus e os homens. As pregações de São Vicente eram capazes de desfazer inimizades, despertar a fé nos mais céticos, instigar o arrependimento de pecadores e até de amenizar a dor dos doentes.
Naquela época havia um comentário de que mesmo quem não falava a mesma língua de São Vicente conseguia entender o sentido de suas palavras e viver uma experiência com Deus. Uma das passagens mais significativas da vida do religioso se deu por meio de seu contato com muçulmanos e judeus, cativando as plateias com suas palavras conseguiu inúmeras conversões para a fé cristã.
O Milagre
Uma das histórias mais conhecidas a respeito de São Vicente Ferrer é aquela em que mulher judia estava zombando de sua pregação quando um pórtico caiu sobre ela. A mulher faleceu devido ao impacto, contudo, as orações de São Vicente fizeram com que ela ressuscitasse. Após esse ocorrido aumentou bastante o número de pessoas que buscavam as suas pregações.
Adoração Silenciosa
Aqueles que o ouviam pregar sentiam que a graça de Deus os tocava por meio de mensagens simples que todos podiam entender. Curiosamente, embora fosse um pregador por excelência o padre gostava de fazer uma adoração silenciosa. Dizem que era desses momentos de contemplação que ele tirava toda a inspiração para pregar com tamanha paixão e convicção.
Frases de São Vicente Ferrer
O religioso costumava dizer: “Sempre se tira mais proveito na Eucaristia do que em uma semana a pão e água”. Outra frase bastante inspiradora é a que diz “Cultive o santo temor a Deus, pois somente ele dará louvor e glória”.
São Vicente se tornou conhecido também pelos conselhos que dava aos fiéis, certa vez uma mulher lhe procurou perguntando como poderia evitar entrar em brigas com o marido que estava sempre a lhe insultar. O religioso respondeu: “Quando seu esposo chegar encha sua boca de água e permaneça assim o máximo de tempo que conseguir. Dessa forma não será difícil não responder aos insultos”.
Oração a São Vicente Ferrer
“Deus, Pai, São Vicente pregou para que os homens pudessem mudar de vida. Abre a nossa mente e nossos corações para que possamos proceder tal qual São João nos disse, amando-nos uns aos outros, pois o amor é de Deus e aquele que ama conhece e nasceu de Deus. O grande amor de Deus por nós se manifestou na forma da entrega do seu único filho em sacrifício pela humanidade. Deus nos amou primeiro para que possamos então amá-Lo. Amém.”