História de São Vicente Ferrer

Oriundo de família nobre, São Vicente Ferrer, era filho de Constância Miguel e Guilherme Ferrer. Nasceu em 1350 na cidade de Valência, na Espanha, e demonstrou através de suas ações que ciência e fé não precisam ser contrárias, na verdade podem ser complementares. Conheça melhor essa história e entenda a validade desse testemunho.

A Vida Religiosa de São Vicente Ferrer

São Vicente lecionou filosofia e estudou teologia nas regiões de Tolosa, Lérida e Barcelona. A sua vocação religiosa se manifestou em 1368, a sua ordenação como padre se deu no ano de 1374. Quando retornou a Valência, em 1373, tinha grande conhecimento de língua hebraica e da exegese bíblica.

Além de inúmeras pregações ele lecionou teologia em seu retorno tendo escrito diversas obras. Muitas pessoas, incluindo verdadeiros sábios procuravam São Vicente para lhe pedir conselhos. Houve um longo período de seca e ele se tornou conhecido por ter previsto a chegada de navios carregados de grãos a região.

A Recusa ao Posto de Cardeal

 Uma das ações que tornaram Vicente reconhecido pela Igreja foi a sua recusa a se tornar confessor apostólico do antipapa Bento XIII. No ano de 1379 ele foi trabalhar junto ao Cardeal Pedro de Luna que era o Núncio Apostólico do palácio de Aragão que mais tarde se tornou o antipapa Bento XIII.

São Vicente lecionou teologia na escola da Catedral de Valência até o ano de 1390. Bento XIII então o convidou para ser seu confessor com a promessa de torna-lo cardeal, uma das posições de maior destaque dentro da hierarquia da Igreja. Compreendendo que o antipapa não possuía nenhuma autoridade papel proveniente dos apóstolos, Vicente, se recusou demonstrando que sua fé era muito superior a qualquer eventual ambição.

São Vicente Ferrer

São Vicente Ferrer

O Milagroso São Vicente

Durante a invasão de Avignon, São Vicente, adoeceu e por pouco não faleceu, a sua recuperação foi entendida como um verdadeiro milagre. De acordo com a história ele teria tido uma visão de Jesus Cristo acompanhado de São Domingos e São Francisco de Assis, nessa visão os três lhe diziam que ele deveria pregar fervorosamente o Evangelho. A sua recuperação seria um milagre para que ele pudesse atender a esse pedido divino.

No entanto, não foi fácil para ele deixar Avignon para dar início a sua pregação imbuída de fervor. Bento XIII não dava a permissão para que Vicente pudesse partir, essa resistência se manteve até o ano de 1389. Ao ser liberado para realizar a sua peregrinação partiu levando a palavra com eloquência para toda a Europa Ocidental. Grandes multidões se reunião para ouvi-lo falar a respeito do evangelho.

Pregação da Harmonia

Imagem do Milagroso São Vicente

Imagem do Milagroso São Vicente

A pregação realizada por São Vicente teria o poder de reconciliar até aqueles que viviam em discórdia entre si. Os pecadores se arrependiam de seus erros ao detectar a voz de São Vicente. Em algumas ocasiões mais de 15 mil pessoas se reuniam para ouvi-lo, algo bastante incomum naquele período. Um relato recorrente de seus contemporâneos é que mesmo quem falava outra língua era capaz de entender o que ele estava pregando.

O Milagre Realizado Por São Vicente Ferrer

São Vicente Ferrer foi um dos religiosos que mais converteu judeus e muçulmanos ao cristianismo. De acordo com alguns registros ele teria conseguido a conversão de mais de 8 mil islamitas e mais de 25 mil judeus. Com essa fama é natural que ele fosse atacado pelos fiéis de outras religiões e foi num desses episódios que o seu milagre mais famoso aconteceu.

No Domingo de Ramos de 1407 ele realizava uma pregação na igreja espanhola de Ecija. Uma senhora judia que aparentava ser rica e poderosa assistiu ao sermão e sempre respondia com escárnio as colocações de São Vicente. Quando ela decidiu ir embora, São Vicente, pediu que a população que o ouvia deixasse a senhora partir, mas que se mantivessem longe do pórtico.

No momento em que a mulher passou pelo pórtico o mesmo caiu sobre seu corpo matando-a instantaneamente. Por vários minutos ela permaneceu sem vida, então São Vicente caminhou até seu corpo e com uma voz imponente ordenou que em nome de Jesus Cristo ela voltasse a viver. A senhora ressuscitou e obviamente que após esse milagre ela se converteu. Anualmente o feito era celebrado em Ecija para lembrar que a fé é mais poderosa do que qualquer outra coisa.

A Reconciliação da Igreja

Um dos grandes feitos de São Vicente Ferrer foi contribuir para a reconciliação da Cisma que dividia a Igreja Católica desde o ano 1378. Tendo sido escolhido como o juiz para definir o próximo rei de Aragon coroou Ferdinando I que teve um papel decisivo na busca pela unificação da Igreja.

São Vicente fez um pedido público para Bento XIII renunciasse ao posto de Papa para que se pudesse finalmente chegar a uma unidade dentro da Igreja. Em 1418 fez uma importante pregação no Concílio de Constance.

Falecimento e Canonização de São Vicente Ferrer

Ilustração Com São Vicente Ferrer

Ilustração Com São Vicente Ferrer

No ano de 1419, São Vicente Ferrer, faleceu em Vannes Bretanha, sua canonização aconteceu no dia 03 de junho de 1455 na igreja dominicana de Santa Maria Sopra Minerva pelo Papa Callistus III. A festa em celebração de São Vicente passou a ser realizada somente em 1458, no dia 06 de abril, pois foi somente quando o Papa Pio II a autorizou.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.