Para católicos apostólicos romanos diversos são os santos que durante suas vidas levaram uma vida exemplar e depois foram reconhecidos como santos pela igreja, tanto devido suas boas condutas, quanto por realização de milagres que deixaram muitas pessoas impressionadas. Hoje vamos falar de um dos santos da igreja católica, o São João Batista de La Sale.
Vida e História de São João Batista de La Salle
Esse foi nascidos em Reims que fica na França por volta do ano de 1651. Ele pertencia a uma família muito rica da época e não passava por necessidades, mas muito jovem perdeu seus pais e João Batista teve que tomar para si a responsabilidade de cuidar de seus irmãos menores e os educar. Por cuidar de seus irmãos o gosto pelos cuidados com os outros foi se tornando proeminente.
João Batista foi para Paris para poder concluir seus estudos e lá se direcionou ainda mais para a educação e além da educação para uma vida religiosa e dentro da igreja e por isso teve na época uma vida direcionada e santa reconhecida já em seus tempos pela sociedade, pois teve um projeto que junto com outros irmãos levou a escola para diversos locais da França e depois outros locais da Europa e mundo.
Diferente da maioria dos santos que nasce em berço pobre, João Batista nasceu com certa vantagem, mas passou por outras dificuldades que acabaram por ajudar nas escolhas de seu caminho, como ter que ajudar na educação de seus irmãos devido a morte de seus pais. Como muitos sabem é nas dificuldades que nossos caminhos e nossa missão na Terra vai se tornando clara aos nossos olhos e não foi diferente para São João Batista, que foi criando gosto pela educação e acabou por cumprir sua missão em Terra de levar acesso a educação a diversos locais onde não havia.
Frases de São João Batista de La Salle
Algumas frases de São João Batista ficaram bem conhecidas e são usadas até hoje. Vamos citar algumas delas!
“Se é verdade que temos uma forte necessidade da oração para praticar o bem, ela não nos é menos necessárias para nos retirar do pecado.”
“É uma marca de uma grandíssima ternura e delicadeza, quando se pode sofrer tudo sem fazer parecer exteriormente.”
“Como a luz é necessária ao mundo, a vida ao corpo para conservá-lo e o remédio a um doente para curá-lo, a oração também é necessária a uma alma que quer servir a Deus e não deixar corromper pelo pecado.”
“A ingratidão é uma das coisas que mais desagradam a Deus”
“O que obtemos de melhor na oração é ou o conhecimento, ou o amor de Deus, ou alguma graça que nos ajude a conquistar um e outro.”
“A humildade com a qual devemos fazer nossas orações deve levar-nos a uma completa resignação à vontade de Deus, que nos faça desejar o que pedimos a Deus, tanto quanto ele quiser conceder-nos.”
“Deveis dispor os vossos corações para que se encham de zelo…”
“Deveis tornar-vos semelhantes aos anjos na pureza, tanto interior como exterior.”
“Os professores somente são a voz de Deus, do qual deve provir a palavra de que se servem para torna-lo conhecido de seus alunos.”