História De Santa Zita

Zita foi uma mulher nascida no ano de 1218 em um povoado italiano de nome Monsagrati, que se situava próxima à cidade que atualmente recebe o nome de Luca. Desde quando tinha apenas doze anos, ela começou a trabalhar em casas de família como empregada doméstica para ajudar no sustento de sua família, que era de origem pobre e tinha muitas crianças, seus irmãos. Durante muito tempo, no entanto, Zita acabou que não recebia nenhum salário, sendo o pagamento de seus serviços parte da comida da casa consumida no seu dia a dia, o que também acabou sendo conveniente para a sua família, uma vez que, dessa maneira, era uma pessoa a menos dentro de sua casa para ser alimentada.

Sendo assim, Zita vivia basicamente em um regime de escravidão e, por receber da família para a qual trabalhava, os itens básicos para a sua sobrevivência, acabou se tornando dependente dela. Um pesar na história de Zita é o fato de ela ter sido bastante mau tratada nessa casa onde ela trabalhava realizando serviços gerais de manutenção e de limpeza, não só por seus patrões, mas também por outros funcionários que também trabalhavam naquela casa. Apesar disso, Zita continuava a realizar suas tarefas, pensando sempre no fato de por ela estar ali, sua família teria menos preocupações, com humildade e com fé.

Essa sua fé era tamanha que sempre orava com louvor, além de realizar diversas tarefas de caridade para pessoas ainda menos favorecidas do que ela, o que indica que essa mulher realmente tinha mesmo um excelente e bondoso coração. Zita foi criada com as bases do cristianismo, assim como a maçante maioria das populações da Europa naquela época. Foi essa sua caridade que fez com que ela se destacasse no povoado em que vivia e, em pouco tempo, ficou bastante conhecida.

Foi também por conta dessa sua personalidade que os seus patrões lhe confiaram o comando da casa, inclusive sobre os demais funcionários que ali trabalhavam. No entanto, conforme já dito anteriormente, o fato de ela ter sido sempre muito mau tratada desde o momento em que iniciou os seus serviços na casa, ao ter sido promovida, esses funcionários ficaram com bastante ciúmes e inveja, o que fez com que ela sofresse diversas acusações injustas, sendo que ao tentar se defender contra uma dessas acusações, algo de grandioso ocorreu, o que teria sido um milagre em benefício de ela provar a sua inocência perante a acusação de uma outra criada da casa.

Imagem de Santa Zita

Imagem de Santa Zita

Zita faleceu com sessenta anos e pelo fato de as pessoas acreditarem nela e de suas preces serem atendidas ao invocarem com fé a intercessão de Zita, ela foi então, tida como santa, após o fato de em sua exumação, no ano de 1652, o corpo ter se mantido incorrupto, isto é, inteiro. É por conta desse fato milagroso que nesse local há uma intensa peregrinação de fiéis pedindo bênçãos e agradecendo por milagres. Sua canonização de fato ocorreu no ano de 1696, por uma celebração realizada pelo Papa Inocêncio XII.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.