Para todos aqueles que professam alguma religião, sobretudo a cristã, religião que angaria uma grande parte da população (existem mais de dois bilhões e duzentos milhões de fiéis espalhados pelo globo), há uma série de regras e mandamentos a serem cumpridos, a fim de estarem em dia com a doutrina que seguem.
Geralmente, em tais regras, está anexada, também, aquilo que não se deve fazer, de maneira nenhuma, por aquele fiel que se dispõe a seguir a doutrina ou seita de sua preferência. No caso dos cristãos, por exemplo, aquele que não segue a palavra de Deus, nem os ensinamentos de Jesus, pode estar cometendo o ato de pecado.
O pecado pode ser dos mais variados, existindo tanto os mais leves e corriqueiros, até os mais graves e os chamados de mortais. Nesse artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre os pecados, as consequências deles e algumas informações interessantes. Vamos lá?
O Pecado
O pecado pode ser definido como um desrespeito aos preceitos que foram passados aos fiéis e, também, pode ser considerado como um rompimento no laço da amizade para com Deus, ou seja, a pessoa que peca pode ser considerada aquela que não honra os princípios éticos e morais firmados com o Senhor Deus. Também é definido como o não atingimento da marca proposto por Deus, onde marca quer fazer referência ao estado de perfeição que é almejado por Deus para os seus filhos.
Contudo, deve-se sempre frisar que todos aqueles que adotaram a doutrina cristã como a única para a sua vida, sempre devem se reconhecer pecadores, isso por que somente Deus não é pecador, e é o princípio de toda a vida, paz justiça e compaixão do mundo.
Entretanto, segundo a bíblia, várias foram às pessoas que cometeram os mais diversos pecados contra Deus, e, não se arrependendo, tais indivíduos sofreram penalidades distintas.
As Consequências do Pecado
Como já é de conhecimento, o pecado tem facetas negativas e, a prática deles pode resultar em consequências que não são nada agradáveis. Veja um clássico exemplo de pecado que suas consequências foram muito ruins a seguir:
– O caso mais conhecido é o de Adão e Eva, que, segundo a bíblia, são os primeiros humanos a habitar o planeta Terra, sendo que Adão foi feito por Deus utilizando barra e água, e Eva surgiu de uma costela de Adão. Ambos viviam no paraíso, desfrutando tudo de melhor que o Jardim do Éden, criado por Deus para que eles pudessem viver.
No entanto, Deus baixou uma ordem, que é a proibição de comer a fruta proibida por algum dos dois. Então, uma cobra com espírito maligno conseguiu fazer a cabeça do casal, incitando-os a comer a fruta proibida. Ao comerem, cometeram um grave pecado por terem desobedecido a uma ordem divina e, por conta disso, foram castigadas por Deus e tiveram que deixar o Jardim do Éden, passando a trabalhar para sustentar os filhos que ainda iriam nascer.
Para que eles não conseguissem voltar ao paraíso, Deus colocou dois anjos de guarda na entrada. Deve-se saber que Deus ficou profundamente triste com os pecados cometidos por Adão e Eva, mas, apesar disso, nunca deixou de amar a ambos, sempre estando presente na vida deles depois de terem sido expulsos do paraíso.
Outra consequência desse pecado cometido por Adão e Eva foi a necessidade de se usar roupas, já que, quando no paraíso, ambos viviam nus. Com o pecado, passaram a ter vergonha de suas intimidades, tendo a necessidade de usar alguma coisa para tampar seus genitais. Diz-se que, depois do pecado ter sido cometido, os seus olhos “se abriram” para a vergonha e passaram a sentir isso um do outro.
É descrito também que, por causa do pecado do casal, a morte passou a existir, já que, depois do ato, é dito em uma passagem na bíblia, que é o livro mais vendido de todo o mundo, que todos os homens, mulheres e crianças iriam voltar ao pó do qual nasceram.
Devemos frisar que, quando da concepção de Adão, Deus deu a ele livre arbítrio para fazer o que ele bem entendesse. Todavia, Ele advertiu Adão que todas as ações trariam consequências, que poderiam ser boas ou ruins. Com a escolha da desobediência da ordem de Deus, ao comer a fruta proibida, ele optou pelo pecado, ou seja, as consequências posteriores desse ato foram muito ruins.
Como Se Salvar do Pecado?
Como já dito no início desse artigo, o pecado pertence a todos aqueles que acreditam em Deus. Ou seja, todos os fiéis são pecadores, e, para serem santos em sua vida, devem sempre, em qualquer hipótese, reconhecer essa condição. Isso mostra que o fiel é humilde e temente a Deus, ou seja, aquele que segue os mandamentos e obedece aos mandamentos divinos.
Se algum fiel cometeu um pecado leve, por exemplo, é preciso que ele reconheça o pecado a Deus, devendo se arrepender do ato e prometer que nunca irá realiza-lo de novo, mas sim, deve prometer sempre procurar não cometer o pecado. Depois disso, deve orar e suplicar o perdão de Deus.
Para aqueles que cometeram pecados médios, é necessário que se tenha uma conversa com o padre, pastor ou sacerdote, falando sobre a sua falta e pedindo a perdão divino através da súplica feita ao sacerdote. O sacerdote tem poder suficiente para perdoar e suplicar o perdão desses pecados a Deus. Ele irá conversar com o fiel, mostrando maneiras de concluir o pedido de perdão, que são conhecidas como “as penitências”, que podem ser orar um determinando número de vezes o Pai Nosso, ou, até mesmo, fazer caridade a algum necessitado.
Já no caso daqueles que cometeram pecados graves e mortais, é necessário falar com sacerdotes que estejam acima dos padres, como os bispos. Há casos de pecados tão graves que não basta o perdão apenas do bispo, sendo necessária a benção de superiores, como o Papa. Podemos destacar o Papa João Paulo II, que perdoou o homem que atirou contra o pontífice em 1981.