Canonização Padre Vitor

Padre Vitor Coelho de Almeida entrou para a história da Igreja Católica brasileira como um dos nomes mais relevantes dentre os redentoristas tendo inclusive passado por um processo de beatificação que investigou um milagre a ele atribuído. Acredita-se que muito em breve o padre que foi um devoto ardoroso de Nossa Senhora Aparecida poderá ser canonizado. Há indícios que apontam a sua santidade e que podem leva-lo ao status mais destacado da Igreja Católica.

O Milagre de Pirassununga

O processo de investigação para beatificação avançou de maneira significativa quando a senhora Edilene Pavão Geraldini, moradora da cidade de Pirassununga, interior do estado de São Paulo, declarou ter recebido um milagre por intercessão de Padre Vitor Coelho. A história relatada por Edilene se passou no dia 06 de janeiro de 1998 quando ela enfrentava uma luta pela vida durante uma gravidez de alto risco.

De acordo com o depoimento da agraciada pelo milagre havia pouquíssimas chances de que ela sobrevivesse, os médicos já confortavam a família quando então ela pediu ajuda a Padre Vitor. Dizia-se que se a criança sobrevivesse ao parto teria uma série de complicações e jamais teria uma vida normal. Edilene sobreviveu e viu seu bebê nascer com saúde impecável. O milagre aconteceu enquanto ela estava internada na Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto.

O Encerramento da Investigação Para Beatificação de Padre Vitor Coelho

O processo de investigação do milagre atribuído ao sacerdote teve fim no dia 29 de agosto de 2016. O encaminhamento dentro do processo havia sido feito no dia 22 de julho e teve prolongamento de 37 dias. O período foi dedicado a ouvir os depoimentos das testemunhas do milagre recebido por Edilene. A sessão foi presidida por Dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto.

A beatificação é o resultado de um processo complexo em que o Vaticano analisa toda a documentação enviada a respeito dos milagres atribuídos ao postulante. Dentre os documentos enviados estão relatórios médicos e avaliações que demonstram um toque de algo inexplicável para o acontecimento que está sendo apresentado. Trata-se de um processo muito rigoroso para que as beatificações tenham seu valor reconhecido.

Abertura do Processo de Canonização

Algo bastante interessante de comentar a respeito do processo de canonização de Padre Vitor Coelho é que a entrada do mesmo foi dada no dia 12 de outubro de 1998, o dia de Nossa Senhora Aparecida da qual o padre era devoto. O pedido foi encaminhado 11 anos após o seu falecimento.

Padre Vitor Coelho – Um Pregador do Povo

Uma das características mais marcantes da atuação de Padre Vitor era a sua linguagem simples que alcançava até os mais humildes que se dispunham a ouvi-lo, fosse nas igrejas ou mesmo na rádio de Aparecida. O sacerdote foi um intelectual tendo domínio de 5 idiomas e escrevendo sobre vários temas além dos religiosos. Embora usasse palavras simples falava com grande profundidade chegando ao âmago daqueles que queriam aceitar a palavra da fé. Até hoje há quem se lembre das pregações de um padre que dedicou a sua vida a falar de fé para aqueles que mais necessitavam dela.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Santos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.