No Brasil uma grande parcela da população sé cristão e dedicam parte de seus dias pedindo proteção divina e de santos. Na igreja católica são conhecidos diversos santos e alguns deles são específicos de algumas causas. Há santos que são conhecidos por interceder pelo casamento das pessoas, outros são tidos por cuidar das mulheres e assim por diante. Hoje vamos tratar do santo que é padroeiro dos jovens.
Qual O Santo Padroeiro Dos Jovens?
Não é tão falado como outros santos, mas o santo que é padroeiro dos jovens é o São Luiz de Gonzaga. Luiz de Gonzaga teve uma vida regada a muito luxo em parte da sua vida, mas ainda jovem recebeu um chamado e buscou cumpri-lo, se tornando hoje o padroeiro de todos os jovens!
Vida de Luiz De Gonzaga
Luiz de Gonzaga era filho de um comandante do exército imperial e desde os seus cinco anos eles já ficava atrás de seu pai aprendendo a comandar o exército, pois seu pai desejava que o seu filho primogênito seguisse os seus passos e por isso já o inseriu desde cedo nesse meio. Seu pai foi o Marquês de Castiglione e tinha outro filho, o Duque de Mântua. Luiz seria o herdeiro do feudo da família, mas negou a sua riqueza para cumprir o seu chamado.
Com apenas dez anos de idade Luiz de Gonzaga foi para Florença para ser pajem do grão duque da Toscana e desde esse tempo decidiu tomar uma direção diferenciada em sua vida e levar uma vida pura e sem prazeres carnais, mantendo-se virgem. Luiz se manteve alguns anos fora de seu país e na Espanha dedicou a estudos da filosofia e a leitura de livros e assim foi crescendo em um meio religioso e de dedicação a estudos religiosos que culminaram em sua devoção a religião.
Padroeiro Dos Jovens
Não foi fácil para Luiz de Gonzaga abdicar de todo o potencial que possuía. Ele tinha em suas mãos escolher uma vida de riqueza e de prazeres mundanos, mas por escolha própria decidiu ser sacerdote. A sua escolha não foi de fácil aceitação na família, pois quando seu pai soube de sua vontade o jovem foi repreendido e além da repreensão o pai passou a leva-lo para festas mundanas regadas a muitos prazeres considerados pecaminosos.
Em uma das festas o pai pensou ter convencido o filho a não seguir uma vida de sacerdote e pergunta ao filho se ainda gostaria de seguir em vida de santidade e o filho responde que a única coisa que deseja é seguir no caminho que escolheu.
Assim São Luiz de Gonzaga se torna um exemplo para diversos jovens, pois nega facilmente a diversas ambições e vaidades que são comuns no mundo e passa a viver uma vida que segue padrões mais puros e sem ser regado a riquezas e comodidade.
Ele dedicou sua vida as pessoas menos afortunadas. Foi para Roma e lá se compadece de pessoas que contraíram Tifo. Devido sua proximidade com esses enfermos acaba contraindo a doença e morre com apenas 23 anos de idade.