Aspectos Gerais Sobre a Assunção De Nossa Senhora
Maria de Nazaré, mais conhecida como Virgem Maria, a mãe do profeta Jesus Cristo, foi assunta pelo Papa Pio XII, no ano de 1950, por meio de um decreto em uma Constituição, a chamada Constituição Apostólica Munificentissimus Deus, com a fala das seguintes palavras como uma maneira de realizar uma definição para a Mãe: “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial.”
Esse processo também pode ser chamado de “Dormição”, como, de fato, foi por muito tempo chamado tanto para os fiéis pertencentes à Igreja Ocidental, quanto para os fiéis que se dedicavam à Igreja Oriental. Esse nome foi dado pelo simples fato de ter ocorrido um sonho de amor, sendo que, posteriormente, foi passado para “Assunção de Nossa Senhora ao Céu”, pura e simplesmente.
Esse fato pode ser então interpretado como uma espécie de concessão de Deus para a Virgem Maria, como se ela tivesse recebido uma recompensa por tudo o que fez diante de todas as situações que lhe foram colocadas, atendendo às expectativas, uma vez que ela soube aceitar não somente o sofrimento, como também a sua intensa dor de mãe ao ver Jesus ser crucificado da maneira que foi.
Mais Um Pouco Sobre a História De Maria E Sua Assunção
Nesse tempo em que Jesus subiu aos céus, conforme está nos livros cristãos sagrados, Maria tinha cinquenta anos de idade e, apesar disso, já tinha sofrido muito, a se iniciar pela situação precária e de pobreza em que vivia em Belém. Um outro ponto é o fato da desconfiança de José com relação à gravidez de Maria, que era virgem, ora.
As outras coisas que aconteceram na vida de Maria e que a colocaram à prova da fé e da bondade de Deus foram a questão do desterro do Egito, a perda do filho amado tão cedo e ainda de uma maneira triste e sofrida como foi, a questão da separação do ministério público de Jesus, além das consequências, sendo que uma delas foi a perseguição e o ódio que as autoridades começaram a ter e a fazer para com as questões que envolviam a pregação de Jesus, o legado que ele havia deixado, fora a Paixão, o Calvário e, por fim, a morte de Jesus Cristo.
Teorias Sobre a Morte De Maria De Nazaré
Há quem acredite que a Virgem Maria veio a óbito antes mesmo que os Apóstolos de Jesus Cristo se dispersassem e que houvesse a perseguição de Herodes Agripa, fato que provavelmente ocorreu entre os anos de quarenta e dois e de quarenta e quatro depois de Cristo. Caso esse fato seja o que realmente ocorreu, Maria então teria, no momento de sua morte, cerca de sessenta anos de idade.
De acordo com o que os estudiosos sobre as histórias bíblicas e religiosas, Maria teria falecido no Monte Sião, na mesma casa onde Jesus Cristo fazia as suas reuniões sobre a Eucaristia e onde ele explicava aos seus Apóstolos sobre os mistérios que haviam por trás dela. Foi lá onde também, após explicar sobre a Eucaristia, teria descido o Espírito Santo sobre os Apóstolos de Jesus.
Após a sua morte, então, Maria não teria subido ao Céu, como ocorreu com Jesus, sendo que ela acabou indo para lá erguida pela graça de Deus e pelo privilégio pelo fato de Deus ter feito com que ela desse à luz mesmo sendo virgem, ainda mesmo depois do parto.