Características do Cristo Redentor

Encravada no Morro do Corcovado, no bairro de Santa Teresa, a 709 metros acima do nível do mar, a estátua do Cristo Redentor, simboliza Jesus Cristo de braços abertos. Em 2007 passou a ser considerada informalmente uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo. No ano de 2012 a estátua recebeu o status de parte da paisagem do Rio de Janeiro entrando na lista de Patrimônios da Humanidade.

A construção desse monumento, entre 1922 e 1931, foi um trabalho a seis mãos tendo sido concebido pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa em colaboração com o Paul Landowski, escultor francês, e com o engenheiro também francês Albert Caquot. A inauguração da estátua se deu no dia de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro do ano de 1931. É um dos principais símbolos do Rio de Janeiro.

De Que é Feito o Cristo Redentor?

A estátua de 30 metros de altura com mais de oito de pedestal tem sua base feita de concreto armado e pedra sabão. Os braços abertos para receber quem chega ao Rio de Janeiro tem 28 metros de largura. O peso da obra é de cerca de 1.145 toneladas sendo a terceira maior estátua de Jesus Cristo do planeta, maiores do que ela somente a estátua de Cristo Rei de Świebodzi na Polônia e a estátua de Cristo de la Concordia na Bolívia.

A Ideia da Estátua

A primeira vez que se pensou a respeito da colocação de um monumento católico no alto do Morro do Corcovado foi na década de 1850 como uma homenagem a Princesa Isabel, então regente do Brasil e filha de Dom Pedro II. A ideia do padre Pedro Maria Boss foi bem aceita tendo apoio da princesa. Contudo, os planos não foram adiante pelo contexto histórico da assinatura da Lei Áurea e depois houve a conversão do Brasil em república e instituição do estado laico.

No ano de 1920 surgiu a segunda sugestão de construção de um monumento católico no topo do Morro do Corcovado. Foi organizado então um evento intitulado “Semana do Monumento” para juntar doações para a construção. Diversos projetos com temáticas católicas participaram do concurso para definir o que ficaria no topo do morro sendo a estátua de Jesus de braços abertos à escolhida. O projeto era de Heitor da Silva Costa e o trabalho de escultura foi realizado pelo francês Paul Landowski. O rosto da estátua foi feito pelo escultor romeno Gheorghe Leonida.

Inauguração

Inauguração do Cristo Redentor

Inauguração do Cristo Redentor

O trabalho de construção dessa estátua se iniciou no ano de 1922, a partir da observação dos detalhes do que a equipe de escultura estava fazendo. Albert Caquot decidiu criar a base de concreto armado ao invés de aço. As camadas mais externas da estátua são feitas de pedra sabão, um material bastante resistente. O período de construção total foi de nove anos, de 1922 a 1931.

O custo total da obra foi de US$ 250 mil dólares, o que seria em torno de US$ 3,5 milhões de dólares na cotação atual. A inauguração aconteceu no dia 12 de outubro de 1931, nesse dia a iluminação da estátua foi feita por meio de uma bateria de holofotes de acionamento remoto por Guglielmo Marconi, o pioneiro de rádio de ondas curtas. No ano de 1937 a estátua foi tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Infraestrutura do Cristo Redentor

Confira a seguir mais detalhes a respeito da infraestrutura do Cristo Redentor.

Acesso

Uma questão bastante relevante diz respeito ao acesso a estátua que pode ser feito de duas maneiras, a primeira delas usando o Trem do Corcovado (a estação inicial fica no bairro do Cosme Velho) ou com as vans Paineiras Corcovado com alguns pontos fixos pela capital carioca. Os carros podem ir somente até o Centro de Visitantes, os veículos precisam ser estacionados ao longo da via uma vez que não existe estacionamento.

Cristo Redentor: Um Santuário Católico

No ano de 12 de outubro de 2006, em sua celebração de 75 anos de idade, a estátua passou a ter o status de santuário católico. Na base do monumento existe uma capela católica dedicada a Nossa Senhora Aparecida. Nesse espaço são realizadas batizados e casamentos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.