Evangélicos Podem Usar Cruz? O Que Representa?

A Cruz é um dos símbolos mais usados pelos cristãos, principalmente os católicos, porém, alguns evangélicos ficam em dúvida: Os evangélicos podem usar a cruz? O que ela representa? Vamos conferir logo abaixo:

Vamos Começar Pelo Que a Cruz Representa

A cruz mais conhecida mundialmente é a cruz cristã, formada por duas linhas que se cruzam. O seu sentido figurado é a representação da agonia, sofrimento e dor, principalmente baseado no preceito que Jesus teve de carregar uma cruz em seu caminho de sofrimento e depois foi morto em uma.

Ela era um instrumento de morte e tortura usado no Império Romano, e Jesus foi morto em uma dessas punições. A fé cristã acredita que após a morte e ressurreição de Jesus, quem acredita na Cruz consegue obter salvação e vida eterna, sendo um dos principais símbolos dessa crença, pois a morte na cruz é um divisor de águas na crença cristã.

Os Evangélicos Podem Usar Cruz?

Segundo algumas crenças evangélicas, os que seguem tal religião não devem usar o símbolo da cruz. Existem alguns motivos, vamos elencar os principais abaixo:

  • Para muitos, Jesus não morreu em uma cruz, sendo uma tradução errada do grego que levou a acreditar que um “poste ou estaca” era uma cruz. Essa afirmação é baseada em alguns textos bíblicos, como Atos 5:30, Atos 10:39 e Atos 13:39, Gálatas 3:13 e 1 Pedro 2:24. A afirmação também é embasada por historiadores que apontam que não havia árvores para ocorrer a execução, por isso, eram fincados postes no chão para amarrar os criminosos com as suas mãos para cima.
  • Não há evidências da adoração da cruz nos primeiro 300 anos após a morte de Jesus. Isso começa a ocorrer quando o Imperador Constantino se converte ao cristianismo e começa a promover a cruz como símbolo do mesmo. A origem da cruz é pagã, segundo alguns evangélicos ela era usada na época em rituais ligados a sexo.
  • Alguns acreditam que a cruz foi inserida na cultura cristã para fazer com que os pagãos aceitassem de forma mais rápida a doutrinação. A adoração de símbolos pagãos é condenada na Bíblia.
  • A Bíblia também condena qualquer forma de idolatria, e em algumas religiões esse é um símbolo extremamente adorado, sendo algo que contrária à crença de muitos evangélicos.
  • Caso Jesus tenha sido crucificado realmente em algo parecido em uma cruz, não há sentido em usar em si mesmo o símbolo que o matou, ainda mais quando há um cadáver (o de Jesus) representado junto.
  • Alguns evangélicos ligam o uso da cruz à adoração do diabo e de bruxarias, por isso, associam as pessoas que fazem uso da mesma com elementos de maldade.
  • Alguns evangélicos não usam a cruz simplesmente por ser um costume católico romano, que é diferente de sua religião.
  • Para muitos evangélicos o objeto não tem valor, já que não podemos ver Deus na cruz, e sim em nossos atos e em nossa consciência. Para eles, o verdadeiro Jesus Cristo não está na cruz, já que ele ressuscitou, por isso, ele encontra-se agora entre nós.

Esses são os principais motivos descritos pelos evangélicos para não se usar a cruz. Por isso, se você segue alguma religião evangélica e não sabe se pode fazer uso da cruz ou não, dentro de sua igreja, consulte seu pastor e veja se a opinião dele é de acordo com o uso do objeto. Dito isso, caso você tenha vontade de fazer uso do símbolo, isso não irá diminuir seu amor a Deus de forma nenhuma, sendo uma escolha pessoal sua.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.