A melhor forma de saber se alguém foi batizado no Espírito Santo é compreender o que essa afirmação significa nos textos bíblicos. De acordo com o Novo Testamento o batismo é uma forma de imersão em água ou tinta. Continue lendo e entenda melhor como ter a confirmação de estar com o Espírito Santo de acordo com a Bíblia.
O Que Significa Ser Batizado no Espírito Santo?
João Batista profetizou que haveria um batismo mais poderoso do aquele que ele próprio oferecia através da água. Em suas profecias ele anunciava que Aquele que viria depois dele teria tanto poder que batizaria os fiéis com o Espírito Santo. Quando João recebeu a incumbência de realizar os batismos com água foi informado de que Aquele com autoridade para o batismo divino seria banhado nas águas e sobre Ele repousaria o Espírito Santo concedendo-lhe a autoridade necessária.
Essa é a única referência ao batismo com o Espírito Santo que aparece no Evangelho. A referência seguinte é a de Cristo revelando aos seus apóstolos que pouco antes Dele ascender aos céus haveria um batismo com o Espírito Santo. Dez dias depois desse anúncio houve o evento de Pentecostes. De acordo com a previsão de João Batista o batismo oferecido estava envolto em fogo, mas em fogo literal e sim no fogo na forma de línguas repartidas que foram vistas caindo dos céus.
Conforme esse fogo foi caindo dos céus os discípulos começaram a falar em línguas, curiosamente não eram línguas divinas ou línguas ininteligíveis aos homens, mas sim línguas de outros países e que passaram a ser entendidas com clareza por todos aqueles que as ouviam. Nunca houve uma indicação de o evento de Pentecostes deveria ser reencenado ou copiado pelas igrejas. A natureza desse evento não permite que haja qualquer nova encenação do mesmo.
Objetivo do Pentecostes
O batismo com línguas de fogo e pessoas falando em línguas não deve ser repetido ou reencenado pelo simples fato de que se trata de um evento único que serviu ao seu propósito que naquele momento era permitir que os discípulos recebessem o ministério cristão. Todas as maravilhas realizadas ao longo do texto do Antigo e Novo Testamento não precisam se repetir pelo simples fato de que hoje em dia não é mais necessário que os cristãos presenciem manifestações miraculosas para se convencerem do poder divino.
A aparição palpável do Espírito Santo no dia de Pentecostes foi uma maneira de oficializar que Deus estava satisfeito com a forma como Sua obra estava sendo concretizada na Terra. Outros dois momentos em que o Espírito Santo apareceu foi na inauguração do tabernáculo de Moisés e na do templo de Salomão. Essa aparição palpável do Espírito Santo tinha como objetivo demonstrar que Deus estava contente.
Batismo Com o Espírito Santo
Outra menção bíblica a respeito do batismo com o Espírito Santo aparece em At 11.16 quando o apóstolo Pedro se posiciona a favor de batizar os gentios convertidos da Cesareia sob o argumento de que João havia dito que eles batizariam com o Espírito Santo. Nessa ocasião o Espírito Santo recaiu sobre os gentios convertidos demonstrando a aceitação de Deus aqueles que se convertem. Mais uma vez se trata de um evento único que não precisa se repetir.
Validade do Batismo
Para que um batismo seja válido é importante que satisfaça quatro requerimentos:
– Ser feito corretamente, ou seja, por imersão;
– O candidato ao batismo deve ser alguém disposto a receber o Espírito Santo, não um incrédulo;
– Deve ter correto propósito. Os discípulos se batizaram para demonstrar sua obediência a Jesus e não somente para serem salvos;
– Ter um administrador adequado que seja um membro de uma igreja, por exemplo.
Viver de Acordo Com o Espírito Santo
Mais do que simplesmente imergir na água é importante que a pessoa que está recebendo o batismo aceite Deus em sua vida e em seu coração. Viver com esse bom sentimento é e chave para confirmar o batismo do Espírito Santo.
Gostou de saber mais sobre a confirmação do batismo com o Espírito Santo?