O Espírito Santo é a força e o poder de Deus. Ele é uma das três pessoas da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), sendo ele Deus, igualmente Deus Pai e Deus Filho.
Na Bíblia é citado que Deus envia seu espírito: “Ele projeta sua energia para onde for necessário a fim de fazer sua vontade.” (Salmo 104:30; 139:7). No texto Sagrado a palavra espírito é usada para representar a força ativa de Deus, mas também há outros significados, como: o fôlego e a força presente nos seres vivos, o vento, a atitude de uma pessoa e alguém com corpo espiritual, como os anjos.
Todos os significados remetem a uma mesma ideia, a de que o espírito é algo invisível aos olhos, porém que produz um efeito que pode ser visível. Dessa mesma forma é o Espírito Santo, que é algo invisível que representa a Deus, muitas vezes caracterizado como suas “mãos”, pois pratica os atos que ele deseja. Na Bíblia o Espírito Santo representa coisas como: O Universo, a Bíblia, as boas qualidades das pessoas que são tementes a Deus e também aos milagres e pregações feitas pelos servos.
O Espírito Santo É Uma Pessoa?
Apesar de algumas vezes ser referido como “mãos” ou “dedos”, o Espírito Santo não é uma pessoa. Ele em outras vezes é citado representando outros símbolos.
Os Símbolos Do Espírito Santo
Os símbolos representam Deus como o Espírito Santo. Existem seis símbolos citados na Bíblia para representar o Espírito Santo, acompanhem eles abaixo:
- Água: Como sabemos, a água é um elemento indispensável para a vida, portanto, onde não existe água também não existe vida. Por isso, nada mais correto que o Espírito Santo ser representado por tal elemento, já que onde não há o Espírito Santo, não há também vida espiritual. Além de ser essencial para a vida, a água limpa, purifica, hidrata, lava, umedece, assim como o Espírito Santo em nossa vida espiritual. Nas escrituras sagradas o Espírito Santo aparece como: Torrentes em Isaías 44:3, Chuvas em Joel 2.23, rios em Ezequiel 47.1-12, águas derramadas abundantemente em nosso meio em João 7.37-39.
- Vento: Vindo do hebraico Rûah é traduzido muitas vezes como “vento”, “ar”, “fôlego” e “brisa”. Segundo a Bíblia Deus formou o homem do pó quando sobrou a terra em suas narinas, dando o fôlego de vida, essa passagem está em Gênesis 2.7. Em Ezequiel 37.7-10 é citado que o vento da vida aos ossos secos, e Jesus fez o mesmo com seus discípulos em João 20.22.
- Fogo: Em Hebreu 12.29 é citado que “Deus é fogo consumidor”, por isso o fogo é colocado como uma forma de o representar. Ele não é citado somente como fogo do juízo, mas também como fogo de purificação. O fogo é um elemento que aquece e ilumina, na Bíblia Deus aparece várias vezes para o seu povo como um coluna de fogo, como em Êxodo 13.21, por isso tal elemento é relacionado ao Espírito Santo. Em pentecostes, em Atos 2.3, o Espírito Santo desce como uma língua.
- Pomba: Nos quatro evangelhos a pomba é mostrada como símbolo do Espírito Santo, são eles: Lucas 3.22, Marcos 1.10, João 1.32 e Mateus 3.16. Nesses evangelhos ele é mostrado como algo bondoso, inocente, doce, bravo, suave, pacífico, puro e paciente. Em Gênesis 1.2 é citado: “O Espírito de Deus como pomba pousava sobre as águas”. A pomba no tempo bíblico era visto como um animal limpo, e até os dias atuais a pomba branca simboliza a paz. Esse animal também é usado nos sacrifícios do tempo bíblico.
- Selo: O selo é algo que possui uma marca ou então uma propriedade, sendo símbolo de algo, ele representa uma maneira de autenticação do dono. Com tal ideia, mostra-se que os crentes em Jesus são propriedade de Deus, como é citado em I Pedro 1.9, na Bíblia é dito que somos selados com o Espírito Santo da promessa. Segundo a Bíblia os crentes devem ter cuidado para não destruir a impressão do selo recebido.
