Por Que Santa Valentina é Conhecida?
A história de santa Valentina foi escrita por Eusébio de Cesaréia. Conhecido como o pai da história da Igreja, Eusébio foi bispo de Cesaréia no ano de trezentos e triste e nove. Ele escreveu obras literárias que refletiam sua vida. Ele escrevia inicialmente textos bíblicos, e com a sua vivência passou a escrever obras sobre os dogmas da sociedade. Sua obra mais conhecida é ”A história da Igreja”, onde ele tentou relatar a história desde os apóstolos até os tempos em que ele vivia. Em uma de suas obras, está dedicada aos Mártires da Palestina, Eusébio relata a historia de Santa Valentina. Ainda hoje é possível encontrar as suas obras para a venda, com edições novas, mas ainda com o conteúdo que ele apresentou inicialmente, é considerado um clássico da literatura mundial, e seus títulos são diversas vezes consultados como fonte histórica da igreja católica.
A História de Santa Valentina
A vida de Santa Valentina não é muito conhecida, não é conhecida a data de seu nascimento ou local, sua biografia nunca foi conhecida. É dito que ela não teria beleza física atraente, e que era muito conhecida na cidade de Cesaréa. sabe-se que ela vivia na Palestina, entre os anos trezentos e oito e trezentos e treze, no tempo do imperador Maximino. A história que é conhecida dela é que ela se entregou para sofrer e morrer junto de outra mulher chamada cristã Théa, esse ato de heroísmo foi então relatado no Capítulo oito do livro de Eusébio.
No livro é contado que um grande número de cristãos do Egito, foram deportados para a Palestina, por não estarem de acordo com a religião do então governador, chamado Firmiliano, foram severamente torturados. Eram no total noventa e sete homens, junto de suas mulheres e crianças, todos eles tiveram seus olhos direitos arrancados, e os tendões do pé esquerdo cortados, após isso se tornaram escravos em Israel. Na mesma época aconteceu coisas parecidas com alguns cristãos em Gaza, então os cristãos de Cesaréia que haviam presenciado a tortura de seus irmãos de fé, decidiram se juntar a eles, para compartilhar o sofrimento. Alguns sofreram mais que outros, entre eles duas mulheres. A mulher chamada Théa estava sendo torturada, submetida a um tratamento horrível foi também obrigada a se prostituir, foi quando Valentina, vendo o sofrimento da outra mulher, perguntou ao governador o porque ele fazia aquilo com aquela mulher, e se ele queria torturar ela mesma. Valentina foi então levada para oferecer sacrifícios aos deuses que o governador acreditava, mas como ela não queria fazer isso, chutei um braseiro que estava no altar, então os soldados a jogaram nas brasas, e a juntaram a Théa, para sofrer com outras tormentas. Todos os cristãos restantes viram como Valentina resistiu bravamente a tudo que passou, viram como ela era valente, referência inclusive ao nome dela, e tiveram mais fé no que acreditavam. Valentina e Théa foram queimadas vivas, isso causou grande comoção nas cidades delas, Valentina era muito conhecida em sua cidade, e todo o povo sofreu com sua morte. É importante destacar que nessa época e nesse local os cristãos eram vistos como errados por seguirem essa religião, então eles eram muito perseguidos, os governadores da época achavam que por meio da tortura iriam amedrontar e faze-los mudar de religião.
O Que é e Por Que Ela se Tornou Santa?
Na igreja católica, alguém que teve uma vida quase “perfeita” ou passou por um grande sofrimento em prol de algo ou alguém, pode vir a se tornar santo ou santa. Para isso existe um processo chamado Canonização. O significado de ser santo é que aquela pessoa será recomendado para toda a igreja católica para sua veneração, as pessoas vão então orar para esse ser. Para se iniciar o processo de santificação, tem que ter passado cinco anos após a morte da pessoa. O bispo do local onde a pessoa vivia tem então que reunir a história de sua vida, podendo chamar testemunhas para contar histórias sobre a pessoa, essas informações são enviadas ao Vaticano para que la possam ser melhor analisadas. Após a análise o parecer pode ser favorável ou não, se for o Papa concede então o titulo de “venerável”. Nessa altura é preciso analisar se a pessoa possui algum milagre feito em vida, o milagre irá ser analisado e se constatar veracidade, a “beatificação” é concedida. Após isso, é preciso outro milagre para a “canonização” e só ai ser considerado santo da igreja.
Santa Valentina não passou por todos esses processos, não há evidências de um milagre comprovado, mas a força que ela demonstrou em vida a concedeu o titulo de santa. Ela é invocada então como protetora da mulher cristã, o que tem todo sentido, já que a mesma deu sua vida para que sua irmã de fé não sofresse sozinha, a solidariedade e o amor que ela representa é notório e traz muitas forças para aqueles que são devotos dela. Santa Valentina sofreu para morrer, mas deixou os cristãos que estavam com elas mais fortes, tanto fisicamente, pois viram que muitos sofriam mais que eles, como espiritualmente, pois nem aquela tortura e sofrimento abalou a fé de Valentina, então não iria abalar a deles também
Oração Para Santa Valentina
Em sua oração é feito um pedido de coragem, compaixão e amor. Ela representa que até o mais difícil dos males pode ser enfrentado. A figura de Valentina traz a tona a força da mulher, capaz de até mesmo sacrificar-se por amor e solidariedade, representa assim o lado mais bonito da fé.
“Ó Deus, que destes a santa Valentina o amor, a compaixão e a coragem de enfrentar o sofrimento e a morte para defender e permanecer ao lado de sua irmã de fé, dai também a nós a graça de tal compaixão, amor e coragem. E que possamos contar com a intercessão de Santa Valentina nos momentos mais difíceis da vida. Por Nosso senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, Amém. Santa Valentina, rogai por nós.”