Paroquia Nossa Senhora Da Piedade Itaúna

Itaúna

Itaúna é um município do estado de Minas Gerais, com uma população estimada de noventa e dois mil quinhentos e sessenta e um habitantes. A cidade é um belo local para se visitar, possuindo alguns pontos turísticos como a Cachoeira “Cachoerinha”, Barragem do Benfica. Para os religiosos, a cidade possui ainda há alguns locais indispensáveis como a Gruta Nossa Senhora de Itaúna, a Igreja da Matriz de Sant’Ana e também a Matriz de Nossa Senhora da Piedade. A paróquia Nossa Senhora da Piedade localiza-se em Itaúna.

Nossa Senhora da Piedade 

A origem da Nossa Senhora da Piedade se da por uma imagem da Virgem Maria com Jesus morto em seus braços. Pela imagem consegue-se se ver a expressão de tristeza e sofrimento, com uma expressão  artística muito forte. A imagem de Nossa Senhora da Piedade tem um sentido muito profundo, pois retrata a dor da mãe da perca pelo seu filho, retratando a dor de tantas mães que sofrem diariamente. Além disso mostra o seu sacrifício pessoal, por deixar o filho em prol do bem da humanidade.

A representação mais antiga que se encontra dessa imagem está em Portugal, é uma imagem de madeira que encontrava-se numa das capelas em claustro da Sé, na cidade de Lisboa, essa imagem pertencia a uma irmandade antiga, que tinha como missão enterrar os mortos, acompanhar os condenados a pena de morte, além de consolar os presidiários. Em mil duzentos e trinta, o pai de Santo Antônio foi condenado a morte, essa imagem o acompanha quando o filho consegue comprovar a inocência do pai. Também há relatos de uma imagem encontrada em um tronco de arvore, que foi notada por um fazendeiro pois seu boi ia até a imagem e se ajoelhava abaixo dela. 

Vinda de Portugal provavelmente, o culto a Nossa Senhora da Piedade chegou ao Brasil, mais fortemente no estado de Minas Gerais.

História da Paróquia Nossa Senhora da Piedade em Itaúna

A paróquia foi criada em mil novecentos e setenta e um, pelo Dom Cristiano Portela de Araújo Pena. Nos anos seguintes os párocos que estiveram a frente da coordenação dessa paróquia conseguiram construir tanto o lado religioso da cidade como o lado social. Pe. Bernardo esteve a frente entre os anos de mil novecentos e setenta e um a mil novecentos e setenta em quatro. Depois foi a vez do Pe. Giovanni que esteve por quinze anos, de mil novecentos e setenta e quatro a mil novecentos e oitenta e nove, Pe. Bechelaine ficou somente um ano, e logo após sua rápida passagem veio Pe. Giovanni novamente, do ano de mil novecentos e noventa até mil novecentos e noventa e oito. Todos esses colaboraram para o desenvolvimento da paróquia. Fundaram inicialmente um restaurante popular que depois virou uma instituição de ensino. A paróquia foi crescendo com a doação e engajamento também da população, criando salões para catequeses, festas, encontros, etc.

Em mil novecentos e noventa e nove, os Agostinianos Recoletos passaram a tomar conta da paróquia. No ano de dois mil ajudaram a integrar a paróquia as “Pequenas Irmãs de Santa Terezinha do Menino Jesus”. Em dois e quatro a matriz passou por uma reforma para melhor atender a todos os fiéis que a visitam.

Oração a Nossa Senhora da Piedade

“Nossa Senhora da Piedade, Mãe das Dores, invocada por todas as dores que nos afligem (desemprego, vícios, problemas familiares, injustiça, dívidas, doenças, dificuldades materiais, espirituais, problemas de última hora e imprevistos como nas bodas de Canaã que faltou vinho)…

Peça ajuda a Nossa Senhora da Piedade, rezando com fé sua oração.

Oração: Nossa senhora da Piedade, Mãe da Igreja e nossa Mãe, pela Dor que sofrestes quando aos pés da cruz recebestes em vossos braços o corpo de Jesus, que morreu pelos nossos pecados, nós vos pedimos que acolhais em vossas mãos o meu pedido, socorrei-me e intercedei na minha Dor ( fazer o pedido de graça a ser alcançada).

Nossa Senhora da Piedade, Mãe das Dores, tenho a certeza de alcançar esta graça, pela vossa intercessão e pelos merecimentos do preciosíssimo sangue de vosso Filho Jesus. Amém. Rezar um Pai Nosso, sete Ave Marias ( pelas sete dores de Nossa Senhora) um glória ao Pai e fazer o sinal da cruz.”

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.