- Óleo precioso ou azeite: Os óleos naturais tem uma imensa aplicação na vida oriental, sendo o mais usado deles o azeite, servindo para iluminação, alimentação, lubrificação, hidratação e revitalização da pele e do cabelo, além de servir como um remédio natural para feridas. Além disso, tal produto representa luz, remédio, abundância e frescor. O azeite era utilizado para ungir os Reis e os sacerdotes, como é citado em Êxodo 30.22-33, e assim eles se preparavam para servir ao Senhor.
Alguns Tipos De Óleo Usado Para Representar O Espírito Santo – O Que Eles Simbolizam?
A prática de ungir as pessoas era comum nos tempos bíblicos, geralmente essa prática era feita para abençoar alguém, ou curar. A Bíblia cita por trinta e quatro vezes a palavra óleo, e cento e sessenta e quatro vezes a palavra azeite. Esses óleos eram usados para ungir, palavra citada setenta e oito vezes na Bíblia.
Alguns óleos eram os principais citados na Bíblia, que representavam o Espírito Santo:
- Nardo (Óleo da Alegria): O óleo nardo era perfumado, feito a partir de uma mistura de flores. Tal óleo é citado por vinte e quatro vezes na Bíblia. O pé de Jesus é ungido uma vez com Nardo, esse óleo era uma especiaria muito cara em sua época, e após esse ato, a alegria é espalhada pela casa. Essa unção é chamada de óleo da Alegria nas seguintes passagens: Isaías 61.3, Hebreus 1.9 e Salmos 45.7, pois ele alegre o coração da pessoa que é ungido com ele.
- Bálsamo (óleo de cura): Esse óleo é feito de plantas suculentas, e é bem pastoso, ele é citado dezesseis vezes na Bíblia. Ele é usado em Lucas 10.34, quando Jesus lava as feridas de um homem abandonado na rua com bálsamo e azeite para fazer um curativo. Ele é usado para ungir os leprosos e outros doentes nos textos bíblicos.
- Azeite (óleo da luz): o azeite de oliveira é citado por cento e sessenta e quatro vezes na Bíblia, e a oliveira no geral é muito citada no texto sagrado. A pomba leva um ramo de oliveira à arca de Noé após o dilúvio, Jesus chora no Jardim das Oliveiras. Todas essas passagens representam a luz, ou a esperança.
- Mirra (óleo da paz): A mirra é extraída de uma planta do deserto, e é citado em vinte e três vezes na Bíblia. Sua fragrância possui um frescor e uma tranquilidade, por isso simboliza a paz. Apesar da sua planta de origem brotar no deserto e ser espinhosa, ela mostra que Deus dá a paz mesmo à vida tendo muitos espinhos.
Quando Os Óleos Do Espírito Santo São Usados?
Os óleos são abençoados durante a Bênção dos Santos Óleos, e eles são utilizados para o Batismo, a Crisma e a Unção dos enfermos. Não se sabe certamente quando foi que estabeleceu o uso principal desses três óleos, já que nos textos bíblicos os óleos são usados em outras diversas situações. Confira um pouco mais sobre esses óleos:
- Óleo de Crisma: Esse óleo é uma mistura de bálsamo e óleo, e significa a plenitude do Espírito Santo. Ao ser usado, o cristão ungido irá receber “o bom perfume de Cristo”. Ele é usado durante a Crisma, que é um sacramento da Confirmação, representando o momento em o que o cristão irá ser confirmado na graça do Espírito Santo como adulto. Além disso, ele é usado para ungir os sacerdotes que foram escolhidos para trabalhar na pregação da Palavra de Deus. Esse óleo é representado pela cor Branco ouro.
- Óleo dos Catecúmenos: É usado para o batismo, seja quando criança ou quando adulto, antes do rito da água. Significa a libertação de todo mal que possa atingir aquele cristão, o preparando para o nascimento pelo Espírito Santo. A cor que representa esse óleo é o vermelho.
- Óleo dos Enfermos: É usado para o sacramento dos enfermos, e representa a força do Espírito Santo para combater a doença e então fortalecer o cristão afetado. Esse óleo é representado pela cor roxa.