Pomba do Espírito Santo Com Fogo: O Que Significa?

A pomba é um dos símbolos do Espírito Santo mais reconhecidos entre os cristãos devido a sua presença marcante em diferentes passagens bíblicas sendo uma delas a de Pentecostes. Nesse trecho é possível fazer uma conexão entre a pomba e outro importante símbolo do Espírito Santo, o fogo. A seguir vamos explicar como cada uma dessas figuras aparece na Bíblia.

A Pomba Como Símbolo do Espírito Santo

É importante começar dizendo que a pomba NÃO é o Espírito Santo e sim apenas um dos símbolos dele, uma das formas potenciais adotadas para que Ele possa agir. Há uma série de motivos pelos quais a pomba se tornou o principal símbolo do Espírito Santo no Antigo Testamento.

A passagem mais significativa foi aquela em que Lucas disse que o Espírito Santo teria assumido forma corpórea de pomba para descer dos céus quando Jesus Cristo foi batizado por João Batista no rio Jordão. A seguir vamos explicar melhor cada uma dessas passagens.

Espírito Santo

Espírito Santo

Pomba Pairando Sobre as Águas

A primeira menção a uma pomba como um símbolo do Espírito Santo se dá no trecho bíblico acerca da criação do Universo em que se diz que o Espírito de Deus pairava sobre as águas. Uma interpretação é que o Espírito pairava tal qual faz uma pomba sobre os seus filhotes.

Mensageira

Na passagem do dilúvio que acarretou na construção da arca de Noé uma pomba foi a responsável pela mensagem de que havia novamente terra firme. Inicialmente Noé enviou um corvo para sobrevoar o entorno em busca de um local para aportar, mas a ave ficou voando em círculos.

Arca de Noé

Arca de Noé

Então ele soltou uma pomba que na primeira viagem não encontrou nada. Após sete dias a pomba novamente foi enviada em busca de um lugar seguro voltando com um ramo de oliveira no seu bico. Esse ramo tinha como significado a existência de alimento, remédios e a benção divina.

Pomba e Fogo

No trecho bíblico que fala sobre Pentecostes há menção sobre línguas de fogo que caíram sobre os apóstolos, que seriam na realidade as línguas dos anjos. A pomba que já havia aparecido em outras menções teria sido escolhida como uma figura mais acolhedora para representar o Espírito Santo ao invés de línguas de fogo. Alguns teólogos argumentam que a ave provavelmente foi escolhida pelos homens e não necessariamente pelo próprio Espírito Santo como seu símbolo mais difundido.

Pomba e Fogo

Pomba e Fogo

Algo a ser observado é a presença das pombas na arte cristã, ela está presente no quadro da anunciação a Maria de que ela seria a mãe do filho de Deus, no batismo de Jesus pairando sobre Ele entre outros. Certamente é um dos símbolos mais reconhecidos como representação do Espírito Santo, mas não se pode esquecer que existem outros como o fogo, o vento, o selo, a água e o azeite.

Herança do Mundo Antigo?

A figura da pomba tinha grande importância para as culturas pagãs antes do Cristianismo. Deuses gregos, romanos, orientais e africanos eram constantemente representados com pombas no seu entorno para demonstrar a sua divindade. Dessa forma a relevância da imagem dessa ave pode estar ligada a essa concepção do mundo antigo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.