São João Batista de La Salle é considerado o Padroeiro dos educadores e também dos professores. Em vida, João Batista de La Salle fundou a Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, congregação essa que tem como finalidade promover a educação de crianças e jovens, atualmente se encontra presente em mais de 85 países, e trabalha com mais de 60 mil colabores, que educam mais de 950 mil alunos. Ele foi autor de vários livros e defensor de vários princípios que visam ensinar e ajudar na formação de jovens.
Biografia de João Batista de La Salle
João Batista de La Salle nasceu no dia 30 do mês de abril, do ano de 1651. Sua natalidade é da França, mais precisamente na cidade de Reims. Possui origens em uma família extremamente cristã e nobre da sua cidade. Por isso foi educado desde jovem a seguir os preceitos católicos, assim como ele, seus outros três irmãos seguiram o caminho religioso. Mas o destaque de João Batista se deu tanto pelos seus dons espirituais, como por sua sede de ensinar.
Sua infância foi baseada na fé cristã, e desde criança uma de suas brincadeiras preferidas era montar um pequeno altar e promover celebrações litúrgicas, tais como ele via quando frequentava a missa com os pais. Além disso, o pai de João Batista era fascinado por arte e pela música, promovendo encontros em casa com diversos músicos da região, o que fez com que o menino logo se encantasse também, principalmente pelas músicas clássicas. Logo ele entrou para o Coral dos Cônegos, unindo suas duas grandes paixões em uma só. A família apostava que o menino se tornasse um político influente, pois ele possuía uma ótima desenvoltura.
Escolha da Vida Cristã
Quando cresceu um pouco e começou a planejar seu futuro, percebeu, e declarou para a família o seu desejo de se tornar padre. Iniciou sendo coroinha e aos dezesseis anos se tornou Cônego da Catedral da cidade de Reims. Além de se dedicar a vida sacra, ele também se esforçou bastante nos estudos, o que fez que com 18 anos ele fosse nomeado Mestre das Artes Livres. Após completar essa etapa de sua vida entrou para a Universidade de Sorbonne.
Passou a morar no Seminário São Sulpício, em Paris, para frequentar as aulas da Universidade. Lá começou a desenvolver os trabalhos de caridade, também trabalhava como catequista, além de estudar e manter-se em oração. Como catequista ensinou mais de quatro mil crianças, e foi a partir desse trabalho que percebeu que ele tinha vocação para ser educador.
Períodos De Provação Da Fé
João Batista de La Salle passou por um período difícil de sua vida, quando logo após se formar na Universidade, seus pais vieram a falecer. Ele não pensou duas vezes e voltou para a cidade natal, para tomar conta dos irmãos mais novos. Nunca reclamou de ter tido essa missão em sua vida, pelo contrário, ele cuidou dos irmãos de forma tão carinhosa que despertou neles também o desejo de seguir o caminho religioso. Depois de um tempo, quando seus irmãos já estavam mais velhos e conseguiam seguir seus próprios caminhos sozinhos, ele voltou para se dedicar a sua vida religiosa e foi ordenado padre no ano de 1678.
Dedicação à Educação
Ele já sabia que sua missão era ser educador, e quando se tornou Padre, logo decidiu fundar uma escola para ajudar na formação de professores leigos. A ideia era tentar criar novos professores para promover a educação na sociedade, que ele via que era precária. Em paralelo a isso ele retornou aos estudos, para que pudesse conseguir seu diploma de doutorado, meta que ele alcançou no ano de 1681.
O doutorado só deu mais certeza a ele que ele se encontrava no caminho certo, o de educador. Foi então que ele fundou a Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, que tinha como objetivo formar crianças e adolescentes pobres, tanto na educação formal, como na sua evolução humana e espiritual. Com a forma correta de administração, logo conseguiu expandir a escola, e abrir várias casas para ensinar as crianças.
No ano de 1700 a Congregação um seminário, onde os alunos viviam, aprendiam os princípios da Igreja Católica, música sacra, além de física, matemática, leitura, gramática e pedagogia.
A sua fundação foi um sucesso principalmente pela forma em que ele se dedicou a ela, e ainda em vida, conseguiu ver sua obra crescer de forma estrondosa. Logo nos primeiros anos, quando ele ainda era vivo, a congregação já possuía mais de setecentos colaboradores, que estavam distribuídos entre 114 casas, e formavam juntos mais de 30 mil alunos, todos de origem pobre, e que tinham ali uma grande oportunidade de vida.
O instituto criado por ele é o único que é aprovado pela Santa Sé como sendo uma congregação religiosa, título que recebeu no ano de 1725, no dia 26 do mês de janeiro, pelo Papa Bento XIII0. É a única associação religiosa que conseguiu obter permissão pela Bula Papal (espécie de alvará passado pelo Papa).
Morte
São João Batista de La Salle morreu no ano de 1719, com 68 anos, numa sexta feira santa, no dia 7 do mês de abril, na cidade de Rouen. Foi canonizado no dia 24 do mês de maio do ano de 1900 pelo Papa Pio XII, e depois foi proclamado padroeiro dos educadores.
Conheça a oração a São João Batista de La Salle:
“Ó Deus que concedestes inumeráveis Graças ao Vosso filho São João de La Salle, inspirando-o no desenvolvimento do ensino e aprendizagem, concedei-me também a nós, por sua intercessão, a graça de sermos sempre felizes nos meus estudos e aprendizado e também no ensino do próximo, quando este serviço se fizer necessário. Por Cristo Nosso Senhor jesus Cristo, vosso Filho. Amém. São João de La Salle, rogai por nós.”
Abaixo estão listados todos os livros escritos por João Batista de La Salle (com nome original não traduzido). Confira:
- Les règles de la bienséance et de la civilité chrétienne – publicado em 1708;
- John Baptist de la Salle: The Spirituality of Christian Education;
- Meditations;
- joão batista de la salle: the conduct of the christian schools;
- rule and foundational documents;
- the duties of a christian to god;
- the letters of john baptist de la salle;
- explanation of the method of interior prayer;
- religious instructions and exercises of piety for the christian schools;
- a new treatise of the duties of a christian towards god: being an improved version of the original treatise;
- duty of a christian towards god: being an enlarged and improved version of the original treatise;
- a new treatise on the duty of a christian towards god;
- meditaciones para los dias de retiro;
- guía de las escuelas dividida en tres partes;
- i doveri di un cristiano verso dio;
- guida delle scuole cristiane. regole di buona creanza e di cortesia Cristiana;
- meditazioni/spiegazione del metodo di orazione;
- ideario pedagógico y catequístico de san juan bautista de la salle: mensajes espirituales y consignas para los educadores cristianos;
- le lettere;
- l’expérience de dieu avec jean-baptiste de la salle;
- opere;
- explication de la méthode d’oraison;
- maximes du bienheureux j. -b. de la salle;
- les devoirs d’un chrétien envers dieu et les moyens de pouvoir bien s’en acquitter. nouvelle édition;
- les régles de la bien séance et de la civilité chrétienne: divisées en 2 parties;
- les principes catholiques justifiés par eux-mêmes, ou exposition… de la doctrine catholique…;
- conduite des écoles chrétiennes, divisée en 2 parties.