Quem é o Espírito Santo?
O Espírito Santo é Deus. Ele não é uma coisa. Ele não é uma influência divina. Ele não é uma nuvem branca. Ele não é um fantasma. Ele é uma pessoa que possui vontades, intelecto e emoções. Ele é Deus – com todos os atributos de uma divindade. Ele é a terceira pessoa da Trindade – ao lado de Deus Pai e Deus Filho. Só há um Deus, mas Ele se manifesta em três pessoas, a quem chamamos de Santíssima Trindade.
Não há como definir a Trindade. Um estudioso sobre teologia, Dr. Wilbur Smith, um disse que o homem que nega a Trindade perde a sua alma, e o homem que tenta entendê-la vai perder a sua mente. Nós, que somos finitos, não podemos compreender a Deus, que é infinito.
Podemos tentar ilustrar o conceito da Trindade, mas a explicação será totalmente inadequada. Por exemplo, poderíamos dizer que um homem tem um corpo, uma mente e um espírito. Ou poderíamos descrever a água como um líquido, um sólido ou um vapor, dependendo do estado em que ela se encontra. Ou um homem que é marido, pai e filho. Nenhuma analogia é adequada para definir o Espírito Santo.
Por mais que todos queiram saber tudo sobre a Santíssima Trindade, algumas de nossas perguntas devem esperar até que estejamos com nosso Senhor na eternidade. Somente quando este dia chegar é que vamos entender completamente. Enquanto isso, podemos considerar o que Paulo disse em Romanos 11:
“Oh, que Deus maravilhoso nós temos! Quão grandes são sua sabedoria, conhecimento e riquezas! Como é impossível para nós entendermos suas decisões e seus métodos! Quem de nós pode conhecer a mente do Senhor? Quem sabe o suficiente para ser seu conselheiro e guia?
E quem poderia oferecer conselhos ao Senhor o suficiente para induzi-lo a agir? Por isso tudo vem de Deus sozinho. Tudo vive por seu poder, e tudo é para sua glória. Para ele seja a glória eternamente.”
Por Que Deus Enviou o Espírito Santo?
O Espírito Santo veio para glorificar a Cristo e para levar para os que creem nele toda a verdade. Na véspera da sua crucificação, enquanto ainda estava no Cenáculo, o Senhor Jesus disse aos discípulos: “O Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que eu tenho dito.”
O Espírito Santo veio para que todos pudessem conhecer a Cristo através de um novo nascimento e para dar-lhe o poder de viver e compartilhar a vida abundante que Jesus prometeu a todos que confiam nele e são obedientes a ele.
O Espírito Santo inspirou homens do passado para escrever as Escrituras. Enquanto você lê a Bíblia, Ele revela a sua verdade para você. É bastante comum que as pessoas abram a Bíblia para buscar conforto por determinado motivo e encontrar uma passagem que parece ter sido escrita para ele. Por que isso acontece? Porque o Espírito Santo faz com que a Palavra de Deus seja relevante e significativa quando qualquer pessoa precisar dela. É um livro inspirado pelo Espírito Santo, e somente os cristãos que estão cheios dele podem entender o verdadeiro significado da Palavra de Deus.
Passagens da Bíblia Que Citam o Espírito Santo
1ª Passagem: Mateus 1:18 “Ora, o nascimento de Jesus Cristo ocorreu desta forma. Quando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, encontrou-se grávida pelo Espírito Santo.”
Aqui está a evidência concreta de que Jesus não tinha pai humano, evitando assim o pecado original. Isso mostra claramente que Maria era virgem no momento da concepção, porque a Escritura diz que “antes de se ajuntarem, encontrou-se grávida”, mas não foi de um homem, e sim do Espírito Santo.
2ª Passagem: João 14:26 “Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que eu disse a vocês.”
Aqui está a evidência de que o Espírito Santo é uma pessoa, pois é identificado como alguém que irá ensinar e é chamado pelo nome, o “Espírito Santo”. A forma como tudo é dito soa como o trabalho de uma pessoa e não de uma força.
3ª Passagem: Atos 1: 8 “Mas recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”
Mais uma vez, Ele é nomeado pelo pronome pessoal “Espírito Santo” e Ele é a fonte desse poder a que o apóstolo se refere.
4ª Passagem: Mateus 28:19 “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.”
Aqui lemos Jesus dando o comando imperativo para que de fazer discípulos de todas as nações e, em seguida, batizá-los em nome das Três Pessoas da Santíssima Trindade; o Pai, o Filho, e o Espírito Santo, sendo cada um uma pessoa individual da Divindade. Neste contexto, batizar os novos discípulos significa que a pessoa que se torna um discípulo passa a ser identificada por todas as Três Pessoas da Santíssima Trindade.
5ª Passagem: Romanos 5: 5 “A esperança não nos deixeis cair em vergonha, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que foi dado a nós.”
Deus derramou seu amor em nós, mas como ele faz isso? Ele o faz “por meio do Espírito Santo que foi dado a nós”. Deus é amor e, até mesmo, o nosso amor por Ele não se originou de nós. Nós o amamos porque ele nos amou primeiro.
6ª Passagem: Atos 2:38 “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos e sê batizados cada um de vocês em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.”
A graça é um dom de Deus e não nos tornamos merecedores por quaisquer obras que possamos fazer. Só podemos ser salvos pela graça por meio da fé. Recebemos o dom do Espírito Santo que nos convence dos nossos pecados e nos aponta para nossa necessidade do Salvador. O Espírito nos aponta sempre para Cristo, porque Ele sabe que esta é a única maneira que uma pessoa pode ter seus pecados perdoados; com arrependimento e fé e, depois disso, o dom do Espírito Santo nos dá a capacidade de viver uma vida mais santa e somos santificados por Ele.