Quem Criou O Cristianismo? Em Que Ano? Onde?

Sendo atualmente a religião com mais seguidores do planeta Terra, a história do cristianismo é muito rica e guarda várias curiosidades que mesmo seus fiéis podem desconhecer, sendo muito interessante saber mais sobre ela.

O Que É O Cristianismo?

Desenvolvida a partir de preceitos judaicos, o cristianismo é uma crença monoteísta que se originou como uma seita do judaísmo, deste modo seus primeiros adeptos foram judeus que acreditavam que finalmente Deus havia mandado seu messias para a Terra, este não era ninguém menos que Jesus Cristo, e, portanto era papel de todos seguirem os novos ensinamentos que ele buscava passar para a humanidade. Contudo não foram todos os judeus que aceitaram Jesus como seu salvador. Muitos não acreditavam na divindade do mesmo e muito menos que suas orientações tinham qualquer ligação com o senhor para o qual depositaram sua fé. Já aqueles que aceitaram de bom grado Jesus Cristo como o verdadeiro messias foram sendo denominados como cristãos.

Com o passar do tempo o judaísmo e o judaísmo foram ficando cada vez mais distantes, ao ponto do segundo grupo perseguir o outro em muitas ocasiões ao longo da história, causando uma severa opressão aos judeus. No entanto, as duas religiões permanecem para sempre vinculadas, inclusive compartilham boa parte das escrituras sagradas, uma vez que o Torá (livro sagrado do judaísmo) é a primeira parte da Bíblia (livro sagrado do cristianismo).

O cristianismo foi sofrendo com o surgimento de novas visões sobre a religião ao longo do século, o catolicismo que é a denominação mais antiga e que por muitos anos monopolizou a fé, não é mais a única tradição cristã no mundo, primeira a criação de uma igreja ortodoxa enfraqueceu o domínio da mesma, já no século XVI o advento da reforma protestante e da criação de inúmeras outras ramificações cristãs desafiou o poder da Igreja Católica Apostólica Romana. Atualmente o catolicismo ainda é a ramo do cristianismo com mais adeptos no mundo, contudo este número vem se reduzindo gradativamente o que pode causar uma mudança no cenário religioso mundial nos próximos anos.

Cristianismo

Cristianismo

Mesmo com as divergências é praticamente consenso entre os cristãos a fé em um único Deus e a crença de que este mandou um messias para salvar os humanos: Jesus Cristo,  que este realizou milagres no plano terreno e morreu para salvar os seres humanos dos seus pecados. Entre as abundantes discordâncias estão as dúvidas entre quem pode falar por Deus na Terra, se as palavras de Jesus são para livre interpretação, se algumas da figuras bíblicas são divinas e outros elementos.

Quem Criou O Cristianismo?

A criação do cristianismo pode ser atribuída a diversos nomes, basta apenas direcionar a pergunta para o sentido certo. Podemos interpretar que quem criou o cristianismo foi o próprio Jesus Cristo, uma vez que foi ele que veio com os preceitos que os seguidores dessa religião têm que seguir, sendo também ele o responsável por angariar os primeiros cristãos e os fazerem acreditar na sua divindade. No entanto, essa resposta pode ser divergente uma vez que se pode argumentar que Jesus, como era judeu, só tinha a intenção de fazer este povo crer nas suas palavras, e não gerar uma nova religião.

Jesus Cristo

Jesus Cristo

Também podemos atribuir a criação do cristianismo aos responsáveis por relatar os feitos de Jesus Cristo, logo aqueles que escreveram os evangelhos canônicos, Mateus, Marcos, Lucas e João, foram os criadores da religião, uma vez que a partir destes relatos que os cristãos se basearam para seguir a palavra de Deus. O apóstolo Pedro também pode ser apontado como criador, ele foi ninguém menos do que o primeiro Papa, logo foi tarefa dele edificar o catolicismo, que é a mais velha instituição cristã.

