Em algum momento da sua vida você pode chegar a se perguntar: Qual é o verdadeiro nome de Deus?
Afinal, se todas as pessoas possuem um nome, faz sentido que Deus também tenha um, não é mesmo? Se você tem essa dúvida, acompanhe abaixo algumas aplicações sobre o verdadeiro nome de Deus.
O Que Diz a Bíblia?
A resposta para essa pergunta não é tão simples como parece, pois há diversos nomes apontados na Bíblia como sendo o nome de Deus. Acompanhe abaixo os nomes mais citados na Bíblia:
Deus
A maioria das vezes, o nome citado é simplesmente Deus, que se refere a uma divindade que está acima dos seres humanos comuns. O Deus da Bíblia não é um deus, e sim O Deus, sendo constantemente apontado que não existem outros deuses.
Há várias passagens importantes onde Deus é chamado dessa forma:
- Em Gênesis 17:1 Deus aparece para Abrão oferecendo a ele uma aliança, nessa passagem ele se intitula “El Shaddai” ou “Deus Todo-Poderoso”.
- Em Gênesis 14:18-20, Melquisedeque está abençoando Abrão e dando a ele pão e vinho, e essa benção ocorre em nome de Deus, chamado “El Elyon” ou em tradução, “Deus Altíssimo”.
- Em Isaías 40:28 ocorre a descrição das características de Deus e da sua força eterna, onde Sua Palavra é descrita como eterna, nessa passagem ele é chamado de “El Olam” ou “Deus Eterno”.
- Em Gênenis 16:13, uma criada chamada Agar está fugindo escondida, levando consigo seu filho ambos aflitos, eles são consolados por um anjo do Senhor, que é chamado de “El Roi” ou “o Deus que me vê”.
Senhor
Quando chamamos alguém de Senhor, geralmente estamos nós referindo a alguém que impõe respeito, um líder ou um soberano. Essa palavra consegue designar bem o que Deus representa em nossas vidas, sendo ele o líder acima de qualquer autoridade terrena. Assim, quando ele é citado na Bíblia como Senhor, essa é uma demonstração de respeito por sua autoridade.
Além de Senhor, que é um nome muito usado principalmente no Novo Testamento, ele também é chamado de Senhor dos Exércitos (Isaías 47:4), Deus de toda a Terra (Isaías 54:5); O Pai (Efésios 3:14-15), Deus de Israel (Juízes 5:3), Luz do Mundo (João 8:12), Rei dos reis (1 Timóteo 6:15), o Bom Pastor (João 10:11) e Zeloso (Êxodo 34:14). A maioria desses são títulos, e não nomes propriamente ditos.
Em muitos casos o nome de Jesus é usado para falar de Deus, pois Jesus é Deus e representa o seu pai.
Mas há um nome revelado pelo próprio Deus a Moisés nas escrituras antigas, ocorrendo uma confusão em sua pronuncia. As escrituras trouxeram as seguintes vogais YHWH, sendo esse o nome de Deus, que, segundo as sugestões de pronuncias, pode ser “Jeová” ou “Javé”.
Jeová e Javé são os nomes que mais se popularizaram para Deus. Mas as vogais YHWH é que possuem grande significado nas escrituras antigas, já que não é possível afirmar com total certeza que a tradução das mesmas está correta.
As passagens abaixo mostram Deus sendo chamado de Jeová (ou Javé) em várias ocasiões. Confira:
- Em Gênesis 22:14, Abraão chama Deus de “Jeová Jiré” ou “Deus proverá”, quando Deus proveu o cordeiro para ser sacrificado no lugar de Isaque, no alto do monte Moriá.
- Em Êxodo 15:26 o “Deus que sara” é chamado de “Jeová Rafá”, quando é referido a ele como um Deus que cura enfermidades físicas e pecados da alma.
- Em Ezequiel 48:35, é feita uma profecia na cidade de Jerusalém onde Ezequiel tem uma visão dos limites da cidade e do seu templo, nessa passagem ele chama profetiza que “Deus está aqui” ou “Jeová Shamah”.
- Em Juízes 6:24 Gideão nomeia o altar que construiu em honra do Senhor convidando-o para liberta Israel dos Midianitas, de “Jeová Shalom” ou “O Senhor é Paz”.
- Em Jeremias 23:6 é citado “Jeová Tsidikenu” ou “Senhor, justiça nossa” como sendo uma promessa de que um Rei, descendente de Davi, iria restaurar a salvação, justiça e libertação do povo que confiava em Jesus.
- Em Êxodo 17:15, Moisés constrói um altar em homenagem ao Senhor, quando os israelitas vencem o exército dos amalaquitas, quando o chamou de “Jeová Nissi” ou “O Senhor é minha Bandeira”.
Mas O Que Significa YHWH?
As vogais são um Tetragrama que é usado para representar o Nome Sagrado, sendo escrito originalmente me hebraico. Existem também outras possibilidades para a montagem desse nome, sendo elas: JHVH, JHWH, YHVH, mas a YHWH é a mais comum.
O significado desse tetragrama causa algumas controvérsias entre os especialistas, segundo algumas traduções ele significa “EU Serei o Que Serei”, já segundo outras significam “Eu Sou o que Sou”. Para alguns então, as vogais confirmam a existência de Deus ou também pode estar relacionado a “tornar-se” ou “vir a passar”.
Muitos estudiosos afirmam que os sons vocais que originaram o tetragrama nunca serão conhecidos, pois a pronúncia original é uma língua há muitos anos perdida, mas há controvérsias em relação à tradução que mais se aproxima: Jeová ou Javé.
Atualmente um dos nomes mais aceitos é Javé, por isso, é possível concluir que o verdadeiro nome de Deus é Javé.