Na bíblia encontramos diversos personagens que são destaque ao se discutir religião e a história religiosa. São diversos pregadores que são relatados suas histórias e seus percursos na Terra, além da história de Jesus. Muitos deles sofreram perseguições ao levar mensagem de amor e paz que acreditavam e por isso foram sentenciados a morte. A maioria foi reconhecida por seus atos de bondade e por temer a Deus. Hoje vamos falar um pouco mais sobre a história de um dos pregadores citados na Bíblia, Timoteo.
Quem Foi Timoteo?
Logo jovem Timoteo segue a vida sendo pregador da palavra de Deus na igreja primitiva. Ele viajava para várias cidades para levar mensagens sobre a salvação de vidas e como alcançar conforto e descanso para as aflições vivenciadas na Terra. Ele chegou a caminhar junto com o apóstolo Paulo em diversas viagens e na Bíblia é relatado algumas dessas viagens no livro de Timóteo.
Timoteo foi filho de Eunice, uma judia que se converteu ao cristianismo e desde a infância Timoteo aprendeu acerca das escrituras. Na juventude, ao se converter ao cristianismo, passou a viajar e visitar diversas igrejas de cidades diversas e tinha o dom de liderança para ir pregar e falar sobre a fé cristã e a importância de persistir fiel ao evangelho. Por ser muito novo ele foi menosprezado e ignorado em diversos locais, mas se manteve firme ao seu propósito de levar a palavra em que acreditava.
A vida de Timóteo pode ser acompanhada ao se ler as cartas que se encontram nos livros da Bíblia. Não apenas no livro de Timóteo sua vida é relatada mas também em outros livros do Novo Testamento pode se encontrar passagens que relatam algumas experiências que o jovem pregador teve em vida.
Morte De Timoteo
O jovem Timoteo foi morto devido a fé que confessava. Em um dos locais onde o jovem se encontrava ele tentou impedir um evento pagão que ocorria na cidade. Ao tentar ir contra a procissão que acontecia as pessoas que eram contrários a pregação de Timoteo foram violentamente contra ele o atacando e o arrastando e apedrejando pelas ruas da cidade e assim põe fim a sua vida na Terra.
A festa pagã que ocorria era uma homenagem a deusa Diana da cidade e ao celebrar a deusa os fieis a essa deusa cometiam muitas perversidades que ofendiam ao restante da população e por isso Timoteo se opôs a festa e celebração. O jovem foi corajoso, pois se revelou opositor a celebração em discurso enérgico em frente a toda população buscando mostrar que o seus comportamentos não eram de acordo com a paz e amor que deveriam ter uns pelos com os outros. Esse discurso ofendeu aos pagãos e por isso tiveram uma atitude violenta para com o jovem, gerando a sua morte.
Timoteo teve uma vida honrada e correta e é vista pelos cristãos como um exemplo a seguir, pois não apenas levava mensagens de conforto e fidelidade, mas as vivenciava e enfrentava situações de risco para defender aquilo que acreditava.