Porém uma vez que o cristianismo sofreu diversas perseguições em seus primórdios, está aberta a interpretação de que seu criador enquanto uma religião de tamanha fama e poder, é o imperador romano que permitiu que essa crença fossa livremente celebrada dentro do império, portanto seria Constantino I, também chamado de Constantino Magno ou O Grande, que estabeleceu a legitimação do cristianismo e consequentemente permitiu sua ascensão.

Em Que Ano O Cristianismo Foi Criado?

A data de criação do cristianismo também tem lá suas divergências entre os especialistas na área, com toda a certeza o século I marca definitivamente o surgimento desta que viria a ser uma das instituições mais célebres do mundo, contudo enquanto alguns vêm o seu início se dando quando Jesus Cristo começou a espalhar sua palavra e atrair cada vez mais seguidores, evento que se deu quando ele tinha aproximadamente 30 anos, logo mais ou menos no ano 30 d.C., outros acreditam que o cristianismo só veio a ser criado mesmo quando houve uma separação definitiva entre os judeus que não acreditaram nas palavras de Jesus Cristo e aqueles que  confiavam na veracidade da mesmo, que a partir deste momento poderiam ser denominados como cristãos.

Esta ruptura se deu muitos anos depois da morte de Jesus Cristo no ano de 33 d.C., sendo que no em 70 d.C. os judeus sofreram com uma expulsão da sua terra, chamada de segunda diáspora, o que causou definitivamente uma ruptura entre judeus e cristãos.

Onde O Cristianismo Foi Criado?

Indo na contramão das perguntas anteriores, o local onde o cristianismo foi criado é praticamente um consenso entre os especialistas na área. A crença teve como berço o Oriente Médio, mais especificamente a região da Palestina, terra que na época era controlada pelo Império Romano e que alguns milênios antes também se originou o judaísmo, primeira religião monoteísta, isso é que acredita em apenas uma divindade, do mundo.

Também no Oriente Médio alguns séculos mais tarde o islamismo foi criado, esta fé compartilha de muitos preceitos parecidos ou iguais aos judaicos e aos cristãos, por exemplo, a crença dos fiéis dela que Jesus Cristo era um profeta enviado por Deus, logo esta região é o local de nascimento das 3 principais religiões monoteístas do mundo.

Atualmente a região onde o cristianismo foi criado não concentra um número muito grande de adeptos dessa crença, uma vez que em uma parte deste local foi criado o estado de Israel, uma nação onde o povo judeu, que se encontrava a quase dois milênios espalhados em várias regiões do planeta, pudesse voltar para a terra que era sagrada para eles, logo neste país a religião mais seguida é a judaica. Contudo a volta dos judeus a terra santa não foi pacífica, pois este local se encontrava habitado por povos árabes a já muitos séculos, o que ocasionou conflitos entre ambos. A maior parte dos cristãos que vivem na Palestina atualmente é da etnia árabe, contudo a maior parte dos palestinos ainda é muçulmana.

O Cristianismo No Brasil

Cristianismo No Brasil

Cristianismo No Brasil

A vinda do cristianismo para o território nacional se deu antes mesmo ser reconhecido como um país, os responsáveis por trazê-lo para cá foram os colonizadores europeus que já seguem esta religião, este advento se deu no século XVI quando os portugueses começaram a vir em grande número para a América até então recém-descoberta. Além da vinda de pessoas que já eram seguidores da religião cristã, outra forma de fazer o Brasil se tornar cada vez mais uma nação que seguia esta tradição religiosa era a conversão daqueles que não eram cristãos, inicialmente foram criados instituições que buscavam converter os indígenas, posteriormente o convertimento também foi aplicado nos africanos negros que chegaram a este território para serem escravizados.

A história de formação do Brasil está intrinsecamente ligada ao cristianismo, a religião católica ajudou a criar o que hoje reconhecemos como nação brasileira, porém atualmente o protestantismo está cada vez mais influente no cenário nacional.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.