Quem Foi Santa Odilia?
Santa Odilia também é chamada de Santa Odila, ou ainda Ottilia e Othilia. Ela nasceu por volta do ano 660 Depois de Cristo, em Oberheim, nas Montanhas Vosges, pertencente à Alsacia. A vida de Odilia é conhecida graças a um texto anônimo, que data de pouco antes do ano de 950.
O pai de Odilia era o Lerde Alaric, e sua mãe era Bereswinda. A mulher era uma católica bem devota, já o lorde não era um grande Cristão. Lorde Alaric desejava um filho homem, para poder ser seu sucessor, quando nasceu Odilia, que além de mulher era cega, eles decidiram dar ela a outra família para que pudesse ser criada, a segunda opção era sacrificar a criança.
Com 12 anos de idade ela passou a viver em um convento, onde foi convertida ao cristianismo, se tornando uma cristã fervorosa. Quando foi ser batizada nesse novo convento, São Erhard de Regenbug falou “Que os teus olhos do corpo se abram, como foram abertos os teus olhos da alma”, e a jovem milagrosamente voltou a enxergar.
Quando o Lorde ficou sabendo do milagre da vida, desejou ter ela de volta em seu castelo, nessa época ele já tinha concebido um filho homem. O irmão arranjou um casamento para Odilia, mas ela decidiu que não queria se casar, e sim permanecer no convento. Alguns relatos contam que o pai ficou furioso com seu irmão, e deu uma surra nele que acabou o matando, mas isso não é algo comprovado.
Como ela voltou para a casa por um tempo, passou a receber carinho do pai, que deu para ela o castelo de Hohenbourg, para ela transformar em um mosteiro, sendo ela a primeira abadessa desse mosteiro, que recebeu religiosas do mundo todo. Elas dedicavam seu tempo para atender os pobres e doentes. Quando os pais de Odilia ficaram mais velhos foram morar com ela no mosteiro, e ela cuidou deles. Após a morte do pai, todos os castelos foram herdados por Odilia, que transformou tudo em hospitais ou mosteiros.
Santa Odilia faleceu no dia 13 do mês de dezembro do ano de 720. Após a sua morte o seu túmulo se tornou um local de visitação pelos fiéis que acreditam nela, rezando sempre por sua intercessão. Todos os imperadores alemães homenagearam Santa Odilia, e o Papa Leão IX, assim como o rei Ricardo I, foram visitar seu túmulo.
Ela é conhecida como a protetora dos cegos, médicos oftalmologistas e doentes da visão, sendo também padroeira de Alsácia. Sua festa é celebrada no dia 13 do mês de dezembro, dia de sua morte.
A arte em que ela é representada se dá por uma mulher com roupa tradicional de abadessa, segurando um livro onde estão dois olhos, ou ela segurando um ramo e os dois olhos.
Profecia de Santa Odila
A profecia mais conhecida de Santa Odila foi na qual ela falou, por volta dos anos 700, a as seguintes palavras:
“O tempo em que a Alemanha será chamada a nação mais belicosa da Terra, é a época que surgirá em seu seio o guerreiro terrível, o qual empreenderá a guerra contra o mundo, e à quem os homens que estão sob as armas chamarão de O Anticristo. O conquistador surgirá nas margens do Danúbio. Ele será um chefe notável entre todos os homens: a guerra que (ele) empreenderá, será a mais terrível que os homens jamais sofreram, até o cume das montanhas”.(Santa Odila)
Segundo essa profecia, esse homem teria costumes iguais a de seus antepassados. Quem acredita nessas profecias não crê que Adolf Hitler seja o anticristo, pois esse não era chamado dessa forma, e nem foi nascido nas margens do rio Danúbio. A ideia de que a pessoa possa seguir os passos dos antepassados pode ser relacionada a alguém que irá seguir o que Hitler fez, sendo uma época ainda pior vivida na Alemanha do à Segunda Guerra Mundial.
Quem acredita em tal profecias, está na espera de um anticristo, pessoa essa que terá o desejo de se parecer com Deus. Isso estaria relacionado com o “final dos tempos”.
Oração a Santa Odilia
Prece Para Obter a Luz De Deus
“Senhor, nosso Deus, não escondais de nós o Vosso olhar misericordioso. Por intercessão de Santa Odila, curai os nossos olhos feridos pelo egoísmo humano.
Curai os nossos olhos paralisados pelo medo, pelo desânimo e pela falta de fé na vida. Curai Senhor, os olhos irados e ofendidos de todos os que se sentem traídos e caluniados pelos amigos e familiares. Reanime Senhor, os olhos dos que estão aflitos e desesperados num leito de dor e de sofrimento.
Iluminai o olhar dos que já se preparam para o encontro definitivo convosco. Por intercessão de Santa Odila, não lhes negueis a vossa luz. Abençoe Senhor, os olhos iluminados e aquecidos pelo primeiro amor, os olhos fortalecidos e plenos de coragem e de alegria daqueles que se adiantaram num amor autêntico e verdadeiro, claridade que ilumina toda a nossa existência.
Abençoai, enfim, os olhos daqueles que sabem ler as entranhas sofridas do povo e nos olhos do povo encontram alento para seguir buscando a justiça e a verdade.Amém!”